Página inicial > Notícias > Programa ESCALA 2024 - AUGM

Programa ESCALA 2024 - AUGM

Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 17:02 | Última Atualização: Terça, 03 Outubro 2023 17:05

oportunidades escala 2024

A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) é uma Rede de Universidades públicas, autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças nas estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços; características que as colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com certas perspectivas de viabilidade.

A UFABC é membro da AUGM desde o início de 2020.

No intuito de promover a cooperação e a integração das universidades que fazem parte da associação, com o objetivo de fomentar a construção de um espaço acadêmico regional, de caráter inovador, multiplicador e de integração acadêmica, a AUGM desenvolve anualmente o Programa ESCALA, entendido como a construção de um "Espaço Acadêmico Comum Ampliado Latino-Americano".

As oportunidades para mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pessoal administrativo para 2024, já estão disponíveis:

• Para estudantes de GraduaçãoVoltado para estudantes matriculados nos cursos graduação da UFABC, os participantes podem cursas disciplinas durante até 1 (um) semestre no ano acadêmico de 2024 na universidade parceira no exterior. Para o ano acadêmico de 2024, a UFABC está ofertando 11 (onze) vagas e as inscrições estão abertas até até as 15h do dia 16 de outubro de 2023Confira mais informações em ufabc.net.br/escalagrado2024.
  • Para estudantes de Pós-GraduaçãoVoltado para estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação stricto sensu, mestrado ou doutorado, da UFABC, os participantes podem realizar - em mobilidade - atividades de seu programa de estudo, ou de pesquisa. Para o ano acadêmico de 2024, a UFABC está ofertando 6 (seis) vagas e as inscrições estão abertas até até as 15h do dia 11 de outubro de 2023Confira mais informações em ufabc.net.br/escalaposgrado2024.
  • Para Docentes: Neste programa, há duas modalidades, destinadas tanto para docentes como menos de 10 (dez) anos de doutorado, considerado Docente Junior, quanto para docentes com mais de 10 (dez) anos de doutorado, considerando Docente Sênior, tendo como objetivos contribuir para o fortalecimento da capacidade docente, científica e tecnológica das Universidades da Associação, para a consolidação de massas críticas de pesquisadores em áreas estratégicas de interesse regional e para promover a cooperação interinstitucional entre as universidades AUGM, compartilhando as equipes de ensino e pesquisa das instituições participantes. Para o ano acadêmico de 2024, a UFABC está ofertando 7 (sete) vagas e as inscrições estão abertas até até as 15h do dia 23 de outubro de 2023Confira mais informações em ufabc.net.br/escaladocente2024.
  • Para Pessoal Administrativo: Este programa é destinado à equipe de gestão e administração da UFABC, seja para aqueles que cumprem tarefas de direção, planejamento, coordenação, organização ou assessoria e/ou administração, seja para todos os demais técnicos-administrativos, quem atuam em colaboração com as funções básicas da universidade e/ou em atividades de execução, avaliação e supervisão. O objetivo é contribuir para a formulação de políticas e planos de gestão e na elaboração e controle de programas e projetos destinados a concretizá-los. Para o ano acadêmico de 2024, a UFABC está ofertando 4 (quatro) vagas e as inscrições estão abertas até até as 15h do dia 11 de outubro de 2023. Confira mais informações em ufabc.net.br/escalagestores2024.

Todos estes programas preveem o trânsito de estudantes, professores e pessoal administrativo entre as universidades membro da associação, promovendo uma grande rede de parcerias e troca de conhecimentos na região. Por meio da convivência entre alunos, professores e pessoal administrativo das diferentes universidades e países, será promovido o intercâmbio acadêmico e cultural, o que proporcionará um melhor conhecimento dos diferentes sistemas de ensino superior da América Latina.

Participe!

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página, vemos sob um fundo roxo, elementos e figuras estilizadas nos cantos da imagem, nas cores lilás e branco. Ao centro vemos a logomarca da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), em destaque, juntamente com o título "Programa ESCALA 2024", na cor branca. No canto superior direito vemos as logomarcas da UFABC e da Assessoria de Relações Internacionais.