Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Escola Virtual de Inverno – AUGM – Comitê de Ciências Políticas e Sociais
Início do conteúdo da página

Escola Virtual de Inverno – AUGM – Comitê de Ciências Políticas e Sociais

Publicado: Quarta, 19 Junho 2024 16:19 | Última Atualização: Quinta, 20 Junho 2024 09:42

escola de inverno augm2024

 

Após a realização de uma Escola de Verão pela Universidade Nacional de Rosário (UNR) em março de 2020 e uma Escola de Inverno pela UNS e USACH em agosto de 2021, e tomando como exemplo e inspiração essas duas experiências anteriores bem-sucedidas, a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Nacional do Sul (UNS) propõem retomar essa importante iniciativa da Escola de Verão / Inverno do Comitê de Ciências Políticas e Sociais da AUGM com uma proposta de Escola de Inverno sobre Democracia na América Latina: Problemas e desafios contemporâneos.

Entre as décadas de 1980 e 1990, em um cenário marcado pela "globalização", a América Latina conseguiu empreender um processo de redemocratização após a superação de regimes políticos autoritários, emoldurados pelo conflito da Guerra Fria, processo que teve impactos positivos para as sociedades da região e para a inserção internacional da região. Apesar dos enormes desafios enfrentados pelas sociedades latino-americanas em seu retorno à democracia política, os indicadores de proteção e promoção dos direitos humanos e da participação sociopolítica avançaram significativamente em nível estatal e por meio de diferentes processos de integração regional.

Entretanto, com o avanço do século XXI, diante dos limites e das contradições de um mundo "global", a crise da representação política se aprofundou, em parte devido à crise dos governos de esquerda em geral. Embora as novas tecnologias digitais e as redes sociais tenham trazido consigo novas dinâmicas de participação e mobilização social, suas consequências não foram necessariamente favoráveis à promoção e à defesa da democracia. Nesse sentido, o surgimento de uma extrema direita que utiliza a esfera pública para se impor - mesmo em detrimento das instituições democráticas - colocou em risco o legado da redemocratização e as conquistas baseadas nas lutas populares pela defesa da igualdade, da justiça social, da liberdade e da solidariedade. Nesse cenário, em que o nacionalismo volta a ser a bandeira de partidos e grupos em determinados espaços e o liberalismo mercantilista avança em outros, a integração latino-americana tem sofrido ataques sistemáticos, enquanto os direitos das minorias e dos grupos vulneráveis estão ameaçados. A radicalização da polarização política revela, portanto, um campo de disputa pela democracia - sua própria ideia, seu conteúdo e sua existência em seus cânones liberais – passando a ser dependente do grupo político que governa.

Com base no exposto, esta Escola Virtual de Inverno da AUGM, Democracia na América Latina: Problemas e Desafios Contemporâneos, co-organizada pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pela Universidade Nacional do Sul (UNS), é proposta como um programa intensivo que visa proporcionar uma oportunidade acadêmico-cultural para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e o público em geral se encontrarem e trocarem ideias. O objetivo final é oferecer um espaço teórico e aplicado a partir do qual se possa analisar o papel das ciências sociais e políticas na abordagem da democracia na América Latina, particularmente nos âmbitos local, nacional, regional e transnacional e a partir de diferentes perspectivas que incorporem a afirmação de gênero e as matrizes do pensamento regional e do Sul Global. A partir desse enfoque, a Escola se propõe a gerar um espaço acadêmico interdisciplinar comum que contribua tanto para a construção quanto para a análise dos processos de vinculação regional e internacionalização das Universidades do grupo AUGM.

 

OBJETIVOS 

  • Problematizar a abordagem da democracia como uma categoria analítica específica das Ciências Políticas e Sociais;
  • Promover uma análise interdisciplinar da realidade política da América Latina;
  • Incentivar a territorialização dos estudos políticos e refletir sobre a democracia em escala local, nacional e transnacional a partir de um Sul Global e da América Latina em particular;
  • Identificar os problemas de "nossa" realidade contemporânea;
  • Promover a inter-relação analítica entre as Ciências Políticas e Sociais e as Artes (Cinema, Música, Literatura, Poesia, Artes Plásticas etc.) sobre o tema da Democracia na região;
  • Gerar diálogos entre a pesquisa universitária de graduação e pós-graduação sobre a democracia do ponto de vista político e sociocultural;
  • Motivar a criação de novas redes que envolvam a diversidade de atores da sociedade civil na análise e transformação da realidade local/nacional/transnacional.

 

TEMAS

  • Existe uma crise da democracia?
  • Tendências teórico-metodológicas contemporâneas na Ciência Política;
  • Insônia latino-americana: a im/possibilidade da utopia;
  • Democracia e política externa;
  • Democracia e gênero;
  • Democracia e Memória - Reparação de arquivos e registros de vítimas de terrorismo de Estado na ONU;
  • Democracia e desenvolvimento;
  • Palestra de encerramento: Democracia e regionalismo na América Latina;
  • Mesa Redonda sobre Artes e Democracia na América Latina;
  • Atividades externas para os participantes: Participação/Análise de Cinema, Teatro, Música, Literatura, Poesia, Artes Plásticas como manifestação de protesto, defesa e promoção da democracia na região.

 

DOCENTES PARTICIPANTES

  • Alfredo Gugliano (UFRGS)
  • Augusto Clemente ((UFPR)
  • Cesar Ross (USACH)
  • Claudio Gallegos (UNS)
  • Dawisson Belém Lopes (UFMG)
  • Fernanda Cardoso (UFABC)
  • Gilberto M. A. Rodrigues (UFABC)
  • Silvina Jensen, Lorena Montero y Ana Inés Seitz (UNS)
  • Monica Hirst (Universidad Torcuato di Tella)
  • Representación - Fundación Servicio Paz y Justicia de Argentina (SERPAJ)
  • Rodrigo Horochovski (UFPR)
  • Rosana Soares Campos (UFSM)
  • Silvia T. Alvarez (UNS)
  • Vicente Gastón Mutti (UNR)

QUANDO VAI ACONTECER?

A Escola Virtual de Inverno da AUGMDemocracia na América Latina: Problemas e Desafios Contemporâneos, acontecerá de maneira totalmente virtual entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2024, nos seguintes horários:

  • Segunda a sexta-feira - Tarde: 14:00-16:00 / 16:00-18:00 (Horário de São Paulo/Buenos Aires)

  • Sábado - Manhã: 10:00-12:00 (Horário de São Paulo/Buenos Aires)

    (Haverá um pequeno intervalo entre as sessões)

.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Será condição para a obtenção do certificado participar de 4 (quatro) dias inteiros da Escola (ou o equivalente a oito sessões de duas horas cada) e responder ao questionário sobre "Arte, Cultura e Democracia" que será enviado aos participantes durante o curso da Escola.

Os certificados estarão disponíveis on-line em até 30 dias após a última sessão da Escola.

 

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

Os organizadores da Escola Virtual de Inverno AUGM - 2024 selecionarão os participantes com base nas informações contidas no formulário de inscrição. As vagas são limitadas. A prioridade será dada às universidades membros da AUGM.

A participação está aberta a professores, alunos, técnicos-administrativos, pesquisadores e ao público em geral interessado no assunto.

Não será exigido nenhum certificado de proficiência no idioma, mas é recomendável que o candidato tenha um conhecimento básico dos idiomas para poder acompanhar o curso.

 

INSCRIÇÕES E RESULTADO

As inscrições serão realizadas entre até o dia 12 de julho de 2024, por meio de um formulário on-line (em espanhol e português), disponível no link abaixo:

 

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição!

 

Os candidatos aprovados serão notificados por meio do endereço de e-mail informado no momento da inscrição, e o resultado será disponibilizado no site da ARI (https://ri.ufabc.edu.br/).

 

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo, sob um fundo predominantemente azul marinho, vemos, no canto superior à esquerda, o título "ESCUELA VIRTUAL DE INVIERNO AUGM, COMITÉ CIÊNCIAS POLÍTICAS Y SOCIALES", nas cores laranja, branco e amarelo. Ao centro, vemos o título 'DEMOCRACIA EN AMÉRICA LATINA: PROBLEMAS Y DESAFÍOS CONTEMPORÁNEOS", "29 JULIO - 3 AGOSTO 2024", "CURSO GRATUITO", nas cores amarelo, branco e verde, respectivamente. No canto superior direito, sob um destaque na cor branca, lemos "Universidade Federal do ABC (UFABC)", "Universidad Nacional del Sur (UNS)" e "Brasil-Argentina". Ao centro e na parte inferior da imagem, vemos em uma caixa de destaque amarela "INSCRIPCIONES", e, logo abaixo, "27 MAYO - 12 JULIO, 2024", além das logomarcas da UNS, da AUGM e da UFABC, e um cÍrculo onde se vê um desenho artístico representando o mapa da América Latina, com algumas estrelas, em diferentes cores, saindo dele.

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página