Plano e Política Institucional de Internacionalização
POLÍTICA E PLANO INSTITUCIONAl DE INTERNACIONALIZAÇÃO 2025-2030
Foi aprovada pela Conselho Universitário da UFABC a Política Institucional de Internacionalização da Universidade Federal do ABC (UFABC). Considerando, dentre outros aspectos, a internacionalização como uma dimensão essencial e transversal para instituições de ensino superior, e a necessidade de articular estratégias institucionais coerentes com os desafios e incertezas do futuro, promovendo a efetivação de ações que consolidem a internacionalização como a "quarta missão" da universidade, de forma transversal ao ensino, à pesquisa e à extensão; a Política Institucional de Internacionalização define princípios fundamentais, diretrizes e objetivos acerca do tema. Consulte aqui o documento na íntegra.
O novo Plano Institucional de Internacionalização da Universidade Federal do ABC 2025-2030: Construindo Pontes com América Latina e o Mundo por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído por meio da Portaria Nº 4559/2024 - ARI, (Retificada pelo documento disponível aqui), para desenvolvimento de novas estratégias e ações, visando dar continuidade e aprimorar o processo de internacionalização da UFABC.
O plano foi aprovado pelo Ato Decisório Nº 285/2025 - CONSUNI em 20 de março de 2025. O atual PII da UFABC tem 34 estratégias, separadas nas quatro áreas (Ensino; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Extensão e Cultura; Gestão), seguido do detalhamento do plano de internacionalização, com as respectivas estratégias, resultados esperados e ações. Consulte aqui o documento na íntegra.
PLANOS INSTITUCIONAIS DE INTERNACIONALIZAÇÃO ANTERIORES
O plano Institucional de Internacionalização 2018-2023, aprovado pelo Ato Decisório Consuni nº 162 de 9 de abril de 2018, estabeleceu o foco e as prioridades das ações da universidade no que tange à internacionalização, processo importante para maximizar a qualidade da Universidade, o reconhecimento Internacional e o impacto da pesquisa produzida, além de proporcionar uma formação ampla e plural para membros da comunidade acadêmica de diferentes níveis. O Plano foi dividido em nove objetivos específicos e cada um deles contém estratégias de internacionalização de médio e longo prazo que perpassam estas dimensões da internacionalização. São eles:
1. Transformar a UFABC em referência internacional;
2. Aumentar o número de projetos de ensino, pesquisa e extensão em colaboração internacional;
3. Ampliar a relevância na produção científica internacional;
4. Qualificar internacionalmente docentes, técnicos administrativos;
5. Incrementar programas de mobilidade internacional;
6. Atrair alunos, docentes e pesquisadores estrangeiros;
7. Incentivar o estabelecimento de acordos de dupla diplomação;
8. Internacionalizar o currículo;
9. Capacitar os brasileiros nos idiomas estrangeiros, principalmente em inglês, e os estrangeiros no idioma português
Consulte aqui o plano Institucional de Internacionalização na íntegra - PInter - disponivel com as estratégias, considerações e resultados esperados. Para acessar a versão em português e inglês, clique aqui.
- ATO DECISÓRIO Nº 254/2023 - CONSUNI - Prorroga a vigência do Plano Institucional de Internacionalização 2018- 2023 por 1 (um) ano, a contar de 1º de janeiro de 2024.
Redes Sociais