Página inicial > Notícias > Oportunidades de cooperação com a Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) e com o estado do Québec

Publicado: Quarta, 05 Outubro 2022 17:33 | Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 11:44

A Universidade Federal do ABC receberá no dia 07 de outubro de 2022 a visita do Sr. Sylvain Pinet, Assessor de Desenvolvimento Internacional do Escritório de Relações Internacionais da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR)Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), Canadá, e do Sr. Rafael Baldrighi do escritório do Québec em São Paulo - setor das parcerias em educação e cultura.

Histórico da cooperação

Há mais de cinco anos, a UFABC e a UQTR cooperam nas áreas da pesquisa em ciência dos materiais e educação, além da mobilidade discente e docente. A visita tem como objetivo estreitar os laços entre as instituições e proporcionar encontros estratégicos para desenvolvimento de atividades futuras.

Informações sobre as instituições visitantes

De acordo com o site do governo do Québec em São Paulo:

Fundado em 2008, o Escritório do Québec em São Paulo (BQSP) tem o mandato de fazer a promoção do Québec e defender seus interesses no Brasil. O BQSP visa a desenvolver as relações e a promover as trocas nos setores da economia, incluindo o comércio e a inovação, da cultura, da educação, da pesquisa e da atração de talentos. O Québec e seus parceiros no Brasil desenvolveram uma relação sólida com base em valores e interesses comuns.

De acordo com o site da Université du Québec à Trois-Rivières

A Universidade conta com 15.000 estudantes, dos quais 2.320 são internacionais. Desde 1969, quando a instituição foi fundada, mais de 108.300 diplomas foram concedidos pela Instituição a mais de 86.800 graduados. Com mais de 27 departamentos e quase 70 unidades de pesquisa, a UQTR é destaque na formação, pesquisa e transformação da sociedade no Canadá.

Sessão informativa sobre oportunidades oferecidas pela UQTR

Convidamos a comunidade acadêmica da UFABC a conhecer a UQTR por meio da apresentação de seu representante, conforme agenda abaixo:

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos, pesquisadores colaboradores e docentes interessados em oportunidades de mobilidade e mecanismos bilaterais de financiamento de pesquisa entre Brasil e Canadá

Data: 07 de outubro de 2022

Local: Campus Santo André, Bloco A, auditório A-107

Idioma da sessão informativa: Português

Não é necessária inscrição. O evento não será gravado ou transmitido online.

Informações relevantes

- Lista de pesquisadores para eventuais colaborações futuras na UQTR: https://oraprdnt.uqtr.uquebec.ca/pls/public/genw050r.rechercher?owa_contexte=$1824-3

- Chamada PSO anual para cofinanciamento (50/50 - Fapesp, por exemplo, no lado brasileiro) de pesquisas com universidades e institutos de pesquisa do estado do Quebec: https://www.economie.gouv.qc.ca/bibliotheques/programmes/aide-financiere/programme-de-soutien-aux-organismes-de-recherche-et-dinnovation-pso/soutien-aux-projets/projets-de-recherche-a-linternational/

- Chamada Bianual para financiamento de pesquisas com o governo do Quebec (a próxima chamada será em 2023 para projetos de 2024 a 2026: https://www.quebec.ca/entreprises-et-travailleurs-autonomes/aide-financiere/appels-projets-international/quebec-bresil

Os governos do Canadá e do Quebec pretendem investir em chamadas futuras nas áreas de "hidrogênio verde", "transformação de matrizes energéticas" e "smart grids". Mas a UQTR também está aberta a cooperação em todas as áreas do conhecimento.