Página inicial > Notícias > Inscrições abertas até 04/10: UFABC e Birzeit University realizam curso sobre a História da Palestina

Publicado: Terça, 01 Outubro 2024 16:19 | Última Atualização: Quarta, 02 Outubro 2024 10:09

curso university of birzeit divulgacao

Estão abertas as inscrições para o curso "História, sociologia, cultura e resistência da Palestina", fruto da celebração do acordo de cooperação científica e cultural firmado em setembro de 2024 entre a UFABC e a Birzeit University. O curso será ministrado integralmente em língua inglesa.

A escalada de violência contra o povo palestino tem fomentado debates entre estudantes e docentes de diversos cursos e projetos da UFABC, particularmente no Bacharelado em Relações Internacionais (BRI), no Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB), no Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI) e nos Programas de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM) e em Relações Internacionais (PRI).

Na busca por formas efetivas de solidariedade à causa palestina, surgiu a ideia de estabelecer laços de cooperação acadêmica e científica entre a UFABC e uma universidade palestina. O objetivo é unir esforços no combate à violência que, nos territórios palestinos ocupados, também afeta os setores de educação e pesquisa, por meio do diálogo e da colaboração em diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, foi criado o presente curso, com o intuito de promover esse intercâmbio acadêmico-científico no estudo da história, sociologia, cultura e resistência da Palestina, que será ministrado por docentes da nova universidade parceira da UFABC, a Universidade de Birzeit.

O curso é organizado pelo Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI) da UFABC e pela Universidade de Birzeit. Além disso, conta com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), do Bacharelado em Relações Internacionais (BRI), do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI), do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB), do Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI), do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM), do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas (CACE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

PÚBLICO ALVO:

A participação no curso está aberta a docentes, estudantes, técnicos-administrativos, pesquisadores e ao público externo em geral interessado no tema.

TEMAS E DOCENTES PARTICIPANTES:

Aula 1

General presentation of the course

History of the University of Birzeit and present situation

What changed since October 2023

Abertura com os Professores da UFABC Giorgio Romano Schutte,

Mohammed Nadir e Dalmo Mandelli (Assessor de Relações Internacionais).

Professores Najat Abdelhaq e Aboud Hamayel da Birzeit University

Aula 2

History of Palestine till 1935 (History of Palestine – part I)

Professor Munir Fakher Eldin

Aula 3

History of Palestine from the Arab Revolt till the Intifidah (dez/1987)

(History of Palestine, Part II)

Professor Salim Tamari

Aula 4

From Oslo to the present (History of Palestine – Part III)

Aula 5

Sociology of the Palestinian society

Professor Alaa Alazzeh

Aula 6

Palestinian women

Professores Lena Meari, Rania Jawad e Samia Botmeh

Aula 7

Palestinian culture

Professor Lamees Abbas
    Aula 8

Perspective of resistance and international solidarity

Professor Sundos Hammad

QUANDO VAI ACONTECER?

O curso "História, sociologia, cultura e resistência da Palestina" acontecerá de maneira totalmente virtual nos dias 08, 10, 15 e 17 de outubro, e dias 12, 14, 19 e 21 de novembro no seguinte horário:

• das 13:00 às 15:00 (GMT-3, Horário de Brasilia)

INSCRIÇÃO E CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

Para participar, os interessados deverão preencher corretamente o formulário de inscrição até o dia 04 de outubro de 2024 às 23h59: .

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição!

Não será exigido nenhum certificado de proficiência em inglês, mas é recomendável que o candidato tenha conhecimento básico do idioma para poder acompanhar o curso. Não haverá a tradução simultânea do curso para o português.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Será fornecido certificado de participação àqueles que participarem de pelo menos 75% das atividades.

RESULTADO

O candidato inscrito receberá um e-mail de confirmação logo após o preechimento do formulário de inscrição. O e-mail conterá o link de acesso às aulas. Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo, o fundo da imagem mostra uma paisagem panorâmica com construções em uma área montanhosa, provavelmente representando a região da Palestina, com várias árvores e um céu parcialmente nublado. Pássaros pretos estão espalhados pela imagem. Os logotipos da UFABC e da Birzeit University estão posicionados na parte superior, sobre um fundo amarelo. A cor predominante do texto é preto, com destaque em amarelo para o curso e datas. Na parte inferior, está escrito "ONLINE COURSE | OCTOBER-NOVEMBER 2024", indicando que o curso será realizado online.