Plano Institucional de Internacionalização
O plano Institucional de Internacionalização 2018-2023, aprovado pelo Ato Decisório Consuni nº 162 de 9 de abril de 2018, estabelece o foco e as prioridades das ações da universidade no que tange à internacionalização, processo importante para maximizar a qualidade da Universidade, o reconhecimento Internacional e o impacto da pesquisa produzida, além de proporcionar uma formação ampla e plural para membros da comunidade acadêmica de diferentes níveis.
Até 2023, o objetivo principal é que a internacionalização, uma vez inserida de forma ampla na universidade, divulgada e vivenciada pela comunidade acadêmica, permita à UFABC tornar-se referência internacional na pesquisa, no ensino e na extensão. O Plano foi dividido em nove objetivos específicos e cada um deles contém estratégias de internacionalização de médio e longo prazo que perpassam estas dimensões da internacionalização. São eles:
1. Transformar a UFABC em referência internacional;
2. Aumentar o número de projetos de ensino, pesquisa e extensão em colaboração internacional;
3. Ampliar a relevância na produção científica internacional;
4. Qualificar internacionalmente docentes, técnicos administrativos;
5. Incrementar programas de mobilidade internacional;
6. Atrair alunos, docentes e pesquisadores estrangeiros;
7. Incentivar o estabelecimento de acordos de dupla diplomação;
8. Internacionalizar o currículo;
9. Capacitar os brasileiros nos idiomas estrangeiros, principalmente em inglês, e os estrangeiros no idioma português
Consulte aqui o plano Institucional de Internacionalização na íntegra - PInter - disponivel com as estratégias, considerações e resultados esperados. Para acessar a versão em português e inglês, clique aqui.
- ATO DECISÓRIO Nº 254/2023 - CONSUNI - Prorroga a vigência do Plano Institucional de Internacionalização 2018- 2023 por 1 (um) ano, a contar de 1º de janeiro de 2024.
Redes Sociais