Estudantes da UFABC participam da 30ª edição da JJI em Assunção, Paraguai
Representada por nove estudantes de graduação e pós-graduação, a Universidade Federal do ABC participou da 30ª edição da Jornadas de Jóvenes Investigadores (JJI) realizada entre os dias 11 e 13 de outubro na Universidad Nacional de Asunción, em Assunção, Paraguai. O evento abordou a temática Investigación científica sostenible para una mejor calidad de vida e contou com a participação de 665 jovens pesquisadores de 41 universidades, que apresentaram resultados parciais ou totais das pesquisas realizadas.
As apresentações foram organizadas em 32 tópicos agrupados em 04 eixos temáticos – interdisciplinar, ciências humanas, ciências exatas e ciências da vida - e durante os três dias ocorreram também reuniões, seminários e conferências propostas pela Universidade anfitriã e pelas Comissões Académicas e Centros Disciplinares da AUGM. Estas foram oportunidades únicas para jovens cientistas partilharem experiências com investigadores da rede.
Na cerimônia de encerramento da 30ª edição da JJI quatro estudantes da UFABC foram premiados por se destacarem em suas apresentações, são eles: a estudante de graduação Najla Santos Pacheco de Campos na temática Las biotecnologías y sus aplicaciones, e os estudantes de pós-graduação Carolina Maria Boccuzzi Santana na temática Educación para la integración, Freddy Alejandro Nunez Esteves na temática Ciencias e ingeniería de materiales e João Paulo Reis Soares na temática Extensión universitária.
A JJI é um dos programas promovidos pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), uma Rede de Universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças acadêmicas estruturas e a equivalência dos seus níveis de serviço.
A Conferência de Jovens Investigadores é um dos programas mais antigos da rede e visa possibilitar o relacionamento entre jovens cientistas dos países da região, promovendo a integração dos trabalhos desenvolvidos e possibilitando o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas, fundamentais para a constituição de grupos regionais de pesquisa científica.
Redes Sociais