Página inicial > Notícias > Visita à UFABC de representante do Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT)

Publicado: Quinta, 07 Julho 2022 13:54 | Última Atualização: Segunda, 11 Julho 2022 13:37

A UFABC receberá, entre os dias 12 e 13 de julho, a visita da Dra. Irma de Melo-Reiners, diretora executiva do BAYLAT - Centro Universitário da Baviera para América Latina, para a prospecção de novas parceirias entre a UFABC e instituições do estado alemão e apresentação da instituição. O Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) é uma organização do Ministério da Ciência e Arte do Estado Livre da Baviera. O BAYLAT estabelece contato entre instituições de ensino superior da Baviera e da América Latina, divulga a Baviera como centro de tecnologia e de inovação, assim como promove a cooperação científica e acadêmica com a América Latina.

De acordo com a página do DWIH São Paulo:

O BAYLAT oferece suporte e disponibiliza programas de financiamento de pesquisa e ensino, como a rede de pesquisa e cooperação LATinBAY (América Latina na Baviera), estabelecida pelo BAYLAT especialmente para a região da Baviera, que não só facilita o intercâmbio profissional entre cientistas que realizam pesquisas focadas na América Latina, mas também promove a cooperação entre pesquisadores bávaros e latino-americanos usando um sistema de cooperação: https://www.baylat.org/latinbay.html

Um dos programas centrais do BAYLAT é o financiamento inicial para pesquisadores. Outro programa importante é a chamada da FAPESP/BAYLAT para workshops. Como a Baviera é a região parceira do estado de São Paulo, o BAYLAT mantém, desde 2012, um convênio ativo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo — FAPESP. Essa chamada é um exemplo de estabelecimento de alianças de pesquisa duradouras, bem como de organização de eventos científicos.

Além disso, o centro oferece programas de apoio com suporte econômico para estudantes da Baviera e bolsas para estudantes da América Latina. Todas essas atividades fortalecem o trabalho científico com os 20 países da América Latina e promovem a internacionalização de instituições em ambas as regiões.

Conheça mais sobre o BAYLAT

A convite do Prof. Dr. Luiz S. Martins Filho, a diretora da instituição estará disponível para apresentar o BAYLAT e conversar sobre possíveis cooperações com a UFABC.

Para docentes e dirigentes: informações sobre financiamento inicial, projetos binacionais inovadores nas áreas de pesquisa e ensino, entre outros

12/07 (terça-feira), das 08h30 às 09h30, Campus SBC, sala A1-S105

13/07 (quarta-feira), das 14h às 15h, Campus SA, auditório A-103-0

Para estudantes de graduação e pós-graduação: programas de apoio com suporte econômico a estudantes da América Latina, entre outros

12/07 (terça-feira), das 09h30 às 10h30, Campus SBC, sala A1-S105

13/07 (quarta-feira), das 15h às 16h, Campus SA, auditório A-103-0

O evento não será transmitido online. Não é necessária inscrição.

Crédito de imagem: Technology earth vector created by starline - www.freepik.com

Registrado em: Notícias