Para estudantes de outras IES
Prazo para envio dos Documentos
A mobilidade acadêmica destina-se a alunos de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e conveniadas à mobilidade ANDIFES interessados em estudar entre um e três quadrimestres na UFABC. Na UFABC, ela está sob responsabilidade da Pró-reitoria de Graduação, e teve as regras revistas em 2024 com a Resolução 267/2024 aprovadaResolução 267/2024 aprovada, que estabelece normas para as situações de Mobilidade Acadêmica Nacional de alunos de graduação, revoga e substitui a Resolução ConsEP n° 54/2010, as Resoluções ConsEPE n° 111/2011 e n ° 113/2011 e dá outras .providências.
Os documentos para solicitação da Mobilidade Acadêmica deverão ser enviados à UFABC nas seguintes datas limite, de acordo com o quadrimestre pretendido:
- Para Início no 1º quadrimestre (aulas de fevereiro a maio): inscrições até 01 de novembro;
- Para início no 2º quadrimestre (aulas de junho a agosto): inscrições até 04 de março;
- Para início no 3º quadrimestre (aulas de setembro a dezembro): inscrições até 6 de julho.
Consulte aqui o calendário acadêmico de 2024.
Documentos Necessários
Para participar, o aluno deve providenciar os documentos necessários, e, posteriormente, solicitar ao setor responsável na sua Universidade de origem que envie os envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os documentos a serem providenciados são:
- Formulário de Mobilidade preenchido eletronicamente pelo estudante, assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
- Histórico escolar de graduação atualizado;
- Documento de identidade do estudante (preferencialmente RG);
- Plano de Estudos contendo as disciplinas que tem intenção de cursar na UFABC.
Observação: Somente serão aceitas solicitações de mobilidade realizadas pelas instituições. Não serão aceitas solicitações feitas pelos próprios estudantes.
Serão verificadas as exigências definidas no Convênio Andifes, devendo o discente interessado na Mobilidade ter concluído pelo menos 20% de carga horária da integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos 2 períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. Após a solicitação da mobilidade, a UFABC enviará resposta à Universidade de Origem, com cópia para o estudante, em até 10 dias úteis.
Matrícula nas Disciplinas
Após a UFABC analisar a documentação enviada pela Instituição de Origem e emitir a carta de aceite, o aluno de mobilidade acadêmica receberá um e-mail contendo as instruções para criar seu e-mail e login institucional. Após concluir o cadastro, o próprio aluno deverá matricular-se diretamente no sistema de matrículas online acessando o link https://matricula.ufabc.edu.br/, dentro do prazo definido pela Pró-Reitoria de Graduação:
É recomendável aos alunos de Mobilidade Acadêmica que se matriculem em no máximo 4 disciplinas por quadrimestre. O caráter insterdisciplinar da UFABC permite que o aluno se matricule em disciplinas correlatas a sua área, mesmo que de outro curso; além disso, o aluno pode optar por cursar disciplinas no período matutino, noturno ou em ambos, bem como nos dois campi da UFABC. A lista das disciplinas que serão ofertadas no quadrimestre é divulgada, aproximadamente, 2 meses antes do início das aulas, no site da Pró-Reitoria de Graduação.
Cursos Ofertados e Disciplinas
Os cursos oferecidos pela UFABC estão disponíveis na página da graduação http://prograd.ufabc.edu.br/ e a ementa das disciplinas está disponível no Catálogo de Cursos da UFABC. A lista de disciplina a serem ofertadas em cada quadrimestre, é disponibilizada, aproximadamente, 3 meses antes do início do quadrimestre.
Informações úteis a alunos de Mobilidade
PROGRAD: a Pró-Reitoria de Graduação é responsável por divulgar informações que envolvam as disciplinas ofertadas, catálogo de disciplinas e turmas ofertadas. Acesso o site http://prograd.ufabc.edu.br/aluno e consulte o conteúdo na íntegra.
Ônibus Fretado: a UFABC disponibiliza transporte gratuito entre os Campus e entre o Campus de Santo André e a estação de trem, sendo necessário apresentar a carteirinha de estudante ou atestado de matrícula ao entrar no ônibus.
O horário das linhas e demais informações relacionadas ao fretado estão disponíveis em http://www.ufabc.edu.br/servicos/fretado-ufabc
Eventos: os alunos de mobilidade estão convidados para participar dos diversos eventos organizados pela UFABC como palestras, workshops e rodas de conversa . A agenda de eventos está disponível no site http://www.ufabc.edu.br/eventos.
Cartão de Transporte (passe escolar): As solicitações devem ser submetidas de acordo com os formulários disponibilizados para Pró-reitoria de graduação disponíveis em https://prograd.ufabc.edu.br/transporte-universitario.
Guia informativo
Clique aqui e acesse o guia para estudantes em mobilidade na UFABC.
Redes Sociais