Página inicial > Notícias > Escritório de Relações Internacionais do Instituto de Tecnologia de Shibaura, no Japão, visita a UFABC

Publicado: Sexta, 30 Agosto 2019 17:58 | Última Atualização: Sexta, 30 Agosto 2019 18:30
Da esquerda para a direita: Dalmo Mandelli, Assessor de RI da UFABC, Sr. Murata, Aluna da UFABC Maria Clara e Sr. Yamaguchi

Na última quinta-feira, 29 de agosto de 2019, a Assessoria de Relações Internacionais recebeu a visita do Instituto de Tecnologia de Shibaura,  parceiro internacional da UFABC de grande notoriedade, fundado em 1927 e que atualmente possui três campi localizados nas cidades de Tóquio e Saitama. Estavam presentes o Sr. Yamaguchi Satoshi, da Divisão de Iniciativas Globais do SIT e o Sr. Murata, Gerente da Seção de Iniciativas para Programas Internacionais.

Marcando o início da visita, os convidados participaram de uma reunião com a Assessoria de Relações Internacionais, em que foram compartilhadas as ações, projetos e planejamento de cada IES na busca pela internacionalização e atração de estudantes estrangeiros. Seguindo a programação, os representantes do SIT apresentaram a Universidade japonesa à comunidade acadêmica da UFABC, falando sobre os programas de Graduação e Pós-graduação, das dezenas de disciplinas ofertadas em inglês e das atividades e projetos voltados aos mais de 1.000 alunos internacionais, como o SISA, o Global Dormitory Project e o International Communication Project.

Posteriormente, a aluna de excelência da UFABC do curso de Engenharia Biomédica, Maria Clara Assay Sarem, fez uma apresentação falando sobre sua Mobilidade Acadêmica na Shibaura. Ela foi para o Japão em Setembro de 2018 e passou um ano no país em Mobilidade Acadêmica. Além de cursar disciplinas no SIT, ela participou das atividades do SISA e de tarefas em laboratórios. Maria Clara falou também sobre o seu dia a dia na Universidade e sobre os principais aspectos da cultura e costumes japoneses.