Intercâmbios Virtuais
Também conhecido como COIL (Collaborative Online International Learning), o intercâmbio virtual é uma abordagem que reúne estudantes e docentes de diferentes culturas para aprender, discutir e colaborar em um ambiente acadêmico integrado. Nesse modelo, os professores trabalham em parceria para planejar e conduzir as atividades, enquanto os estudantes unem esforços para realizar as propostas. Essa interação, mediada por tecnologias, proporciona a todos os participantes uma experiência intercultural significativa, diretamente alinhada ao seu programa de estudos.
Os Intercâmbios Virtuais:
- Podem ocorrer em qualquer disciplina (de graduação ou pós-graduação) e até mesmo em atividades de extensão;
- Incentivam a aprendizagem ativa dos estudantes e o trabalho em equipe;
- Promovem a interação e o entendimento multiculturais;
- Utilizam-se de quaisquer ferramentas tecnológicas que atendam aos objetivos de aprendizagem e às características dos usuários;
- Quando realizados dentro de um componente curricular já existente na grade da instituição, podem ocorrer durante todo o curso da disciplina, ou como um módulo de algumas semanas no interior da disciplina;
- Podem ter sua duração adaptada, variando geralmente entre 5 e 15 semanas.
Estrutura de um intercâmbio virtual
1ª ETAPA - Formação dos grupos (compostos por estudantes de ambas as instituições): esta fase inclui apresentações e dinâmicas de “quebra-gelo”, além de discussões e atividades projetadas para ajudar os estudantes a se conhecerem, sentirem-se confortáveis trabalhando juntos e se ambientarem às ferramentas online e às diferenças culturais presentes.
2ª ETAPA - Preparo para o trabalho colaborativo: nesta fase, os alunos de ambas as instituições engajam-se em discussões e na organização do projeto que irão conduzir ao longo do intercâmbio virtual. Essa etapa prepara os participantes para um trabalho colaborativo eficaz, destacando aspectos que valorizem a diversidade sociocultural de todos os envolvidos.
3ª ETAPA - Engajamento no projeto colaborativo: esta é a atividade principal da colaboração, ou seja, o momento em que os alunos aplicam seus conhecimentos para, em conjunto, conceberem soluções para um desafio comum ou respostas para uma questão proposta. Esta etapa requer que os docentes estimulem discussões substantivas entre os estudantes sobre o tópico da colaboração.
4ª ETAPA - Atividades de fechamento do intercâmbio virtual: nesta etapa, normalmente ocorrem a apresentação do trabalho colaborativo concluído (em qualquer formato previamente acordado pelos professores colaboradores), a reflexão sobre o conteúdo do módulo, e as conclusões alcançadas, envolvendo a discussão dos aspectos interculturais emergentes da colaboração.
Como um módulo COIL é desenvolvido?
O primeiro passo para o planejamento de um Intercâmbio Virtual é o encontro de dois docentes de diferentes instituições que desejam agregar uma dimensão intercultural, internacional e global a suas aulas. A partir desse encontro, os professores trabalham juntos para:
- Definir as expectativas de aprendizagem para os estudantes.
- Determinar a duração da interação e construir o calendário ou cronograma do módulo COIL. Vale destacar que o Intercâmbio Virtual pode se estender ao longo de toda a disciplina, ou ocupar apenas parte dela.
- Projetar atividades colaborativas.
- Selecionar metodologias de ensino e ferramentas tecnológicas para promover a colaboração entre os estudantes.
- Definir as estratégias de avaliação da aprendizagem dos discentes.
- Escolher qual(is) idioma(s) será(ão) utilizado(s) para a comunicação dos participantes (entre estudantes nos grupos; entre estudantes e professores), para a execução das atividades e entrega do trabalho final.
Se você, docente da UFABC, tiver interesse em incorporar um Intercâmbio Virtual a suas aulas, de graduação ou pós-graduação, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Será um prazer conversar com você sobre formas de internacionalizar o ensino na UFABC.
Para mais informações, assista também a nosso vídeo sobre os Intercâmbios Virtuais!
Redes Sociais