Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Testes de proficiência
Início do conteúdo da página

Testes de proficiência

Os testes de proficiência linguística aceitos nos Editais de Mobilidade Acadêmica são:

 

Língua alemã

a) Certificados Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH1);

b) OnDaf (com pontuação entre 96 e 129);

c) Zweite Stufe: Deutsches Sprachdiplom der Kultusministerkonferenz (DSD 2);

d) Goethe-Zertifikat - B2;

e) TestDaF.

 

Língua espanhola

a) DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), com nível mínimo B2;

b) SIELE Global com nível mínimo B2 em todas as habilidades.

 

Língua francesa

a) DELF, com no mínimo B2;

b) TCF, com no mínimo B2;

c) TEF, com no mínimo B2;

d) DALF, com no mínimo C1.

 

Língua inglesa

a) TOEFL iBT, com score geral mínimo 72;

b) TOEFL ITP, com score geral mínimo 543;

c) IELTS, com score geral mínimo 5;

d) Certificações Cambridge (FCE, CAE ou CPE);

e) Duolingo English Test, com pontuação igual ou superior a 90;

f) Certificado British Council EnglishScore Core Skills, com no mínimo B2;

g) TOEIC Listening & Reading com score total mínimo 785;

h) EF SET Certificate 4-skills com no mínimo B2.

i) Oxford Test of English, com no mínimo B2.

 

Língua italiana

a) CILS, com nível mínimo CILS DUE-B2;

b) CELI, com nível mínimo CELI 3;

c) Diploma Intermedio di Lingua Straniera "Firenze" – AIL, DILI - B2;

d) PLIDA, com nível mínimo PLIDA B2.

 

Entenda o "Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas":

A1

(Iniciante)

Tem a capacidade de entender e utilizar frases comuns e do dia a dia, além de enunciados bastante simples, voltados para atender necessidades concretas. Consegue se apresentar, apresentar outras pessoas e fazer perguntas ou responder sobre aspectos pessoais, como o lugar onde mora, as pessoas que conhece e os objetos que possui. É capaz de se comunicar de forma básica, desde que o interlocutor fale de maneira lenta, clara e esteja disposto a colaborar.

A2

(pré-intermediário)

Consegue entender frases curtas e expressões comuns ligadas a temas de prioridade imediata, como informações básicas pessoais e familiares, compras ou o ambiente ao redor. É apto a se comunicar em atividades simples e rotineiras que demandam apenas a troca de informações diretas sobre temas conhecidos e usuais. Também pode descrever, de forma básica, sua formação, o ambiente ao seu redor e questões relacionadas a necessidades imediatas.
B1 (intermediário) Consegue entender os pontos principais quando uma linguagem clara e padrão é utilizada e os temas são familiares, como aqueles relacionados ao trabalho, aos estudos ou ao lazer. É capaz de lidar com a maior parte das situações que surgem em locais onde a língua-alvo é falada. Também pode elaborar discursos simples e coerentes sobre temas conhecidos ou de interesse pessoal. Além disso, consegue descrever experiências, eventos, sonhos, aspirações e apresentar de forma breve razões ou justificativas para uma opinião ou plano.

B2

(pós-intermediário)

Consegue entender as ideias centrais de textos complexos, tanto sobre temas concretos quanto abstratos, incluindo debates técnicos relacionados à sua área de especialização. É capaz de se comunicar com um certo nível de espontaneidade com falantes nativos, sem causar desconforto para nenhuma das partes. Além disso, pode expressar-se de maneira clara e detalhada sobre uma ampla gama de assuntos, explicando seu ponto de vista sobre questões atuais e apresentando os prós e contras de diferentes opções.

C1

(avançado)

Consegue compreender uma ampla variedade de textos longos e desafiadores, identificando significados implícitos. Expressa-se com fluência e espontaneidade, sem grande esforço para encontrar as palavras. Utiliza a língua de maneira flexível e eficaz em contextos sociais, acadêmicos e profissionais. É capaz de abordar temas complexos com clareza e organização, demonstrando domínio de mecanismos de coesão, articulação e estruturação do discurso.

C2

(proficiente)

Consegue entender, com facilidade, praticamente tudo o que ouve ou lê. É apto a resumir informações de diferentes fontes, tanto orais quanto escritas, organizando argumentos e fatos de maneira coerente. Expressa-se de forma espontânea, fluente e precisa, sendo capaz de reconhecer sutis variações de significado em contextos complexos.

 (Adaptado de https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr)

Registrado em: Testes de proficiência
Fim do conteúdo da página