Página inicial > Notícias > Estudantes da UFABC participam da Jornada de Jovens Pesquisadores, em Sucre, Bolívia

Publicado: Quarta, 28 Setembro 2022 11:57 | Última Atualização: Quarta, 28 Setembro 2022 12:16

UFABC é representada por 11 estudantes em evento internacional

jornada

No início de setembro, representada por 11 estudantes, a Universidade Federal do ABC participou da XXIX Jornada de Jovens Pesquisadores (JJI) realizada na Universidade Mayor, Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, fundada há mais de 400 anos e localizada na cidade de Sucre, na Bolívia.

O evento foi promovido pela Asociación de Universidades Grupo de Montevideo (AUGM) - da qual a UFABC é universidade membro associado desde 2020 - e foi realizado sob a temática Generación de Conocimiento con Integración Científica, Académica, Tecnológica y Cultural para la Justicia, la Libertad Y el Bienestar de nuestros pueblos. Os trabalhos de pesquisa foram separados em 4 grandes eixos temáticos: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências da Vida e Eixo interdisciplinar, totalizando 34 subáreas de temas específicos.

Foi a primeira participação internacional da UFABC na JJI, que selecionou os estudantes por meio de edital específico da Assessoria de Relações Internacionais. Foram 4 estudantes de graduação e 7 estudantes de pós-graduação que apresentaram projetos de pesquisa sobre gênero, ciências políticas e sociais, educação para a integração, desenvolvimento regional, extensão universitária, desenvolvimento da nanociência, ciências políticas e sociais, sustentabilidade, desenvolvimento de conhecimento para a integração científica, e ciência, tecnologia e inovação.

A JJI tem por objetivo estimular, desde cedo, o relacionamento entre jovens pesquisadores de países da América Latina, promovendo o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas, facilitando a formação de grupos regionais de pesquisa científica e cumprindo uma das prioridades da AUGM: a formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da região.

Além da experiência obtida através das apresentações orais dos projetos de pesquisa, os estudantes puderam assistir workshops e participar de eventos de networking, tendo ainda a oportunidade de conhecer a cultura e a história da cidade, extremamente ricas, e também de estreitar laços tanto acadêmicos quanto pessoais com os outros participantes. Todos os estudantes terão seus trabalhos publicados digitalmente contendo o Número Internacional Padrão de Séries (ISSN) ou com o Número Padrão Internacional de Livros (ISBN).

Estudante Amanda Yumi A. Oku recebe prêmio de destaque

Com o projeto intitulado “Uso de espectroscopia funcional por cuasi-infrarrojos (fNIRS) para evaluación del compromiso de los estudiantes”, a estudante de doutorado Amanda Yumi A. Oku recebeu um prêmio de destaque na cerimônia de encerramento do evento.

O congresso foi uma experiência completamente diferente de tudo que já vivenciei. No começo eu estranhei devido à infinidade de temas de diversas áreas do conhecimento, o que é nada usual em congressos científicos. Depois vi que o objetivo era exatamente esse: colocar-nos em contato com diversas áreas de pesquisa e entender como cada uma delas é responsável pela transformação na sociedade. A diversidade cultural de diversos países enriqueceu muito nossa forma de analisar diversos contextos sociais. Realmente eu voltei outra pessoa de Sucre. Quanto ao prêmio, eu realmente fiquei surpresa pois é uma área em que tenho muito carinho e foi sofrido coletar dados e fazer análise em meio a pandemia. Foi muito gratificante conhecer tanta gente interessada no meu trabalho e ter contato com docentes de outros países. Quem sabe uma parceria não está por vir? (...)”

Expectativas para a JJI de 2023

Em breve, a AUGM divulgará a Universidade sede do evento de 2023, do qual a UFABC pretende participar novamente através da representação de estudantes bolsistas de IC - Iniciação Científica e também de estudantes de pós-graduação. Todas as informações sobre a JJI e os trabalhos apresentados nas edições anteriores estão disponíveis na página da Associação.