Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Processo seletivo para o Programa Seoul International Summer School 2021
Início do conteúdo da página

Processo seletivo para o Programa Seoul International Summer School 2021

Status do edital: Em andamento

A Universidade Federal do ABC, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, informa que está aberta a chamada simplificada para inscrições para a seleção de 2 estudantes de graduação para participação no Programa Seoul International Summer School, na instituição parceira University of Seoul, Coreia do Sul, com período de estudos de 22 de junho de 2021 a 16 de julho de 2021.

Leia a chamada por completo e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

Chamada Simplificada - Seoul International Summer School e Anexo I

Divulgação da lista de Classificação dos Candidatos Selecionados

 Público-alvo:

- ser estudante de graduação da UFABC regularmente matriculado(a);

- possuir CR maior ou igual a 2,700, sem arredondamentos;

- possuir pelo menos 28 créditos em disciplinas obrigatórias aprovadas;

- possuir nível de conhecimento e proficiência da língua inglesa necessário para desenvolvimento das atividades.

Vagas disponíveis:

- 2 vagas para estudantes regularmente matriculados em programas de graduação da UFABC.

Documentos necessários:

- Atestado de matrícula atualizado.

Benefícios:

- Isenção das taxas acadêmicas;

- Possibilidade de cursar de forma online até 6 (seis) créditos da UoS nas áreas de língua coreana, estudos internacionais, e/ou de ciência esportiva.

Cronograma:

Inscrições

06/04/2021 a 14/04/2021 às 09h00

Divulgação do resultado

Até 15/04/2021

Prazo para desistência

25/04/2021

Prazo para submissão de informações à UoS pelo candidato

30/04/2021

Período de estudos

22/06/2021 a 16/07/2021

Perguntas frequentes:

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

2 - Não possuo certificado de proficiência em língua inglesa. Posso me inscrever mesmo assim?

Sim. Não será obrigatória a apresentação de certificado de proficiência, apenas a declaração do candidato de que possui domínio sólido da língua inglesa e condições necessárias para desenvolver as atividades do programa neste idioma será o suficiente. É importante que o candidato faça tal declaração de forma verdadeira, uma vez que todos os conteúdos do programa serão ministrados em inglês.

3 - Para efeitos de seleção nesta chamada, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Conforme a resolução do ConsEPE nº 240, os índices obtidos durante o QS não serão considerados para fins de classificação e seleção.

No entanto, para a participação na chamada, os alunos que atenderem aos critérios de elegibilidade, considerando os coeficientes atualizados (ou seja, considerando o QS), estarão aptos para se inscreverem.

4 - Como devo saber os meus coeficientes anteriores às disciplinas realizadas no período do QS?

Para preencher o formulário de inscrição, os candidatos devem usar como base os valores atualizados que constam no Portal do Aluno para comprovação de elegibilidade. A Assessoria de Relações Internacionais fará a conferência dos coeficientes desconsiderando o QS, através do sistema, no momento da classificação dos candidatos.

Para os candidatos que tiverem interesse, o cálculo dos coeficientes é estabelecido de acordo com a Resolução ConsEPE nº 147.

O cálculo do CR é: CR=[∑i(Ni x Ci)]/[∑i(Ci)], em que Ci coresponde ao número de créditos aprovados e Ni o valor do conceito obtido em cada disciplina (A=4; B=3; C=2; D=1; F ou O=0).

O cálculo do CP é:resolucao-147_formula-3 

resolucao-147_formulas

5 - E como eu aproveito os créditos obtidos neste programa em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

6 - Se eu participar de um programa que oferece cursos online em uma universidade parceira, eu terei menor prioridade nas seleções para a mobilidade presencial?

Não. Os programas de mobilidade virtual e/ou que oferecem cursos de maneira totalmente online não possuem a necessidade de deslocamento físico do aluno para a região da universidade parceira, e portanto não há a necessidade de realizar o afastamento por mobilidade. Desta forma, por não haver uma imersão completa do aluno no programa de mobilidade, este não será considerado como um aluno que já realizou uma mobilidade acadêmica anteriormente para fins de seleção dos editais da ARI. A menor prioridade que é prevista nas seleções é para que mais alunos tenham a oportunidade de vivênciar uma experiência internacional, o que não é exatamente o caso das mobilidades virtuais, e por isso os que nunca realizaram a mobilidade presencial poderiam ser selecionados pela ordem de classificação.

7 - Por ser um curso online, eu posso continuar cursando as disciplinas da UFABC no mesmo período?

Sim, como não há a necessidade de deslocamento físico do aluno para a região da universidade parceira, e nem a necessidade de realizar o afastamento por mobilidade, o aluno pode continuar cursando as disciplinas da UFABC normalmente. Os alunos apenas devem se atentar aos horários das atividades, ao fuso-horário, se as aulas serão síncronas ou não e se não haverá nenhum conflito entre os horários das aulas da UFABC e da universidade parceira.

 

 

 

 
 

 

 
 

 

 
Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página