Página inicial > Notícias > Profº Dr. Gilberto Rodrigues participa do Programa ESCALA Docente na UNR, Argentina. Inscrições para a Edição de 2023 abertas até 31/10

Publicado: Terça, 18 Outubro 2022 12:15 | Última Atualização: Terça, 18 Outubro 2022 12:41

escala docente gilberto na unr

O Professor de Relações Internacionais da UFABC, Dr. Gilberto Marcos A. Rodrigues, realizou em Setembro de 2022 uma mobilidade docente na Universidade Nacional do Rosário (UNR), na Argentina, através do Programa ESCALA DOCENTE da AUGM, com o objetivo de promover a cooperação e integração regional das Universidades membros.

Recebido pelo Professor Diego Manuel Martín, da Faculdade de Ciências Políticas e Relações Internacionais da UNR, o Professor Gilberto ministrou a aula Política Exterior de Brasil en el período entreguerras, da Catedra de Historia de las Relaciones Internacionales da UNR, o Seminário Paradiplomacia y Cooperación Descentralizada en Brasil; e a aula aberta sobre Historia de las RRII de Brasil y Argentina: de adversários a sócios”, Catedra de Historia de las Relaciones Internacionales Latinoamericanas y Argentinas aos estudantes da UNR.

Além das atividades acadêmicas, o Prof. Gilberto realizou uma reunião com a Coordenadora da Licenciatura em Relações Internacionais, Profa. Sabrina Benedetto, e com a Profa. Maria del Huerto Romero, além de atividades externas como a Conferência Elecciones en Brasil y su impacto regional, realizada na Câmara Municipal de Villa Constitución, onde recebeu o título de Visitante de Destaque.

O programa ESCALA Docente tem o objetivo de intensificar as relações acadêmicas e impulsionar a apresentação de projetos conjuntos de pesquisa. Nesse sentido, em agosto de 2022 o Professor Gilberto Rodrigues recebeu na UFABC o Professor Diego Manuel Martín, também pelo Programa ESCALA Docente da AUGM.

Na visita à UFABC, o Professor Diego ministrou aulas na graduação e na pós-graduação, participou de discussões sobre o Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB), além de realizar reuniões com professores do BRI e com Lia Palm, Coordenadora de Agricultura e Segurança Alimentar.

O Programa ESCALA Docente fortaleceu o trabalho de ambos os professores, cuja mobilidade foi parte de um processo de intercâmbio e colaboração entre a UFABC e a UNR. As universidades estão em fase de negociação de um Acordo Específico, com previsão de formalização ainda 2022. Todas as ações visam o fortalecimento da internacionalização, vital para que Universidades de excelência avancem na ampliação do conhecimento, da inclusão social e da inovação em ensino e pesquisa.

As inscrições para a Edição de 2023 do Programa ESCALA Docente da AUGM estão abertas até 31/10/2022 para os (as) docentes da UFABC. Todos os requisitos, universidades participantes e auxílios fornecidos estão disponíveis no Edital simplificado do processo seletivo publicado pela Assessoria de Relações Internacionais.

escala docente diego na ufabc