Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 1ª Chamada de Bolsas - Colegiado Doutoral Tordesilhas de Psicologia da Educação
Início do conteúdo da página

1ª Chamada de Bolsas - Colegiado Doutoral Tordesilhas de Psicologia da Educação

Publicado: Quarta, 19 Março 2025 16:19 | Última Atualização: Quarta, 19 Março 2025 16:22
imagem sem descrição.

O Colegiado Doutoral Tordesilhas de Psicologia da Educação (CDT-PE) foi criado em 2023 pelo Comitê de Coordenação do Grupo Tordesilhas, visando criar e desenvolver a colaboração acadêmico-científica entre equipes de pesquisa ou departamentos, bem como facilitar a mobilidade de seus estudantes e professores.

O CTD-PE é composto pelas seguintes universidades: pela Espanha, a Universidade de Barcelona; por Portugal, a Universidade do Porto; e pelo Brasil, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal do ABC, a Universidade Estadual Paulista, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Piauí.

Neste contexto, o Colegiado Doutoral Tordesilhas de Psicologia da Educação e a Universidade de Barcelona tornam pública a presente chamada de bolsas de mobilidade para realizar estágios formativos de pesquisa em qualquer uma das universidades pertencentes ao CDT-PE, de julho a dezembro de 2025.

Elegibilidade

Poderão concorrer a estas bolsas os candidatos que cumpram os seguintes requisitos:

  • Ser estudante de doutorado matriculado(a) em qualquer um dos programas de doutorado das universidades membras do CDT-PE;
  • Ter a orientação de uma das pesquisadoras que fazem parte do convênio do CDT-PE (os/as candidatos/as devem entrar em contato com os programas de pós-graduação participantes para se informar sobre as pesquisadoras que fazem parte do convênio assinado).

Informações da Bolsa

As bolsas terão como finalidade a realização de uma estadia de pesquisa de um mês para trabalhar em projetos de colaboração de pesquisa liderados por uma das pesquisadoras que fazem parte do CDT-PE, em um país diferente do(a) solicitante. Esta atividade de pesquisa e formação será reconhecida tanto na universidade de origem quanto na de destino.

Dotação financeira: Nesta convocatória do CDT-PE o valor total é de oito mil euros. Os candidatos devem apresentar e justificar os seus planos de trabalhos, com um orçamento máximo de até 3.000€. É oferecida uma bolsa de estudos para um estudante de uma universidade no Brasil, uma bolsa de estudos para um estudante de uma universidade espanhola (UB) e uma bolsa de estudos para um estudante de uma universidade portuguesa (U de Porto). Se não houver nenhum candidato de nenhum desses três países, dois estudantes do mesmo país ou universidade podem receber bolsas de estudo. Essas ajudas contribuirão para cobrir os gastos com viagem, hospedagem e alimentação durante o mês de estadia.

Instrução do processo: A organização do processo de mobilidade dos estudantes será responsabilidade da universidade onde estão matriculados, juntamente com o departamento de relações internacionais da instituição de acolhimento (com o formato que tiver em cada uma delas) e a Secretaria Técnica do Grupo Tordesilhas.

Documentação exigida para candidatura

  1. Carta de motivação para participar do projeto, indicando a universidade de destino.
  2. Cópia do passaporte ou documento nacional de identidade.
  3. Curriculum Vitae para candidatos espanhóis e portugueses ou Currículo Lattes para candidatos brasileiros. Em todos os casos, os CVs devem incluir as seções habituais (dados pessoais do/a candidato/a, formação acadêmica, trajetória de pesquisa, trajetória profissional, bolsas e prêmios recebidos, estadias, apresentações em congressos e publicações).
  4. Apresentação de um Plano de Trabalho ou atividades a serem realizadas: objetivos, atividades organizadas em formato de cronograma e orçamento detalhado (viagem, aluguel de apartamento/residência, manutenção) (máximo de 3 páginas).
  5. Carta de permissão para a mobilidade assinada pelo/a orientador/a, tutor/a ou diretor/a do departamento de origem.
  6. Carta de aceitação do/a orientador/a, tutor/a ou diretor/a do departamento de destino.
  7. Documento que comprove que o/a candidato/a está matriculado/a em um programa de doutorado de uma universidade membro do CDT-PE.

Submissão de candidatura

Serão aceitas candidaturas enviadas de 15 de março a 22 de abril de 2025. As solicitações devem acompanhar a documentação exigida e o plano de trabalho (e atividades a serem realizadas). Tudo pode ser preenchido tanto em espanhol quanto em português e ser enviado ao email da coordenação do CDT-PE, com a Secretaria Técnica do Grupo Tordesilhas em cópia.

Confira o Edital com informações e instruções detalhadas!

Datas importantes

  • Publicação da chamada: 15 de março
  • Envio de candidaturas: de 15 de março de 2025 a 22 de abril de 2025
  • Decisão provisória: 5 de maio
  • Período para reclamações: de 6 a 10 de maio
  • Resolução final: 20 de maio

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página