Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Thaisy Costa, aluna de Engenharia Biomédica, teve a oportunidade de estudar no Canadá e conta um pouco de sua experiência
Início do conteúdo da página

Thaisy Costa, aluna de Engenharia Biomédica, teve a oportunidade de estudar no Canadá e conta um pouco de sua experiência

colagem thaisy 1

Thaisy Moraes Costa foi selecionada para estudar no Canadá por meio do programa MITACS Globalink. De junho a agosto de 2019, Thaisy estudou na Université du Québec à Trois-Rivières, e compartilhou conosco um pouco de sua experiência acadêmica internacional:

"Meu nome é Thaisy Moraes Costa, e estou atualmente cursando Engenharia Biomédica na UFABC, além de estar terminando o Bacharelado em Neurociência. No verão (do hemisfério norte) de 2019, tive a oportunidade de realizar um estágio de pesquisa no Canadá, durante três meses, com financiamento do programa MITACS Globalink Research Internship. Meu estágio foi realizado na Université du Québec à Trois-Rivières, mas também fiz algumas visitas aos laboratórios da Université du Québec à Montreal

O Programa MITACS

Poucas pessoas conhecem essa oportunidade da MITACS. Ela envolve estudantes do mundo inteiro que são selecionados para realizar esse estágio no Canadá, nas mais diversas áreas. Minha mobilidade foi na área de Neurociências, mas conheci amigos das áreas de Psicologia, Engenharia e até mesmo de Relações Internacionais. Para participar, eu precisei enviar meu histórico escolar no site do programa (eles pedem que sua nota média seja maior do que 8.5/10, então é importante já se preparar antecipadamente para não deixar as notas caírem) e meu currículo (pois como os estágios geralmente são realizados em laboratórios das universidades canadenses, realizar Iniciações Científicas pode ser o que vai te dar um diferencial). Diferente de muitos programas internacionais, eles não exigem que você demonstre proficiência no idioma para se candidatar, mas essa pode ser uma exigência professor que orientará seu estágio. E a segunda fase do processo seletivo é justamente uma entrevista com esse professor-orientador. Outra questão importante: esse programa custeia basicamente todos os gastos da viagem, e isso ajuda bastante! 

A Universidade

O campus da Universidade de Trois-Rivières não era tão grande, mas era bem acolhedor e tinha várias áreas verdes, ótimas para fazer piqueniques. Lá existia uma cafeteria, uma lanchonete e um restaurante mantido por alunos, onde havia eventos noturnos – como Dia de Karaokê – e aparelhos de micro-ondas para esquentar nossa comida – o que é ótimo para economizar! O campus da Universidade também contava com uma academia. Como fui durante o verão, não cheguei a participar de nenhum clube ou associação da universidade, mas vi que eles tinham várias iniciativas diferentes, tais como a equipe de Cheerleaders, o time de Baseball e até uma rádio mantida pelos próprios alunos. 

A cidade

A cidade de Trois-Rivières é linda! É uma cidade bem pequena que fica no meio do caminho entre as cidades de Montreal e de Québec, o que é ótimo, pois eu pude conhecer facilmente esses dois lugares e sempre podia ir pra lá aos finais de semana. Por ser uma cidade pequena, Trois-Rivières possui apenas um centro comercial com vários bares e restaurantes, e alguns mercados, mas sempre é possível encontrar algo divertido para fazer, pois é uma cidade que vive bastante do turismo de pessoas que circulam entre Montreal e Québec. Justamente por isso, há vários festivais e eventos acontecendo na cidade.

O custo de vida em Trois-Rivières é maior do que em São Paulo, mas ainda assim é mais barato do que nas cidades vizinhas. Como eu fui durante o verão canadense, o clima estava realmente bem quente – cerca de 32°C todos os dias – mas me falaram que, durante o inverno, as temperaturas chegam a -40ºC e as aulas podem até ser canceladas devido a nevascas. 

O idioma

Eu tenho proficiência apenas em inglês, e apesar de estar na província do Québec, meu estágio foi totalmente realizado neste idioma. No Québec, as pessoas falam em francês, e por uma questão cultural elas realmente têm dificuldade em se comunicar em inglês. Isso acontece tanto com jovens quanto com pessoas mais velhas, o que dificulta um pouco a interação com os moradores de Trois-Rivières em restaurantes e supermercados. No entanto, em minha experiência, o que eu senti é que eles sempre tentavam se comunicar de alguma maneira, e eram sempre prestativos. Os canadenses, no geral, sempre se mostravam dispostos a ajudar e a me mostrar a cultura do lugar – como, por exemplo, o clássico da culinária: o Poutine.

Planos para o futuro

Conhecer o Canadá foi uma experiência maravilhosa! Conhecer as pessoas, os lugares e a cultura foi algo incrível, e eu ainda tive a oportunidade de visitar diversas cidades durante os feriados e finais de semana, como Toronto e Montreal. Cidades essas com uma variedade cultural muito grande, principalmente Montreal, em que as pessoas conversam com você tanto em francês quanto em inglês sem nenhum problema. O programa da MITACS permite que participantes de anos anteriores voltem para realizar mestrado em qualquer universidade canadense com bolsa de estudos, basta ter sido participante do programa na graduação. É por isso que planejo, assim que me graduar na UFABC, me candidatar ao mestrado nesse país que adorei conhecer." 

colagem thaisy 2

Sobre o programa MITACS Globalink

De acordo com a página oficial do programa, o MITACS Globalink está com uma procura muito elevada neste momento, de forma que o acesso a ele foi limitado. Mas a UFABC está atenta a novas oportunidades de mobilidade acadêmica para Canadá, e tão logo tenhamos novidades, divulgaremos aos membros de nossa comunidade universitária. Agradecemos à aluna Thaisy por compartilhar conosco sua vivência internacional!

Registrado em: Depoimentos
Fim do conteúdo da página