Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Processo seletivo para o Programa Seoul International Summer School 2022

Processo seletivo para o Programa Seoul International Summer School 2022

Status do edital: Encerrado

A Universidade Federal do ABC, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, informa que está aberta a chamada simplificada para inscrições para a seleção de 1 estudante de graduação para participação no Programa Seoul International Summer School, na instituição parceira University of Seoul, Coreia do Sul, com período de estudos de 26 de junho de 2022 a 23 de julho de 2022.

Leia a chamada por completo e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

Chamada SimplificadaSeoul International Summer School

Folheto Informativo (Anexo I)

Público-alvo:

- ser estudante de graduação da UFABC regularmente matriculado(a);

- possuir pelo menos 28 créditos em disciplinas obrigatórias aprovadas;

- possuir nível de conhecimento e proficiência da língua inglesa necessário para desenvolvimento das atividades.

Vagas disponíveis:

- 1 vagas para estudantes regularmente matriculados em programas de graduação da UFABC.

Documentos necessários:

- Atestado de matrícula atualizado.

Benefícios:

- Isenção das taxas acadêmicas, taxa de matrícula, taxas de atividades culturais e viagens organizadas pela Universidade de Seoul

- Possibilidade de cursar até 8 (oito) créditos da UoS nas áreas de língua coreana, estudos internacionais, e/ou de ciência esportiva.

Cronograma:

Até às 9h00 do dia 12/04/2022

Divulgação do resultado

13/04/2022

Prazo para desistência

20/04/2022

Prazo para submissão de informações à UoS pelo candidato

30/04/2022

Período de estudos

26/06/2022 a 23/07/2022

Perguntas frequentes:

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

2 - Não possuo certificado de proficiência em língua inglesa. Posso me inscrever mesmo assim?

Sim. Não será obrigatória a apresentação de certificado de proficiência, apenas a declaração do candidato de que possui domínio sólido da língua inglesa e condições necessárias para desenvolver as atividades do programa neste idioma será o suficiente. É importante que o candidato faça tal declaração de forma verdadeira, uma vez que todos os conteúdos do programa serão ministrados em inglês.

3 - Para efeitos de seleção nesta chamada, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Sim.

4 - Como eu aproveito os créditos obtidos neste programa em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

5 - Caso eu participe desta mobilidade, eu perderia a minha prioridade em processos de mobilidade futuros?

Apesar de ser uma mobilidade de curto prazo, o período de mobilidade será lançado no seu histórico. Isto significa que você se enquadraria como participante de mobilidades anteriores caso se inscreva em outras mobilidades no futuro. Este é um critério de classificação nos nossos editais. Não te impediria de participar, mas outras pessoas que não participaram anteriormente teriam prioridade nas vagas disponíveis.

6 - Eu precisarei de visto para a minha viagem caso participe deste programa?

De acordo com o site do governo sulcoerano, para visitas de brasileiros com duração de menos de 90 dias não é necessário visto. Fonte: https://www.visa.go.kr/openPage.do?MENU_ID=10101

7 - Posso exercer alguma atividade remunerada na Coreia do Sul enquanto participo do programa?

Não, o programa tem duração integral. Alguns dias as aulas serão o dia todo, conforme planejamento da Escola de Verao. Além disso, a entrada para visitas curtas (sem visto) não possibilita aos visitantes exercerem atividades remuneradas.