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Perguntas Frequentes

Documentos em Geral

Sim. É possível solicitar a tradução de históricos, diplomas, atestados de matrícula, certificados de conclusão e atas de defesa de tese no site da Assessoria de RI. Consulte todas as instruções, informações e o formulário de solicitação na página https://ri.ufabc.edu.br/traducao-de-documentos.

A Apostila da Haia é um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção da Haia, que é aposto em um documento público para atestar sua origem (assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo de instituição). Informações sobre esse documento podem ser encontradas no site do Conselho Nacional de Justiça (https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/apostila-da-haia/). A Apostila da Haia deve ser solicitada em cartórios autorizados, que podem ser encontrados no site https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/apostila-da-haia/cartorios-autorizados/

Nessa lista, você encontrará os cartórios em que os reitores, pró-reitores e demais servidores da UFABC, que normalmente assinam os diplomas, têm firma aberta: https://www.ufabc.edu.br/images/registros_diplomas/reconhecimento_de_firma_assinaturas_dos_diplomas.pdf.

Caso o documento cuja firma necessita ser reconhecida tenha sido emitido pela Assessoria de Relações Internacionais, é possível realizar o reconhecimento de firma nos seguintes cartórios:

Natália Cardoso Abreu de Araujo

4º Tabelião de Notas de São Bernardo do Campo

R. Rio Branco, 515 - Centro, São Bernardo do Campo - SP, 09710-090

(11) 41256333

Caso esteja sem o diploma de doutor, é necessário um certificado de homologação por autoridade competente constando a informação de que o candidato faz jus ao título de doutor.

Sim, desde que o aluno autorize após a Assessoria de Relações Internacionais contatá-lo.

Sim, muitas disciplinas da graduação tem a ementa em inglês. Para saber se a ementa que você deseja está traduzida, consulte a Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em breve, as ementas serão disponibilizadas na página em inglês da Universidade. Caso o aluno necessite de uma ementa que ainda não foi traduzida, entraremos em contato com a Coordenação do Programa responsável para verificar a disponibilidade para traduzirem. 

Mobilidade Acadêmica

É possível fazer um intercâmbio através da modalidade free mover ou por editais de seleção abertos pela Assessoria de Relações Internacionais. Consulte mais informações em https://ri.ufabc.edu.br/mobilidade-academica/para-alunos-da-ufabc.

Não, o CR mínimo de 2,7 foi definido em 2015 pela Comissão de Relações Internacionais, sendo vedado alterá-lo nos editais de seleção.

Sim. No edital de mobilidade acadêmica que é aberto anualmente pela ARI, geralmente em julho, serão indicadas as Universidades parceiras que oferecem oportunidades de bolsa de estudos. Além disso, eventualmente, a ARI abre Editais de seleção específicos com bolsas de estudo para mobilidade acadêmica no exterior. O estudante também pode pesquisar por oportunidades de bolsa de estudo na Universidade estrangeira em que pretende estudar consultando o site da Instituição ou entrando em contato com ela.

O valor dependerá muito do país de destino. O estudante deve verificar os valores com moradia, passagem aérea, seguro viagem, visto e alimentação, por exemplo. Além disso, é importante consultar se a universidade de destino dispõe de alojamento ou informações úteis aos estudantes internacionais sobre os valores aproximados.

Sim. Entretanto, sem o plano de estudos, não há garantia de que as disciplinas cursadas na instituição de destino serão aproveitadas na UFABC após a mobilidade acadêmica. Dessa forma, é altamente recomendável montar um plano de estudos e enviá-lo para análise do Agente de Internacionalização antes do início das aulas no exterior.

O procedimento dependerá das exigências de cada país de destino. O aluno deve pesquisar no site do Consulado do Brasil no país pretendido e estar aos prazos e documentos exigidos.

Equivalência de Disciplinas

Não, pois além da alta demanda de solicitações, um processo físico é aberto e enviado ao professor responsável pela análise. Porém, excepcionalmente no período de pandemia, os processos estão sendo recebidos por e-mail em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

60 dias úteis para cada professor e até 30 dias para conclusão dos lançamentos acadêmico administrativos.

É possível solicitar a reanálise mediante apresentação de um novo formulário de solicitação e documentação complementar.

Sim. Para reabrir o processo de equivalência, o estudante deve providenciar um novo formulário de solicitação preenchido e os documentos complementares que possibilitem a reanálise e a comprovação dos motivos que causaram o deferimentos do pedido anterior.

Sim, caso o aluno tenha recebido o histórico por e-mail deverá encaminhá-lo ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Caso a Instituição estrangeira tenha disponibilizado o histórico no Portal do aluno, é preciso que o aluno forneça o print da página à ARI.

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