Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > Matheus Felisberto, aluno da IAR, que estudou na University of Bradford, UK, viveu vasta experiência na mobilidade acadêmica

foto montagem matheus spng

Matheus Shimizu Felisberto foi selecionado no Programa Erasmus+ em 2018, e recebeu uma bolsa de estudos para a Mobilidade na Bradford University no período de janeiro a maio de 2019. Aluno dos cursos de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica e do Bacharelado em Ciência da Computação, cursou disciplinas relacionadas a sua área e compartilhou sua experiência com a Assessoria de Relações Internacionais:

Experiência acadêmica: disciplinas cursadas, aulas e projeto:

Neste período eu escolhi cursar três matérias do curso de Computer Science. Computer Modeling and Artificial Intelligence, AI for Games e Enterprise Pro. As aulas foram bastante interessantes com diversos trabalhos em grupo, o que me fez conhecer novas pessoas. Na matéria Enterprise Pro, a ideia era fazer um projeto em grupo para um cliente real e, ao final, o cliente escolheria um projeto para dar continuidade. Eram 4 clientes e 12 grupos, 3 grupos para cada cliente. Meu grupo foi o grupo vencedor para o projeto do Automotive Advanced Analytics Research Centre. Onde tivemos que criar um site para que o centro de pesquisa pudesse publicar as informações com relação ao centro e os participantes.

E foi além do acadêmico:

Fora do âmbito acadêmico eu participei de diversas outras atividades. Fui um dos integrantes do time masculino de Esgrima da Universidade, onde tive a oportunidade de viajar para outras Universidades do Reino Unido participando de partidas. Participei de uma trilha junto ao Hiking Club no Yorkshire National Park, onde subimos um dos três maiores picos do Reino Unido. Participei do Team Bradford Festival, onde toda a Universidade, tanto alunos quanto funcionários, formaram grupos para competir em atividades que estavam ocorrendo pelo campus. Fui voluntário por um final de semana no Manchester Anime & Game Con. Foi um final de semana incrível, pude conhecer pessoas de diversos lugares e estar nos bastidores de um evento, coisa que nunca fiz antes.

Para guardar na memória:

Também fiz diversas viagens junto a outros alunos que estavam no Erasmus+. Fomos para Edinburgh, Stirling, York, Leeds, Richmond, Harrogate e Lake District. É difícil tentar resumir 4 incríveis meses em alguns parágrafos mas com certeza foi uma experiência única. Fiz amizades que lavarei para o resto da vida e ainda mantenho contato com elas através das redes sociais.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a Bolsa do Erasmus+ para estudar na Bradford University

O programa Erasmus+ é administrado pela União Europeia e visa capacitar pessoas e comunidades nas áreas de educação, formação, juventude e esportes, por meio do financiamento de projetos em diversas áreas. A Universidade Federal do ABC, por meio de um projeto submetido em parceria com a University of Bradford, Reino Unido, foi contemplada pela primeira vez em 2018 com 2 bolsas de estudos. Em 2019, por meio da abertura do Edital 017/2019, foram selecionados outros dois alunos para receber a bolsa de estudos e realizar a mobilidade acadêmica na University of Bradford em 2020.

Caso a Universidade de Bradford renove o contrato com a Instituição Europeia para uma nova seleção em 2020, poderá a UFABC abrir um novo processo seletivo no último quadrimestre desse ano. Apesar de não haver total garantia de uma nova seleção, é recomendável que os alunos interessados em participar comecem a se preparar com antecedência, dedicando-se para manter um bom CR e um satisfatório domínio da língua inglesa, sendo tais fatores determinantes para conquistar a tão sonhada bolsa de estudos.

fencing club

Aluno Matheus Felisberto, segunda pessoa em pé da esquerda para direita.

Registrado em: Depoimentos