Página inicial > Notícias > Edital de seleção para o Projeto Intercultural de Engenharia da Shibaura Institute of Technology (CEP@SIT 2024)

Publicado: Terça, 08 Outubro 2024 18:04 | Última Atualização: Terça, 15 Outubro 2024 16:03
imagem sem descrição.

A Assessoria de Relações Internacionais divulga o processo seletivo de estudantes de graduação da UFABC, com desempenho acadêmico de excelência, a serem indicados para participação no Projeto Intercultural de Engenharia da Shibaura Institute of Technology (CEP@SIT 2024), instituição parceira da UFABC no Japão.

O CEP@SIT 2024 tem como objetivo desenvolver habilidades de resolução de problemas para obter soluções globais através do Projeto de Engenharia Intercultural (CEP), um exercício de equipe interdisciplinar e internacional. O CEP é uma atividade baseada no Global Project Based Learning e é conduzido em três regiões ao redor do mundo. No Japão, o CEP@SIT é realizado como um projeto cooperativo entre indústria, universidade e comunidade, com estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação do 3º e 4º anos. Os temas são definidos com base em questões levantadas por empresas e comunidades locais. Para realizar o tema proposto, as equipes de trabalho analisam objetivos, necessidades e tecnologias, e conduzem uma resolução de problemas abrangente, desde a definição dos requisitos, utilizando plenamente o "pensamento sistêmico", "métodos sistêmicos" e "gestão de sistemas."

Publicações deste edital:

09/10/2024

Edital CEP@STI 2024

Anexo I - Tabela de Conversão de conceitos para GPA; Pledge (somente os candidatos selecionados precisarão utilizar essa ferramenta).

15/10/2024

Público-Alvo:

1. Estudantes de graduação, regularmente matriculados em curso específico, que não estejam com trancamento total de matrícula ou afastamento por mobilidade acadêmica, e que possuam:

a) CR (Coeficiente de Rendimento) igual ou superior a 2,7000, sem arredondamentos;

b) Domínio sólido da língua inglesa e condições necessárias para desenvolver as atividades do programa neste idioma;

c) Condições financeiras suficientes para realizar a mobilidade.

Documentos necessários para a inscrição:

a) Preenchimento do formulário de inscrição;

b) Passaporte válido;

c) Foto de rosto, em formato "retrato", nítida, clara, e sem moldura.

Cronograma:

Até às 23h59 do dia 13/10/2024

Divulgação do resultado

Até 15/10/2024

Prazo para desistência

Até às 23h59 do dia 16/10/2024

Prazo para submissão de informações à SIT pelo candidato selecionado

20/10/2024

Período de estudos

10/12/2024 a 19/12/2024

Perguntas frequentes:

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso enviá-los?

2 - Não possuo certificado de proficiência em língua inglesa. Posso me inscrever mesmo assim?

Sim. Não será obrigatória a apresentação de certificado de proficiência, apenas a declaração do candidato de que possui domínio sólido da língua inglesa e condições necessárias para desenvolver as atividades do programa neste idioma. É importante que o candidato faça tal declaração de forma verdadeira, uma vez que todos os conteúdos do programa serão ministrados em inglês. O nível recomendado é o B2 ou superior.

3 - Para efeitos de seleção nesta chamada, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Sim.

4 - Como eu aproveito os créditos obtidos neste programa em meu histórico da UFABC?

O Cross-cultural Engineering Project (CEP) da Shibaura Institute of Technology não se enquadra como uma disciplina acadêmica, mas o conteúdo trabalhado poderá ser aproveitado como "créditos livres". Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se as atividades conduzidas no âmbito do CEP têm aderência ao projeto pedagógico do seu curso, e se contribuem para o objetivo de sua formação na UFABC; ou ainda se as atividades devem ser categorizadas como não curriculares e, consequentemente, aproveitadas como "horas de atividades complementares".

5 - Caso eu participe desta mobilidade, eu perderia a minha prioridade em processos de mobilidade futuros?

Apesar de ser uma mobilidade de curto prazo, o período de mobilidade será lançado no seu histórico. Isto significa que você se enquadraria como participante de mobilidades anteriores caso se inscreva em outras mobilidades no futuro. Este é um critério de classificação nos nossos editais. Não te impediria de participar de futuros processos seletivos, mas outras pessoas que não participaram anteriormente teriam prioridade nas vagas disponíveis.

6 - Eu precisarei de visto para a minha viagem caso participe deste programa?

De acordo com o site do governo japonês, para cidadãos do Brasil (desde 30 de setembro de 2023), não é necessário visto apenas para portadores de passaporte eletrônico que esteja em conformidade com os padrões da ICAO. Aqueles que não possuírem esse tipo de passaporte deverão obter um visto antecipadamente, caso contrário, terão sua entrada no Japão recusada (Fonte: https://www.mofa.go.jp/j_info/visit/visa/short/novisa.html)