Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Summer School: Julia Toletino fala sobre o programa de verão na University of Seoul, Coréia do Sul.

imagem sem descrição.

Selecionada na Chamada 001/2019 da Assessoria de Relações Internacionais, Julia Martinelli Tolentino, discente do Bacharelado em Relações Internacionais, participou de junho a julho de 2019 do programa da Escola Internacional de Verão da Universidade de Seoul, o Seoul International Summer School (SISS), criado em 2000 com o objetivo de proporcionar aos estudantes internacionais uma grande oportunidade de aprender sobre a cultura e a tradição coreana.

Com o apoio financeiro do Governo Metropolitano de Seoul, o programa ofereceu aos participantes a isenção das taxas de matrícula, das eventuais taxas complementares e de atividades culturais, além do pagamento da acomodação, e do apoio parcial nos custos da taxa da viagem de campo para a Ilha de Jeju, uma visita especial de 4 dias à Ilha prevista na programação do curso, que contou ainda com aulas de coreano, estudo das relações internacionais e de tópicos específicos da região asiática.

Em um relato sobre sua experiência, Julia afirmou que:

O intercâmbio de verão para a University of Seoul com certeza foi uma experiência inesquecível. Apesar de ser um país completamente diferente, no outro lado do mundo, a adaptação foi relativamente fácil, tanto à cultura quanto à universidade. De um lado, a Coreia do Sul é extremamente ocidentalizada, e Seoul é uma cidade global, então havia muitas informações para turistas e conseguimos andar pela cidade sem problemas. Antes de ir eu achava que a minha maior barreira seria a língua, mas a maioria dos coreanos mais jovens falam inglês, então consegui me comunicar tranquilamente. Ajudava também que havia cerca de 100 intercambistas das mais diversas partes do mundo no mesmo programa, o que facilitou na integração.

Com relação à universidade e as aulas, a rotina era bem corrida, tínhamos aulas das 8h às 16h quase todos os dias, e morávamos no dormitório da universidade. Você poderia escolher duas classes, das mais diversas áreas, desde aprender Coreano até Economia, e Relações Internacionais. Por causa da minha formação na UFABC, eu escolhi classes da grade de RI, o que adicionou muito na minha leitura das RI do leste asiático, porque não é uma área que nos aprofundamos muito dentro de universidades brasileiras.

Houve, também, muitas atividades culturais para entender melhor a cultura e tradição coreana. Fomos para Jeonju e Chucheon, cidades do interior da Coreia, assim como passamos quatro dias em Jeju, uma ilha ao sul do continente. Essa experiência cultural com certeza marcou a minha vida e eu recomendaria para todo mundo.

Registrado em: Depoimentos