Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC participam do Programa Dialogues on Disability na Humboldt-Universität, Alemanha

Publicado: Quarta, 10 Outubro 2018 14:35 | Última Atualização: Quinta, 13 Dezembro 2018 09:57
Da esq. para a dir: Lorena, servidora da UFABC Yuri,  Lucas, Guilherme e servidora da UFABC Hadassa
Da esq. para a dir: Lorena, servidora da UFABC Yuri, Lucas, Guilherme e servidora da UFABC Hadassa

Ocorreu entre os dias 27 e 31 de Agosto de 2018 na Universidade alemã Humboldt-Universität o evento Dialogues on Disability - programa de intercâmbio internacional para estudantes com deficiência - e os alunos Lorena Fernandes, Lucas Santos e Guilherme Corsi representaram a Universidade Federal do ABC.

A ideia central do programa é permitir aos alunos com deficiência o intercâmbio intercultural de experiências. Para este propósito, uma variedade de atividades no campo da acessibilidade em instituições de ensino, tais como workshops, palestras, visitas a instituições e organizações, foi realizada na Humboldt-Universität, em Berlim.

Segundo a aluna Lorena, a experiência foi além de tudo o que eu poderia imaginar. A acessibilidade é um tema de constante luta, a busca pela efetivação dos direitos das pessoas com deficiência é observada em todos os países participantes [Alemanha, México, Índia, Reino Unido e claro, Brasil], todos ainda estão tentando consolidar as políticas de inclusão em suas respectivas sociedades.  Nós tivemos a oportunidade de aprender sobre aspectos culturais, políticos e sociais da Alemanha, que proporcionou grandes momentos de reflexão para se pensar a própria realidade brasileira. Com as informações e conhecimentos adquiridos, vamos ajudar a construir uma universidade mais inclusiva com o apoio institucional (especialmente da ProAp, através do Núcleo de Acessibilidade) e da comunidade acadêmica.

Já para a Guilherme, a experiência se traduziu da seguinte forma: O Evento Dialogues On Desability proporcionado pela UFABC em parceria com outras universidades do México, India, Inglaterra e Alemanha, sediado em Berlin. Sem sombra de dúvidas, foi o evento mais importante da minha vida. Passamos uma semana discutindo acessibilidade em várias esferas diferentes como: Acessibilidade arquitetônica em geral, no transporte público, em museus e Acessibilidade acadêmica.Esses foram só alguns exemplos de tópicos principais que guiaram as discussões que foram as mais variadas possíveis. Foi importante perceber, que como se trata de um assunto novo, não existe uma abordagem 100% definida quando se trata de institucionalização da acessibilidade, cada pais segue por um caminho distinto e  Isso mostra a importância desse evento, pois assim pode ser feita a comparação dos caminhos tomados e também entender as peculiaridades de cada pais. Não tenho duvidas que o duvidas que o Dialogues on Desability vai contribuir muito com a  qualidade de discussão de acessibilidade dentro da nossa UFABC.

A participação no programa permite romper barreiras e oferecer oportunidades capazes de agregar pessoalmente e academicamente a vida dos alunos, e, além de possibilitar a troca cultural entre os participantes, é uma fonte de conhecimento para que a Universidade desenvolva novas ações relacionadas à Acessibilidade.