Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Termos em Inglês
Início do conteúdo da página

Termos em Inglês

Federal University of ABC é a forma recomendada de Universidade Federal do ABC em inglês a ser mencionada em textos e documentos internacionais. Tal padronização evita a diversidade de nomes atribuídos à Universidade em documentos e artigos publicados em inglês, e visa estabelecer uma sólida identidade internacional da Universidade em trabalhos, artigos, publicações e o seu posicionamento em rankings internacionais, tornando-se fundamental estipular uma única identidade a todos conhecida.

Ressalta-se ainda, que artigos e publicações em inglês, sempre que possível, podem conter a sigla da UFABC no campo do endereço de publicações e em apresentações, de preferência em parênteses logo após o nome: Federal University of ABC (UFABC). O uso consistente e frequente da sigla reforça nossa identidade e facilita a recuperação de informações sobre a produção da Universidade em bancos de dados e na internet. A utilização da forma completa é necessária apenas na primeira vez em que é feita alguma referência à Universidade. Caso haja outras referências posteriores, no mesmo texto, basta usar apenas uma das duas formas, o nome ou a sigla.

Ao pesquisar a UFABC no Web of Science, plataforma de bancos de dados que fornece dados abrangentes de citações para diversas disciplinas acadêmicas, verifica-se uma diversidade de terminologias utilizadas para a citar a Universidade, como ABC Fed Univ, Fdn Univ Fed ABC, Uni Fed ABC, Fed Univ ABC Reg e CMCC Univ Fed ABC, prejudicando a localização dos trabalhos acadêmicos. Dessa forma, não é usual que textos em inglês contenham o nome da Universidade em português, além de não ser recomendável que ele contenha descrições adicionais da região - Santo André, São Bernardo do Campo ou Região do ABC - ou dos Centros acadêmicos CECS, CCNH ou CMCC.

Para mais informações, acesse também as recomendações da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC sobre o assunto. Para reforçar a tratativa de alguns termos em inglês, acesse também a lista de termos acadêmicos usualmente utilizados em inglês pela Assessoria de Relações Internacionais.

Registrado em: Institucional
Fim do conteúdo da página