Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Acolha um estudante internacional na UFABC: inscreva-se na chamada para o Programa Mates 2023-2024

Status do edital: Em andamento

mates2023

A Assessoria de Relações Internacionais divulga a Chamada para o Programa Mates de Acolhimento aos Estudantes Internacionais na UFABC para o período de 2023 a 2024, com o objetivo de facilitar a integração, assistência e adaptação do estudante internacional à cultura acadêmica e social da Universidade e do Brasil, oferecendo ao aluno da UFABC a oportunidade de praticar outro idioma e vivenciar uma nova cultura.

A mobilidade acadêmica internacional na UFABC recebe estudantes de graduação e pós-graduação de diversos países para fazer disciplinas e/ou pesquisa na UFABC, sendo fundamental a participação de toda a comunidade acadêmica nesse processo, principalmente para a integração entre os alunos internacionais com os alunos da UFABC. O programa Mates busca facilitar essa experiência, e também oferecer apoio estudantil aos estudantes estrangeiros.

Para participar, leia a chamada 2023-2024 do Programa Mates de Acolhimento, e se inscreva conforme o calendário definido.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Para participação, o(a) candidato(a) deve, no momento da designação, ser estudante regularmente matriculado em Programa de Graduação ou de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu da UFABC, e estar interessado em oferecer suporte a um estudante internacional a fim de:

1. Fazer contato antes da chegada do aluno ao Brasil, a fim de tirar dúvidas e trocar outras informações importantes;
  2. Fornecer informações básicas sobre o Brasil;
  3. Apresentar as dependências da UFABC;
  4. Auxiliar no processo de procura por acomodação;
  5. Auxiliar no preenchimento e separação de documentos e registros na Polícia Federal;
  6. Auxiliar o estrangeiro a compreender sites governamentais que não possuam versão em inglês,
  7. Auxíliar com a matrícula de cursos e disciplinas na UFABC;
  8. Incentivar a participação de estudantes internacionais em atividades acadêmico-científico-culturais;
  9. Auxiliar a integração do estudante com outros colegas.

QUANTIDADE DE VAGAS  E BENEFÍCIOS

A quantidade de vagas dependerá da demanda de estudantes estrangeiros na UFABC. Para o 3º quadrimestre de 2023 estão previstas 9 vagas para atendimento dos novos estudantes internacionais, e o estudante da UFABC que participar receberá um certificado de 18 horas de atividade complementar de cunho social e comunitário.

DURAÇÃO

O estudante da UFABC prestará ajuda ao estudante internacional pelo período de um quadrimestre letivo, sendo que, geralmente, o primeiro mês é o de mais demanda, havendo pequenas tarefas após esse período. A duração da mobilidade do estrangeiro no Brasil, geralmente, é de no mínimo 30 (trinta) dias e no máximo de 6 (seis) meses, de acordo com o calendário estabelecido pela Universidade de Destino, incluindo os deslocamentos entre os países. Excepcionalmente, e com o acordo das Universidades envolvidas, a mobilidade poderá ocorrer por períodos mais longos do que o mencionado.

DOCUMENTOS DESSA CHAMADA

EDITAL - CHAMADA SIMPLIFICADA MATES 2023

RESULTADO -  LISTA DE ESTUDANTES HABILITADOS A PARTICIPAR DO PROGRAMA

Para se inscrever, é necessário anexar o histórico escolar do curso em que está regularmente matriculado. No caso da graduação, o histórico é emitido eletronicamente e exclusivamente pela PROGRAD – Central de Estudantes, e pelo portal SIGAA no caso de estudantes de pós-graduação. Os ingressantes de 2023, deverão anexar o atestado de matrícula ou vínculo com a UFABC.

Período de Inscrição  de 24/05/2023 até 12/06/2023
Divulgação das inscrições analisadas  Até 16/06/2023 prorrogado para 28/06/2023