Página inicial > Notícias > UFABC conquista resultados positivos no University Impact Rankings 2019

UFABC conquista resultados positivos no University Impact Rankings 2019

Publicado: Quinta, 04 Abril 2019 18:06 | Última Atualização: Quinta, 04 Abril 2019 18:21

Em 2018, o Times Higher Education – instituição britânica mundialmente conhecida por elaborar rankings de universidades – desenvolveu o THE University Impact, um Ranking criado com o objetivo de medir o impacto social das Universidades por todo o mundo.

O Ranking visa avaliar como o setor global de ensino superior está trabalhando os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, cujas ações definidas pelo órgão buscam erradicar a pobreza, proteger o planeta e promover a paz. Na última quarta-feira, 3 de abril, o THE University Impact publicou o resultado da sua primeira edição do ranking, classificando a UFABC na posição geral 100-200 entre 462 universidades de 76 países, com destaque para quatro ODS. No objetivo 17 (fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável) a UFABC ocupa a 64ª posição na lista geral, e a 1ª posição dentre as universidades brasileiras participantes. Esse resultado evidencia a preocupação da Universidade em identificar problemas e desenvolver políticas e estratégias de gestão.

Além disso, vale destacar ainda a conquista da 57ª posição  no ODS 8 (promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos), o que evidencia a preocupação da Universidade com seus alunos, servidores docentes e técnicos administrativos, na busca por inclusão social, igualdade e crescimento econômico.

Os resultados da UFABC no THE University Impact demonstram que, apesar das diferentes métricas e metodologias que os mais diversos rankings utilizam em suas análises, é fato que a UFABC tem evidenciado sua busca por espaço e excelência acadêmica. A métrica usada neste novo ranking mostra que os compromissos assumidos desde sua criação estão em acordo com as demandas sociais. Assim, a Universidade prioriza não somente a formação de profissionais qualificados nas áreas técnicas, mas também cidadãos do bem e preocupados com o desenvolvimento sustentável numa sociedade justa e inclusiva.