Página inicial > Notícias > Fique atualizado! Aprovada nova Resolução sobre Mobilidade Acadêmica Internacional!

Publicado: Quarta, 02 Outubro 2024 13:02 | Última Atualização: Quarta, 02 Outubro 2024 13:03

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) aprovou a Resolução nº 268/2024, deliberada pelo em sua IV sessão ordinária, que estabelece as normas para o cumprimento dos Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional para graduação. A nova resolução visa regulamentar e aprimorar a participação de estudantes da UFABC e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) em programas de mobilidade acadêmica, também conhecido como intercâmbio. Essa nova resolução revoga e substitui a Resolução ConsEPE nº 113/2011.

Dentre agumas das previsões estabelecidas na nova resolução, os estudantes da UFABC devem ter aprovado, no mínimo, 28 créditos em disciplinas obrigatórias para se qualificar. A mobilidade acadêmica poderá durar até seis quadrimestres letivos, consecutivos ou não. A resolução também prevê o acompanhamento dos estudantes em mobilidade por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e dos Agentes de Internacionalização, prevendo a supervisão acadêmica e a manutenção do vínculo com suas instituições de origem. Além disso, os alunos poderão realizar estágios durante o intercâmbio, desde que atendam às exigências legais e administrativas da UFABC e da instituição de destino.

Além da resolução de mobilidade acadêmica internacional, o ConsEPE também aprovou uma nova resolução para a Mobilidade Acadêmica Nacional. Agora sob a gestão da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), essa nova norma visa otimizar o intercâmbio de estudantes entre instituições brasileiras, facilitando a troca de conhecimentos e experiências dentro do território nacional.

Para mais informações, acesse e leia as novas resoluções na íntegra:

Resolução Consepe nº 268: Estabelece as normas para o cumprimento dos termos dos Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional para Graduação.

Resolução ConsEPE nº 267: Estabelece normas para as situações de Mobilidade Acadêmica Nacional de alunos de graduação, revoga e substitui a Resolução ConsEP n° 54/2010, as Resoluções ConsEPE n° 111/2011 e n ° 113/2011 e dá outras providências