Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Para alunos da UFABC > Depoimentos > A mobilidade do outro lado do mundo: aluno Rafael Ponte conta sobre os estudos na Shibaura e a vida no Japão

imagem sem descrição.

Rafael Ponte Bandeira S. Costa, aluno da UFABC no curso de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, participou da Mobilidade Acadêmica na Shibaura Institute of Technology de março de 2018 a setembro de 2019, onde fez disciplinas de mestrado na Faculty denominada Graduate School of Engineering and Science, locado especificamente no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Rafael fez disciplinas específicas em sua área de estudo ministradas na língua inglesa, e também cursou 3 módulos do idioma japonês.

No que se refere a questões como acomodação, visto e adaptação em geral, Rafael declarou: A minha acomodação foi em uma sharehouse na prefeitura de Saitama, aonde vivia com pessoas de todos os lugares! O lugar que fiquei me ajudou muito com minha adaptação, todo mundo na Sharehouse me ajudava com qualquer dúvida com relação ao transporte público e a lugares novos para se conhecer no Japão.  A minha adaptação à cultura e ao idioma foram bem rápidas, como sempre fui muito fã da cultura da japonesa já sabia mais ou menos o que esperar. A universidade também ajudou muito em minha adaptação, na Shibaura eles possuem uma série de atividades antes das aulas começarem e um clube que ajuda os estudantes estrangeiros a melhor se acomadarem e a se adaptarem, sem falar que tinha aula de japonês também! As aulas foram bem tranquilas, e os professores sempre estão a disposição, e também aceitam alunos para o desenvolvimento de atividades em seus laborátorios.  A retirada do visto japonês é bem tranquila, eles emitem um documento chamado Document of Elegibility (CoE) que facilita muito a retirada do visto. O Japão é cheio de lugares para se aventurar e pessoas maravilhosas para se conhecer, é uma experiência única poder aprender a cultura riquíssima deles e se desenvolver como pessoa!

Rafael está entre os 7 alunos da UFABC que já estiveram em Mobilidade Acadêmica na Shibaura Institute of Technology através do acordo de cooperação vigente entre as Universidades, e, para o 2º semestre, de setembro de 2019 a janeiro de 2020, mais 5 alunos da UFABC cursarão disciplinas na universidade japonesa.

Registrado em: Depoimentos