Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para estágios na Secretaria do MERCOSUL, participe!

Inscrições abertas para estágios na Secretaria do MERCOSUL, participe!

Publicado: Quinta, 06 Julho 2023 12:12 | Última Atualização: Quinta, 06 Julho 2023 14:44

O Programa de Estágios da Secretaria do MERCOSUL 2023 (PESM) oferece uma oportunidade de capacitação, pesquisa e aquisição de experiência, em um órgão do MERCOSUL, com sede em Montevidéu. O PESM está dirigido a estudantes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, matriculados em cursos de graduação nas de instituições acadêmicas que tiverem assinado um convênio com a Secretaria do MERCOSUL, e, a UFABC como membro da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM),  poderá indicar até 03 estudantes. Os interessados deverão enviar os documentos até as 23h59 do dia 24/07/2023.

O programa oferece 10 vagas nas seguintes áreas: Setor de Normativa e Documentação – SND – Área de Documentação (2) e Área de Normativa (1), Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação – STIC (1), Unidade de Comunicação e Informação do MERCOSUL – UCIM (1), Unidade Técnica de Cooperação Internacional – UTCI (1), Unidade de Apoio CRPM (1) e Unidade Técnica FOCEM – UTF (3), conforme descrição de vagas disponível aqui.

O estágio será desenvolvido sob a modalidade presencial, na cidade de Montevidéu – Uruguai, e terá uma carga horária máxima de vinte (20) horas semanais e uma duração máxima de seis(6) meses, podendo ser prorrogado por uma única vez, com base nos mesmos Termos de Referência. A duração total do estágio não poderá exceder doze (12) meses.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR

- Ter um mínimo de 40 créditos em disciplinas aprovadas, sendo ao menos 28 créditos de disciplinas obrigatórias do Curso de Ingresso Interdisciplinar;

- Ter CR maior ou igual a 2,700 no momento da inscrição com a UFABC;

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ser maior de 18 anos;

- Estar regularmente matriculado em cursos de graduação correlatos com as vagas oferecidas;

- Ter conhecimento operativo de português e espanhol.

INSCRIÇÃO PRÉVIA

Os estudantes interessados em participar deverão enviar os documentos necessários - em formato pdf - à Assessoria de Relações Internacionais, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto "NOME_Documentos de inscrição para estágios na Secretaria do MERCOSUL" até as 23h59 do dia 24/07/2023. Os documentos necessários são:

- Histórico escolar atualizado emitido pela Central de Serviços, selecionando a opção "Serviços para Cursos de Graduação - PROGRAD;

- Formulário de solicitação de estágio;

- Curriculum vitae atualizado e assinado;

- Carta de apresentação de até 250 palavras contendo a breve trajetória acadêmica e objetivos profissionais.

- Documento de identidade (frente e verso).

INDICAÇÃO PELA UFABC

Após receber a documentação dos candidatos interessados, a Universidade Federal do ABC indicará os 03 candidatos com melhor CR (coeficiente de rendimento), enviando até 31 de julho de 2023, à área de Recursos Humanos (RH) da SM, a documentação dos candidatos pré-selecionados. A SM realizará a seleção no prazo de quinze (15) dias úteis posteriores ao encerramento, podendo optar entre uma ou mais das seguintes modalidades de avaliação: a) seleção de CV e carta de apresentação, b) entrevista, c) prova escrita.

As instituições acadêmicas não terão participação nesta instância, e a SM não terá compromisso de vaga por instituição acadêmica e o resultado do processo de seleção será inapelável. Os critérios de avaliação de cada modalidade serão informados oportunamente aos candidatos. Para consultas ou esclarecimento de dúvidas, o candidato deverá escrever ao seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acessar a página do Mercosul com mais informações sobre a oportunidade.