Página inicial > Notícias > Missão à China: UFABC participa de evento que visa expandir a cooperação educacional e de pesquisa entre Universidades

Publicado: Terça, 18 Dezembro 2018 11:50 | Última Atualização: Terça, 18 Dezembro 2018 14:22
imagem sem descrição.

Aconteceu entre os 15 e 23 de novembro de 2018, nas cidades de Macau e Pequim, Missão à China organizada pelo Ministério da Educação e pelo Grupo Coimbra das Universidades Brasileiras (GCUB). A UFABC, representada pelo Vice-Reitor, Professor Wagner Carvalho, e pelo Assessor de Relações Internacionais, Professor Dalmo Mandelli, participou da Missão que teve o objetivo de expandir a cooperação educacional e de pesquisa entre as Universidades brasileiras e chinesas.

A visita iniciou-se na Cidade de Macau e foi conduzida pelo Dr. Rafael Rodrigues Paulino - Cônsul Geral do Brasil em Hong Kong e Macau - com suporte do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES). Os dois dias em Macau viabilizaram visitas a cinco instituições: Macau Polytechnic Institute, University of Macau, City University of Macau, Macau University of Science and Technology e a University of Saint Joseph. Macau foi designada pelo Governo Central como a Plataforma para o ensino e divulgação da Língua e Cultura Portuguesas na China, e, apesar de o Português ser considerado como segunda língua, é possível encontrar pessoas que falam o idioma na região.

Na semana seguinte, a Missão foi em Pequim, onde o grupo visitou o Ministério da Educação e o China Scholarship Council, responsável pela alocação de bolsas de estudos no país. O grupo foi também ao Instituto Confúcio onde os representantes da UFABC dialogoram com o diretor da Divisão da América e Oceania, que manifestou interesse em abrir uma unidade do instituto na Universidade.

assessor e vice   Na capital chinesa, sete Universidades foram visitadas: University of Chinese Academy of Sciences, University of International Business and Economics, China Rural Technology Development Center, Capital Medical University, Peking University, Tsinghua University e a North China University of Technology. A UFABC pretende continuar o diálogo com algumas dessas Universidades para estabelecer parcerias que envolvam a mobilidade de alunos de graduação e pós, bem como de docentes e servidores.

A missão também contribuiu para expandir o conhecimento e as oportunidades que existem no páis.  As reuniões com os gestores foram bastante formais, porém, os encontros que ocorreram, mais especificamente, o almoço com Equipe do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau (GAES), o jantar com dirigentes da Universidade de Economia e Negócios Internacionais de Pequim (UIBE) e o coquetel de boas-vindas na Embaixada do Brasil em Pequim - com a participação do representante do Cônsul Brasileiro na China, Marcello Dellanina e do diplomata Eduardo Figueiredo Siebra - possibilitaram diálogos enriquecedores sobre o país.

A China possui vastos recursos para serem investidos em Educação e Pesquisa e considera o Brasil como um parceiro estratégico. Verificou-se que muitas vezes as Universidades tem uma infraestrutura muito maior do que o esperado atualmente, o que abriria espaço para a recepção de alunos estrangeiros. Uma palestra ministrada pela UFABC no Evento do China-Brazil Center for Climate Change and Energy Technological Innovation - que está completando 10 anos - abriu as portas do grupo para a entrada da Universidade. Outras oportunidades dos pesquisadores da Coppe que atuam fortemente no China-Brazil Center também possibilitaram a entrada de novas universidades brasileiras no grupo. O Centro não envolve apenas a Tsinghua University, mas outras como a China University of Petroleum, que tem uma ligação forte com linhas de pesquisa da UFABC.

A missão também foi importante para conhecer gestores de outras Universidades e órgãos importantes da educação no Brasil, relação que será mantida após a missão. Finalmente, os contatos estabelecidos na China favorecerão o estabelecimento de novas parcerias com este importante país, permitindo inclusive o aporte de recursos do Programa CAPES Print, no qual a UFABC está envolvida.