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Soka University of America, EUA: processo seletivo 2022-2023

Status do edital: Encerrado

A Assessoria de Relações Internacionais informa que está aberto o edital para seleção e recomendação de 05 estudantes de graduação para o programa de mobilidade estudantil internacional na Soka University of America (SUA), Instituição de Ensino Superior parceira da UFABC, entre Setembro e Dezembro de 2022 ou entre Fevereiro e Maio de 2023.

Os estudantes selecionados pela SUA estarão isentos das taxas acadêmicas semestrais, conforme determinado pela IES de destino, além de serem contemplados com passagem de ida e volta para o Brasil e seguro; e acomodação e alimentação nas dependências do Campus da Soka University of America.

Regras e Inscrição:

Todos os requisitos, exigências, direitos e obrigações necessários para participar, assim como o link para acessar o formulário de inscrição, estão disponíveis neste Edital de seleção. Leia-o atentamento antes de realizar sua inscrição! 

Vagas Disponíveis:

As 5 (cinco) vagas para a seleção e recomendação pela UFABC de estudantes de graduação para participação no programa de mobilidade estudantil internacional na SUA serão distribuídas da seguinte forma:

a. 2 (duas) vagas para estudantes regularmente matriculados ou que possuam reserva de vaga no Bacharelado em Relações Internacionais;

b. 2 (duas) vagas para estudantes regularmente matriculados que recebam quaisquer tipos de bolsas ou auxílio socioeconômicos pela UFABC;

c. 1 (uma) vaga para estudantes em geral regularmente matriculados.

Cronograma:

Inscrições

Até às 11h do dia 21/02/2022

Divulgação da lista de candidatos selecionados a serem recomendados pela UFABC

Até às 12h do dia 25/02/2022

Entrevista online dos candidatos selecionados com os representantes da SUA

De 03/03/2022 até dia 10/03/2022

Apresentação de teste de proficiência que comprove a proficiência B2 em inglês

Até dia 22/03/2022

Nomeação dos finalistas pela SUA e publicação do resultado final pela ARI

Até dia 16/03/2022

Início das atividades

Conforme calendário acadêmico da universidade de destino

 

Perguntas frequentes:

1 - Para efeitos de seleção neste edital, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Sim. 

2 - Meu CP será superior a 0,900 após o QS, mesmo assim poderei participar do Edital?

Caso o CP do curso específico ultrapasse o limite estabelecido no Edital, o candidato não estará elegível para realizar a mobilidade acadêmica.

No entanto, o candidato poderá concorrer por outros cursos, caso possua a intenção de cursa-lo, ou possua matrícula/reserva de vaga. Neste caso, candidatos do BRI que possuam CP acima de 0,900 poderão concorrer no Edital por outros cursos, desde que não seja para as vagas específicas do BRI (pois já estarão inelegíveis).

3 - Bolsistas de monitoria/IC podem concorrer às vagas para estudantes que recebam bolsa ou auxílio econômico pela UFABC?

Poderão concorrer às vagas como ampla concorrência.

4 - E como eu aproveito o que cursarei nesta mobilidade em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

5 - É necessário imprimir a carta de apresentação e motivação em inglês assina-la e então escanea-la para enviar, ou existe a possibilidade de adicionar alguma assinatura digital?

A carta pode ser tanto feita a mão, desde que todas as informações estejam legíveis, quanto escrita digitalmente. A assinatura também pode ser no formato digital, podendo inclusive ser incluída a partir de uma imagem, se o candidato preferir não imprimir o documento (sugestão: o Foxit Reader é gratuito e permite a assinatura de documentos).

6 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

7 - Possuo outro certificado de proficiência em língua inglesa que não está descrito no Edital. Posso utiliza-lo para me inscrever?

Não. Infelizmente, somente serão aceitos os certificados descritos e que tenham pontuação igual ou superior ao delimitado pelo Edital.

No entanto, o prazo para submissão do comprovante de proficiência é até 22/03/2021, data posterior à divulgação dos 5 selecionados que realizarão as entrevistas com a Comissão da SUA. Como as provas de proficiência descritas no edital oferecem seus resultados de 2 a 9 dias úteis após a realização, recomendamos que os candidatos que não possuam um dos certificados de proficiência descritos no edital aguardem o resultado preliminar para que possam realizar a prova de proficiência (e também o seu pagamento) somente caso sejam selecionados. 

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