Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Michele de Almeida, aluna do BCH, aproveitou muito sua mobilidade acadêmica no Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM), em Medellín (Colômbia)

colagem michele

Michele Vieira de Almeida foi selecionada em 2017 no Programa de Fomento a la Movilidad de Estudiantes Extranjeros do Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM). No primeiro quadrimestre de 2018, com uma bolsa de estudos, Michele teve a oportunidade de estudar nessa instituição, localizada na cidade de Medellín, na Colômbia. A aluna, que ingressou na UFABC no Bacharelado em Ciências e Humanidades e já tem reserva de vaga para cursar o Bacharelado em Planejamento Territorial, sentiu grande amadurecimento acadêmico com essa experiência internacional, e compartilhou com a Assessoria de Relações Internacionais um pouco desse aprendizado:

"Um programa de intercâmbio é um sonho para a maioria dos alunos, entretanto, os destinos na América Latina não são tão valorizados quanto outros. No meu caso, desde que entrei na universidade, acompanhava todos os editais de mobilidade cujos países de destino eram hispanofalantes. Quando apareceu a vaga para estudar no Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM), em Medellín, eu fiquei muito contente e me inscrevi. Tive a oportunidade de passar no processo seletivo e estava rumo à Colômbia.

Como não é um país que à primeira vista parece atrativo para grande parte dos brasileiros, muitas pessoas me perguntavam: “mas o que você vai fazer na Colômbia?”, “por que não a Europa?”.

Medellín é uma cidade estigmatizada devido ao seu contexto histórico de crescimento acelerado. Mas a cidade superou essa crise e se tornou uma referência em políticas e inovações urbanas. O ITM é uma faculdade com uma infraestrutura incrível: mais do que simplesmente pelo âmbito acadêmico, é uma oportunidade para os estudantes de desfrutar outra cultura, fazer outras atividades, dedicar tempo a outras coisas, e o ITM cria ocasiões muito boas para isso. Há atividades para todos os gostos, desde oficinas mais aplicadas a alguma área de pesquisa – o que eles chamam de “semilleros” – até mesmo esportes, aulas de danças típicas, pintura, artesanato e por aí vai. O ITM conta também com academia e piscina, e tudo isso dentro de um campus muito bem estruturado. Eu praticava futsal, porro (uma dança típica), salsa (fazia em um centro de cultura que ensinava português), frequentava a academia e quando todo mundo podia se reunir, íamos à piscina. Além disso, no Instituto há vários intercambistas de diferentes países, o que permite uma troca muito bacana de culturas e experiências.

Como estudante de Planejamento Territorial, Medellín em si é um espaço muito rico para observar os conceitos e políticas que estudamos ao longo do curso. Foi muito interessante também porque alguns alunos e professores do Bacharelado em Planejamento Territorial (BPT) estavam em Medellín em outro projeto, e eu os encontrei e pudemos trocar várias experiências

A cidade tem pontos muito legais para serem visitados, e muita história pra contar. Se tiverem a oportunidade de viajar para a Colômbia, visitem outras cidades também, pois há uma diversidade bem ampla e muitas coisas para se conhecer no país. Às vezes meus colegas colombianos comentavam que o Brasil era muito afastado dos seus vizinhos, o que é triste, visto que temos uma vasta cultura e lugares incríveis para desfrutar bem perto de nós. A Colômbia, assim como o ITM, são oportunidades fantásticas para quem busca uma combinação de bom aporte institucional e descontração, mas sem perder a qualidade em sua formação acadêmica."

Sobre oportunidades de estudar na Colômbia:

A parceria entre Brasil e Colômbia é, certamente, algo que a UFABC deseja continuar fomentando. Nesse intuito, para o segundo semestre de 2020, pretendemos lançar mais um processo seletivo para bolsas de graduação dos programas BraCol e BraMex, em moldes similares aos do Edital nº 18/2019. Fique de olho!

colagem michele 2

Da esquerda para a direita, os alunos da UFABC: Michele de Almeida, Gabriel Carniel e Graciela Guillén.

Registrado em: Depoimentos