Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Bolsas de Pós-Doutorado - Fundação Carolina/ANDIFES
Início do conteúdo da página

Bolsas de Pós-Doutorado - Fundação Carolina/ANDIFES

Status do edital: Encerrado

fundacaocarolina imgbar

 

A Assessoria de Relações Internacionais torna pública a chamada simplificada para pré-seleção e recomendação de 1(um/uma) candidato(a) às bolsas para estagio de curta duração de pesquisa para professores(as) doutores(as) – Estancias Cortas Postdoctorales – resultante do convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, para o período acadêmico 2023/2024.

A Fundação Carolina foi criada no ano 2000 como uma instituição para a promoção de relações culturais e cooperação educacional e científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-americana de Nações. Em 20 anos de história, construiu uma sólida trajetória em mobilidade acadêmica. Nesse período, já concedeu mais de 18 mil bolsas e ajudas de pesquisa, índice que coloca a Fundação Carolina como referência entre órgãos de cooperação atuantes no âmbito ibero-americano.

Em outubro de 2022, a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Fundação Carolina celebraram Convênio Específico de Cooperação Educativa para a concessão de bolsas “conjuntas” em programas de doutorado e estágios de curta duração de pesquisa para docentes doutores.

Para o período acadêmico 2023/2024, o convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, prevê a concessão de um total de 5 (cinco) bolsas, para formação de professores e professoras das Instituições Federais de Ensino Superior associadas à ANDIFES, ministradas em universidades espanholas. A UFABC se credenciou para envio de propostas de candidatos a bolsas para Estágios de Curta Duração de Pesquisa para Professores(as) doutores(as) – Estancias Cortas Postdoctorales, podendo apresentar, neste edital, 1 (uma) candidatura.

Caso o(a) candidato(a) seja selecionado pela Fundação Carolina nesta modalidade de bolsa, será contemplado com os seguintes benefícios:

  • Passagem de ida e volta em classe turística, da capital do país de residência do(a) bolsista para a cidade espanhola dos estudos;
  • Seguro médico não farmacêutico durante o período de estadia na Espanha;
  • Ajuda de custo no valor total de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos) euros mensais, para alojamento e manutenção durante o período de duração da bolsa.

Os candidatos e candidatas deste Edital deverão se informar sobre os requisitos e condições para concessão das bolsas na página da convocatória (https://gestion.fundacioncarolina.es/programas/5898).

 

QUEM PODE PARTICIPAR? 

Para participação, o(a) candidato(a) deve ser docente em exercício na UFABC com título de Doutor(a).

Os(as) candidatos(as) podem ser de qualquer área do conhecimento, desde que atendam aos critérios estabelecidos:

I. Ser nacional de algum dos países da Comunidade Ibero-americana de Nações;
II. Possuir título de Doutor(a);
III. Ser docente de carreira da UFABC, com de compromisso institucional de retorno, uma vez finalizados os estudos;
IV. Cumprir com os requisitos de excelência curricular e de experiência profissional exigidos pela FUNDAÇÃO CAROLINA, em sua convocatória geral anual;
V. Cumprir com as exigências legais ou contratuais estabelecidas pela UFABC e pela FUNDAÇÃO CAROLINA;
VI. Apresentar carta convite da Universidade ou da instituição espanhola onde irá se realizar o estágio de pesquisa pós-doutoral;
VII. Não ser residente na Espanha.

Para o efetivo recebimento da bolsa, é necessário que o(a) candidato(a) possua uma carta convite por parte do Centro Receptor escolhido, que deverá ser apresentada na etapa de admissão para concessão da bolsa.

Em nenhuma hipótese, a UFABC, a ANDIFES ou a Fundação Carolina tramita ou participa do procedimento de convite por parte dos Centros Receptores, sendo de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) realizar o contato e providenciar a carta convite para pleitear a participação no programa.

A listagem de Centros Receptores (Universidade, Instituto ou Centro de Investigação espanhol, onde poderá ser realizado o estágio de pesquisa) pode ser consultado na aba “Centros Receptores” em https://gestion.fundacioncarolina.es/programas/5898.

 

QUANTIDADE DE VAGAS

A UFABC irá apresentar 1 (uma) candidatura à ANDIFES, para avaliação por parte da Comissão CGRIFES de seleção das candidaturas do Programa de Bolsas ANDIFES-Fundação Carolina e da Fundação Carolina, na modalidade de Estagio de curta duração de pesquisa para professores(as) doutores(as) – Estancias Cortas Postdoctorale, com duração da estadia mínima de 1 (um) mês e máxima de 3 (três) meses (90 dias), no período compreendido entre 1º de setembro de 2023 e 31 de julho de 2024.

A UFABC atua, neste processo, como mera intermediaria, cabendo à ANDIFES e à FUNDAÇÃO CAROLINA estabelecer seus próprios critérios para posterior seleção dos contemplados às 5 (cinco) bolsas da modalidade de estagio de curta duração de pesquisa para professores(as) doutores(as) – Estancias Cortas Postdoctorales – resultante do convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, para o período acadêmico 2023/2024.

 

DURAÇÃO

A duração da estadia será de no mínimo 1 (um) mês e no máximo de 3 (três) meses (90 dias), no período compreendido entre 1º de setembro de 2023 e 31 de julho de 2024.

 

DOCUMENTOS DESSE EDITAL

  

CRONOGRAMA

Responsável

Etapa

Prazo

Candidato(a)

Inscrição

Até as 23h59 do dia 30/03/2023

ARI

Análise das informações e documentos dos participantes inscritos(as) e divulgação das candidaturas pré-selecionadas no site da ARI

Até 31/03/2022

Candidato(a)

Interposição de recursos

Até as 12h do dia 03/04/2023

ARI

Publicação do resultado final no site da ARI e indicação da candidatura à ANDIFES

Até as 19h do dia 03/04/2023

ANDIFES

Apresentação das candidaturas pré-selecionadas por parte da ANDIFES à Fundação Carolina

Até 13/04/2023

Fundação Carolina

Comunicação das candidaturas selecionadas para o Programa

Até 31/07/2023

Candidato(a) selecionado(a) pela Fundação Carolina

Período da mobilidade (em caso de aprovação)

De 1 (um) a 3 (três) meses no período compreendido entre 1º de setembro de 2023 e 31 de julho de 2024.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página vemos três faixas nas cores vermelho, amarelo e vermelho, respectivamente, representando a bandeira da Espanha, e sobre elas as logomarcas da UFABC e da Assessoria de Relações Internacionais. Em destaque vemos as logomarcas da Fundação Carolina e da Andifes, e abaixo uma caixa em destaque, na cor amarela, onde se lê "Chamada simplificada para candidatura à bolsa de estagio de curta duração de pesquisa para professores(as) doutores(as) – Estancias Cortas Postdoctorales – resultante do convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, para o período acadêmico 2023/2024".

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página