Página inicial > Notícias > Professora de universidade americana quer realizar pesquisas com estudantes da UFABC

Publicado: Terça, 16 Novembro 2021 18:39 | Última Atualização: Terça, 16 Novembro 2021 18:43

Tamy Guimarães leciona na Faculdade de Engenharia Mecânica no campus principal da Penn State (PSU), Pensilvânia - Estados Unidos, desde julho deste ano. Ela é ex-aluna da UFABC e pretende realizar trabalhos conjuntos no uso de recursos de impressão 3D no desenvolvimento de instrumentação e sensores para medições aerodinâmicas e de dinâmica dos fluidos. O objetivo será organizar o intercâmbio virtual para apresentações de alunos e professores das duas universidades, além de trocar experiências e iniciar colaborações em projetos específicos.

Além do interesse no desenvolvimento acadêmico e na oportunidade de abertura de uma colaboração internacional, Tamy tem interesse em programas que estimulem a participação de meninas e mulheres nas áreas de STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Ela coloca como um dos objetivos de carreira aumentar a porcentagem de mulheres nessas áreas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. "Eu tive muito apoio das poucas professoras e pesquisadoras com quem eu interagi durante a minha vida acadêmica e que representam minha fonte de inspiração".

Para a professora, é muito importante que as meninas em idade escolar, de crianças a adolescentes, tenham a oportunidade de conhecer e se integrar com mulheres que trabalham em áreas tecnológicas. "Elas precisam vivenciar essa experiência para compreender que também podem escolher carreiras no ramo de exatas. Não existe 'trabalho de menino e trabalho de menina'" – destaca.

2109 tamy

Lecionando na Penn State, Tamy pretende desenvolver projetos com alunos da UFABC.

A formação de parcerias é uma iniciativa pessoal da docente. Inicialmente, não há vínculo formal entre as instituições e as temáticas devem envolver as áreas de engenharia aeroespacial, de energia, de instrumentação e de materiais.

Estudantes interessados em iniciar trabalhos conjuntos com ela devem se apresentar por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Incluir informações sobre trajetória acadêmica, um parágrafo com a descrição dos interesses de pesquisa e um currículo de até duas páginas.

Interdisciplinaridade como referência

Tamy ingressou no Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC em 2007 e o interesse pelas áreas de fluidos e de eficiência energética a conduziu ao curso de Engenharia de Energia, o qual concluiu em 2013. Como participante do Ciência sem Fronteiras em 2012, realizou disciplinas da Engenharia Mecânica e Elétrica na University of California Davis (UC Davis), voltando aos Estados Unidos em 2014 para um doutorado de quatro anos em Engenharia Mecânica na Virginia Tech. Nesta última, atuou com pesquisa experimental em conceitos fundamentais da mecânica dos fluidos em escoamentos turbulentos em motores de avião.

O pós-doutorado dela ocorreu entre 2018 e 2019 na Alemanha, onde na sequência integrou-se a uma startup que fabrica instrumentação para medições aerodinâmicas e de dinâmica dos fluidos utilizando impressão 3D. Nesse período, durante uma visita de trabalho à PSU, recebeu convite para participar de processo para seleção de novos professores.

Segundo Tamy, o desenvolvimento da carreira interdisciplinar propiciado pela UFABC foi um dos diferenciais na conquista da vaga na instituição americana. "Aqui eles prezam muito pela colaboração em pesquisa entre professores não só dentro do próprio departamento, mas de todos os ramos de desenvolvimento da PSU" – explica. Ela afirma que isso tem relação direta com a flexibilidade que vivenciou na UFABC, quando, por exemplo, escolhia as disciplinas da Engenharia de Energia.

A nova professora diz viver uma experiência diferente de qualquer outra na carreira. "O departamento me concedeu um startup package, que é como eles chamam um apoio financeiro para os novos professores iniciarem suas atividades de pesquisa e montar laboratórios e contratar alunos."

Tamy pretende receber estudantes brasileiros para pesquisas e estudos que podem durar desde semanas até o semestre ou ano inteiro. Para isso, a docente já interage com o setor da Penn State responsável pelo estabelecimento de programas de intercâmbio cultural com alunos e cursos do exterior. "Eu vejo inúmeras possibilidades de colaborações com a UFABC e outras universidades brasileiras, o que tem tudo para representar experiências riquíssimas para os pesquisadores e para as instituições" – prevê a ex-aluna de Engenharia de Energia.

Texto elaborado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da UFABC.