Página inicial > Envio de Documentos ao exterior

Envio de documentos ao exterior

A Universidade Federal do ABC, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e da Prefeitura Universitária, envia a instituições de ensino, pesquisa e reconhecimento de títulos fora do Brasil documentos acadêmicos emitidos pela UFABC para processos seletivos da graduação e da pós-graduação.

A quem se destina: Alunos e egressos que pretendam se candidatar a programas no exterior em que a instituição exige que os documentos sejam enviados diretamente pela UFABC.

Procedimentos para envio de documentos digitais:

Preferencialmente, solicite os meios digitais pelos quais o recipiente gostaria de receber os seus documentos institucionais. As opções de envio incluem o e-mail oficial da UFABC ou uma plataforma para envio digital e seguro de documentos.

Envio de documentos para instituições do exterior pelo e-mail da Assessoria de Relações Internacionais

Para solicitações de envio de documentos por e-mail para instituições no exterior, encaminhe para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os documentos institucionais que deverão ser enviados, o nome, pessoa responsável (caso haja) e e-mail da instituição destinatária, e, se houver, as instruções ou exigências que devem ser atendidas.

Envio de documentos para instituições do exterior por meio de plataformas de envio digital pela Assessoria de Relações Internacionais

No momento, a UFABC possui cadastrado para envio pela(s) seguinte(s) plataforma(s) digital(is):

World Education Services - Quatrix (conhecida como WES) e utilizada por instituições do Canadá e Estados Unidos.

Para envio de documentos pela plataforma WES é necessário que seja encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o número WES do solicitante e os documentos da UFABC do requerente (comumente, histórico e diploma em português). O envio será concluído em até 2 dias úteis após a solicitação, e o solicitante receberá um e-mail de confirmação da ARI.

Caso a instituição solicite o enviou por outra plataforma digital gratuita, solicitar informações sobre como a UFABC poderia se cadastrar e solicitar o cadastro por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Procedimentos para envio pelos Correios:

A Assessoria de Relações Internacionais pode, quando demandada, efetuar postagem em nome de estudantes e egressos da UFABC nos Correios.

Antes de prosseguir com a solicitação, lembre-se de verificar a possibilidade de envio de forma digital descrita acima.

Como funciona:

1. Preencher o formulário de solicitação;
  2. Enviar para a Assessoria de Relações Internacionais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.): formulário preenchido, documentação que pretende enviar para que seja cotado o valor do envio, página e link da instituição destinatária informando a lista de documentos e a exigência do envio via correspondência por parte da instituição de origem do candidato;
  3. Receber a cotação por e-mail e confirmar o método de envio.
  4. Emitir e pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União), até a data limite para recolhimento de GRU no mês*, no valor do método de envio escolhido (conforme informações abaixo);
  5. Enviar para a Assessoria de Relações Internacionais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) a guia (GRU) e o comprovante de pagamento efetuado;
  6. O documento será postado e será encaminhado por e-mail ao solicitante o código de rastreio.

Não serão enviados:

• Documentos que não sejam de caráter acadêmico emitidos pela UFABC ou de propriedade do próprio solicitante;
  • Envelopes lacrados pelo próprio solicitante ou que, de outro modo, não possam ter seu conteúdo conferido previamente pela UFABC;
  • Correspondências para outros endereços que não sejam universidades ou instituições de pesquisa;
  • Cartas de recomendação;

Sobre a GRU e como emiti-la:

A Guia de Recolhimento da União (GRU) é um documento padronizado para o ingresso de valores na Conta Única da União, utilizado pelas Unidades Gestoras (UG), tal qual a UFABC, para arrecadação de receitas e demais valores ao Tesouro Nacional e nos pagamentos entre órgãos da Administração Pública Federal. Clique nos ícones abaixo para gerar e imprimir a GRU para pagamento. A Guia poderá ser paga em qualquer agência bancária, inclusive nos terminais de autoatendimento, internet, dispositivos móveis, etc.

Unidade Gestora (UG) = 154503

Gestão = 26352 - Fundação Universidade Federal do ABC

Código de Recolhimento = 68888-6 - Anul. Despesa no exercício

• Clicar no Botão <AVANÇAR>;
  • Preencher os seguintes campos:

Número de Referência = 000579

Competência = (Mês/Ano do Pagamento)

Dia do Vencimento = (Dia útil seguinte à informação do valor por parte da ARI, observadas as datas limites mensais para pagamento de GRU)

CNPJ/CPF = (CPF do Solicitante)

Nome do Contribuinte = (Nome completo do solicitante)

Valor Principal = (Valor informado pelo tipo de envio selecionado por você)

Valor Total = (Igual ao Valor Principal)

Clicar no link <EMITIR GRU>

- A guia poderá ser paga em qualquer agência bancária, inclusive nos terminais de autoatendimento, internet, dispositivos móveis, etc.

*Datas limites de pagamento de GRU em cada mês:

Visando garantir tempo hábil para regularizar a entrada de recursos por meio de GRU – Guia de Recolhimento da União, é necessário seguir o calendário estabelecido pela CGSA/UFABC com data limite para recolhimento mensal. Após a data limite, a emissão e pagamento da GRU devem ser feitos a partir do primeiro dia útil do mês seguinte.

Janeiro

24/11/2023

Dezembro

18/12/2023