Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rankings

Nos últimos 16 anos, os rankings universitários se tornaram um fato social ligado ao ensino superior, fomentando a forma mais pública com que o mundo analisa a qualidade das IES. Os critérios avaliados dependem de cada ranking, havendo metodologias distintas para determinar a posição final de cada Universidade, o que pode ocasionar grandes variações de um resultado para outro.

Visão Geral da UFABC nos Principais Rankings:

QS Latin America University Ranking, 2021

UFABC sobe posições e alcança 32º lugar entre as universidades brasileiras em QS World University Rankings

A editora inglesa Quacquarelli Symonds (QS) divulgou em 11 de novembro de 2020 o Regional Ranking Latin America 2021.  A publicação avaliou o desempenho de 410 universidades mais prestigiadas na região latino-americana. No âmbito geral, a UFABC subiu quatro posições em relação à última edição da publicação e ocupa a 114ª posição em relação a todas as universidades que integram o ranking.

O Brasil está representado no ranking por 94 universidades, sendo a maioria instituições públicas. No comparativo entre as nacionais, a UFABC também subiu posições (duas) em relação a edição de 2020 e alcança o 32º lugar. A UFABC destaca-se no índice de docentes com título de Doutor, obtendo a nota máxima de 100 pontos. Além disso, com 90,5 pontos, alcançou a 18ª posição geral no item artigos por docente, obtendo a 8ª posição nesse indicador dentre as universidades públicas federais.    

Posição #114 no Ranking Geral

Posição #32 no Brasil

Posição #18 em Papers per Faculty.

Times Higher Education - World University Rankings 2021

twitter card

A Universidade Federal do ABC compõe o ranking mundial do Times Higher Education desde 2016. Na última edição, publicada em setembro de 2020, a UFABC ocupou a 16ª posição entre as 52 universidades brasileiras que o figuram, e se destacou no pilar da percepção internacional, com a 2º posição entre as universidades brasileiras, traduzindo os esforços da instituição para a sua internacionalização, por meio de seu Plano Institucional de Internacionalização 2018-2023 e do Planode Desenvolvimento Institucional (PDI). Este ranking, com foco em qualidade da pesquisa, usa uma metodologia própria para avaliar cada um dos seus 5 pilares: ensino (30%), pesquisa (30%), citações (30%), receita de indústrias (2,5%) e percepção internacional (7,5%). 

Posição #1001 - 1396 no Ranking Geral

Posição #16 no Brasil

Posição #2 no Brasil em International Outlook

Times Higher Education Latin America Ranking 2020

O Ranking Times Higher Education das Universidades da América Latina utiliza os mesmos 13 indicadores de desempenho do THE WUR cuidadosamente calibrados, para fornecer comparações mais abrangentes e equilibradas. No entanto, os pesos são especialmente recalibrados para refletir as características das universidades de economia emergente. Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco grandes áreas: Ensino (o ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); Perspectivas internacionais (funcionários, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

Posição #34 no Ranking Geral

Posição #20 no Brasil

Posição #4 no Brasil e #1 dentre as Universidades Federais brasileiras em Perspectiva Internacional

Times Higher Education Impact Ranking 2021

university impact rankings inaugural participant

A Universidade Federal do ABC foi participante inaugurau da 1º edição do ranking Times Higher Education Innovation, publicado em 2019, quando conquistou a 1º posição no Brasil. A 3º edição do ranking publicada em 2021, que listou as universidades com alto impacto no desempenho global em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, classificou a UFABC na 3º posição a nível Brasil. Dentre os ODS em que a UFABC se destacou estão o ODS 11 (Comunidades e cidades sustentáveis) e o ODS 17 (Parceria para os objetivos).

Posição #201 - 300 no Ranking Geral

Posição #3 no Brasil

Times Higher Education Young University Ranking 2020

O THE Young University Ranking lista as melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de existência e utiliza os mesmos indicadores do THE WUR devidamente ajustados e recalibrados.

Posição #301-350 no Ranking Geral

Posição #3 no Brasil

Posição #1 no Brasil em Perspectiva Internacional

Center for World University Rankings (CWUR) 2021-2022

imagem cwur

Dentre os indicadores analisados na metodologia utilizada pelo CWUR está a performance na pesquisa, a qualidade do ensino - medida por prêmios e medalhas internacionais de ex-alunos, empregabilidade - medida por ex-alunos com cargo de direção nas maiores empresas do mundo, e a qualidade do corpo docente através da análise de prêmios internacionais. Na última edição, publicada em maio de 2021, a UFABC ocupou a 16ª posição dentre as 56 universidades brasileiras.

Posição #896 no Ranking Geral

Posição #16 no Brasil

US News and World Report, 2021

usnlogo 6

Na edição de 2020, a UFABC manteve suas posições entre as universidade brasileiras e a América Latina. No ranking geral, que classificou 1.748 universidade de 86 países, a UFABC conquistou a posição 529 avançando quatro posições em relação ao ano anterior. O ranking U.S. News Education classifica as melhores universidades do mundo com base em dados e métricas do Clarivate Analytics InCites (antiga Thomson Reuters). O Clarivate Analytics InCites é uma ferramenta on-line de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros do mundo inteiro. Para definir as posições, o ranking considerou indicadores como as reputações global e regional em pesquisa, publicações, livros, conferências e impacto da citação normalizada. 

Posição #13 na América Latina

Posição #7 no Brasil

Posição #257 no ranking da área da Física

Posição #28 em Colaboração Internacional relativa ao Brasil

RUF - Ranking Universitário Folha 2019

 ft padrao ruf me

O Ranking Universário Folha é uma avaliação anual que em 2019 envolveu todas as 197 universidades brasileiras ativas através de dados nacionais e internacionais, e de duas pesquisas de opinião do Datafolha. A metodologia inclui os aspectos pesquisa, ensino, internacionalização, inovação e mercado.

Posição #38 na Posição Geral

Posição #16 em Pesquisa 

Posição #1 em Internacionalização

Registrado em: Institucional
Fim do conteúdo da página