Página inicial > Notícias > UFABC recebe a Soka University e inicia as negociações para acordo de cooperação

Publicado: Quarta, 08 Mai 2019 16:13 | Última Atualização: Quarta, 08 Mai 2019 16:42
Da esquerda para a direita: Vice Reitor da Soka University of America nos EUA, Edward Feasel, Assessor de Relações Internacionais da UFABC, Dalmo Mandelli e o Diretor do Instituto Educacional Soka no Brasil, Julio Tadachi.
imagem sem descrição.

No dia 7 de maio de 2019, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, a UFABC recebeu vários representantes da Soka University, dentre eles o Vice Reitor da Soka University of America nos EUA, Edward Feasel, e o Diretor do Instituto Educacional Soka no Brasil, Julio Tadachi, para iniciar as conversas sobre um acordo de cooperação e projetos futuros.

Assim como a UFABC, a Soka University possui um viés interdisciplinar, sendo o Bacharel em Artes Liberais o curso inicial dos alunos ingressantes, podendo eles escolher como área específica um dos seguintes cursos: Estudos Ambientais, Humanidades, Estudos Internacionais e Ciências Sociais e Comportamentais, além de Ciências da Vida a partir do segundo semestre de 2020.

Além de prospectar um Acordo Geral com a UFABC, foi conversado durante a visita a possibilidade de um duplo diploma entre as Universidades, que possibilitaria, à princípio aos alunos do BRI (Bacharelado em Relações Internacionais), realizar parte de seu curso na universidade estrangeira afiliada, retornando ao Brasil para concluir os estudos na instituição de origem. No fim, o aluno recebe um certificado validado por ambas. O projeto será analisado pelas Coordenações de Curso que verificarão todos os detalhes que envolvem desde o conteúdo programático até a carga horária de de ambas as Universidades.

Por fim, iniciou-se uma conversa para tratar de um Curso de Verão na UFABC a ocorrer possivelmente em Janeiro de 2020, composto por 12 alunos da Soka University e 12 alunos da UFABC. As disciplinas e temáticas envolvidas ainda estão em análise, mas é possível vislumbrar excelentes novas oportunidades, experiência e troca de conhecimento entre a Nossa Federal e a Soka University.