Rankings
Nos últimos 16 anos, os rankings universitários se tornaram um fato social ligado ao ensino superior, fomentando uma prática comum de como o mundo analisa a qualidade das IES. Os critérios avaliados dependem de cada ranking, havendo metodologias e indicadores distintos para determinar a posição final de cada Universidade, o que pode ocasionar grandes variações de um resultado para outro.
Visão Geral da UFABC nos Principais Rankings Internacionais:
QS Latin America University Ranking
A editora inglesa Quacquarelli Symonds (QS) é a instituição responsável pelo Regional Ranking Latin America, que utiliza cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. Dentre as métricas que compõem os indicadorespara o QS Latam, 25% está relacionado ao desempenho em pesquisa, 10% de ensino e 10% de variáveis relacionadas com ambiente universitário (proporção de docentes com doutorado), perfazendo 45%. Os 55% restantes são variáveis relacionadas à visibilidade externa da universidade. Não houve mudanças significativas na metodologia de aferição para este ranking nos últimos anos, além disso o número de participantes permaneceu relativamente constante. Assim, é possível concluir que comparações ano a ano permanecem robustas e válidas.
Ano | Posição Geral da UFABC | Posição - nível Brasil | Destaque | Base de Dados |
2023 | 98 de 428 | 25 de 98 | #8 em citations per paper BR | 2020 |
2022 | 106 de 418 | 28 de 95 | #1 em staff with Phd | 2019 |
2021 | 114 de 427 | 32 de 94 |
#1 em staff with Phd |
2018 |
2020 | 118 de 400 | 34 de 94 | #7 em citations per paper BR | 2017 |
Times Higher Education - World University Rankings
O Times Higher Education World University Rankings é uma instituição britânica que avalia as universidades através das suas principais missões: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. São considerados 13 indicadores de desempenho devidamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas. Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem - 30%); Pesquisa (volume, receita e reputação - 30%); Citações (influência da pesquisa - 30%); Perspectiva internacional (staff, estudantes e pesquisa - 7,5%); e Renda da indústria (transferência de conhecimento 2,5%).
Ano | Posição Geral da UFABC | Posição - nível Brasil | Destaque | Base de Dados |
2023-2024 | 1201-1500 de 2325 | 13 de 73 | #14 citations | 2020 |
2023-2022 | 1001-1200 de 1662 | 11 de 70 | #13 citations | 2019 |
2022-2021 | 1001-1396 de 1526 | 14 de 52 | #2 International Outlook BR | 2018 |
2021-2020 | 1001-1396 de 1397 | 13 de 46 | #3 International Outlook BR | 2017 |
Times Higher Education Latin America Ranking
O Ranking Times Higher Education das Universidades da América Latina utiliza os mesmos 13 indicadores de desempenho do THE World University Ranking. No entanto, os pesos são especialmente recalibrados para refletir as características das universidades de economia emergente. Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco grandes áreas: Ensino (o ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); Perspectivas internacionais (funcionários, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).
Ano | Posição geral da UFABC | Posição - nível Brasil | Destaque | Base de dados |
2023 | 18 de 212 | 13 de 67 | #14 Research in LA | 2020 |
2022 | 22 de 211 | 15 de 76 | #20 Research in LA | 2019 |
2021 | 32 de 177 | 20 de 67 | #27 Research in LA | 2018 |
2020 | 34 de 166 | 20 de 61 | #22 Research in LA | 2017 |
2019 | 41 de 150 | 23 de 52 | #4 International Outlook BR | 2016 |
2018 | 34 de 129 | 15 de 43 | #7 citation BR | 2015 |
Times Higher Education - Impact Ranking
A Universidade Federal do ABC foi participante inaugurau da 1º edição do ranking Times Higher Education Innovation, publicada em 2019, quando conquistou a 1º posição no Brasil. O THE Impact Ranking analisa o desempenho global das universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com indicadores que compreendem em comparam cada áreas distintas: ensino, pesquisa, extensão e governância.
Ano | Posição geral da UFABC | Posição - nível Brasil | Destaque | Base de dados |
2023 | 401-600 de 1591 | 10 de 47 | #4 ODS 11 Cidades Sustentáveis e ODS 7 - Energia Limpa | 2021 |
2022 | 401-600 de 1406 | 10 de 48 | #2 ODS11 Cidades Sustententáveis BR | 2020 |
2021 | 201-300 de 1118 | 3 de 38 | #2 ODS11 Cidades Sustententáveis BR | 2019 |
2020 | 201-300 de 768 | 7 de 30 | #2 ODS11 Cidades Sustententáveis BR | 2018 |
2019 | 101-200 de 467 | 1 de 15 | #64 ODS17 Parcerias para objetivos | 2017 |
Times Higher Education Young University Ranking
O THE Young University Ranking lista as melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de existência. A metodologia do ranking utiliza os mesmos 13 indicadores de performance utilizados no THE World University Ranking, dividindo-os em 5 grandes grupos: ensino (30%); pesquisa (volume, receita e reputação: 30%); citações (30%); percepção internacional (7,5%) e renda da indústria (transferência de conhecimento: 2,5%). Os parâmetros refletem a formação de estudantes, produção científica, recursos humanos, internacionalização, proporção de docentes e discentes, além da transferência de conhecimento
Ano | Posição geral da UFABC | Posição - nível Brasil | Destaque | Base de dados |
2022 | 351-400 de 539 | 3 | #2 International Outlook BR | 2019 |
2021 | 301-350 de 475 | 2 | #1 International Outlook BR | 2018 |
2020 | 301-350 de 414 | 3 | #1 International Outlook BR | 2017 |
2019 | 251-300 de | 3 | #1 International Outlook BR | 2016 |
Center for World University Rankings (CWUR) 2021-2022
O Center for World University Rankings (CWUR) publica um ranking acadêmico de universidades globais que avalia a qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho de pesquisa sem depender do envio de dados das próprias universidades. Dentre os indicadores analisados na metodologia utilizada pelo CWUR está a performance na pesquisa, a qualidade do ensino - medida por prêmios e medalhas internacionais de ex-alunos, empregabilidade - medida por ex-alunos com cargo de direção nas maiores empresas do mundo, e a qualidade do corpo docente através da análise de prêmios internacionais.
Ano | Posição geral da UFABC | Posição - nível Brasil | Base de dados |
2023-2024 | 945 de 2000 | 22 | 2022 |
2022-2023 | 940 de 2000 | 17 | 2021 |
2021-2022 | 896 de 2000 | 16 | 2020 |
2020-2021 | 906 de 2000 | 16 | 2019 |
2019-2020 | 958 de 2000 | 20 | 2018 |
O ranking U.S. News Education classifica universidades de ensino superior a nível mundial com base em dados e métricas do Clarivate Analytics InCites (antiga Thomson Reuters). O Clarivate Analytics InCites é uma ferramenta on-line de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros do mundo inteiro. Para definir as posições, o ranking considerou indicadores como as reputações global e regional em pesquisa, publicações, livros, conferências e impacto da citação normalizada.
Ano | Posição geral da UFABC | Posição - nível Brasil | Destaque | Base de dados |
2023 | 776 de 2165 | 10 | #42 Colaboração Internacional | 2020 |
2022 | 668 de 2005 | 9 | #16 LATAM | 2019 |
2021 | 529 de 1748 | 7 | #257 Physics | 2018 |
2020 | 532 | 7 | #18 Colaboração Internacional | 2017 |
Redes Sociais