Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Mobilidade virtual para alunos do BRI - Universidad Nacional de Rosario, Argentina
Início do conteúdo da página

Mobilidade virtual para alunos do BRI - Universidad Nacional de Rosario, Argentina

Status do edital: Em andamento

A Universidade Federal do ABC, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, informa que está aberto edital de mobilidade virtual com a Universidad Nacional de Rosario, Argentina, para inscrições para a seleção de 10 estudantes do Bacharelado em Relações Internacionais, com período de estudos de 23 de agosto de 2021 a 25 de novembro de 2021.

Leia o edital por completo e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

Edital UNR - BRI e Anexo I

 

 Público-alvo:

- ser estudante do Bacharelado em relações Internacionais da UFABC regularmente matriculado(a);

- possuir pelo menos 28 créditos em disciplinas obrigatórias aprovadas;

- estar matriculado em até 4 disciplinas da UFABC no quadrimestre 2021.3;

- possuir nível de conhecimento da língua espanhola suficiente para desenvolvimento das atividades.

Vagas disponíveis:

- 4 vagas para a disciplina “La Cuestión Armenia en las Relaciones Internacionales”;

- 2 vagas para a disciplina “Religión, Política y Economía en las RRII del Medio oriente y Norte de África”;

- 4 vagas para a disciplina “Los desafíos de la Unión Europea en el Siglo XXI”.

Documentos necessários:

- Histórico da graduação completo e atualizado emitido pela Central de Atendimento ao Estudante da Prograd. O histórico é emitido em até dois dias úteis pela Prograd, então ele deverá ser solicitado com antecedência. Os históricos emitidos pelo próprio estudante pelo SIGAA não serão aceitos;

- Declaração de vínculo emitido pelo estudante através do SIGAA, no portal do discente;

- Carta de intenções explicando as razões que motivam o candidato a estudar as disciplinas oferecidas pela UNR, preferencialmente em espanhol;

- Currículo vitae (CV) completo;

- Documento de identidade válido com foto, frente e verso (RG, CNH, ou passaporte);

- Formulario de aplicación da UNR devidamente preenchido e assinado (Anexo I).

Benefícios:

- Isenção das taxas acadêmicas;

- Trabalho colaborativo e a aprendizagem com foco na criação, gestão e difusão do conhecimento em comunidades virtuais no âmbito da Universidade Pública, sendo também um nexo articulador de estratégias e ações de comunicação e aprendizagem virtual;

- Obtenção de créditos de opção limitada para o BRI.

Cronograma:

Período de Inscrição

16/07/2021 a 05/08/2021

Divulgação da lista de alunos classificados

Até 10/08/2021

Nomeação dos alunos selecionados e aprovados

10/08/2021

Período de matrícula e orientações

Entre a segunda e terceira semana de Agosto de 2021

Período das atividades

23/08/2021 a 25/11/2021

 
Perguntas frequentes:


1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

2 - Não possuo certificado de proficiência em língua espanhola. Posso me inscrever mesmo assim?

Sim. Não será obrigatória a apresentação de certificado de proficiência, apenas a declaração do próprio candidato de que possui domínio sólido da língua espanhola e condições necessárias para desenvolver as atividades do programa neste idioma será o suficiente. É importante que o candidato faça tal declaração de forma verdadeira, uma vez que todos os conteúdos do programa serão ministrados em espanhol.

3 - Para efeitos de seleção nesta chamada, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Conforme a resolução do ConsEPE nº 240, os índices obtidos durante o QS não serão considerados para fins de classificação e seleção.

No entanto, para a participação na chamada, os alunos que atenderem aos critérios de elegibilidade, considerando os coeficientes atualizados (ou seja, considerando o QS), estarão aptos para se inscreverem.

4 - Como irei obter a equivalência?

Os créditos das disciplinas cursadas na UNR serão convertidos como créditos de Opção Limitada na UFABC de acordo com declaração emitida pela coordenação do Bacharelado em Relações Internacionais, após a apresentação à Assessoria de Relações Internacionais do histórico escolar fornecido pela IES estrangeira ao estudante, em que conste a aprovação da disciplina cursada. O estudante deverá manter a declaração emitida dos créditos de opção limitada da UFABC para fins de contagem de créditos, contabilização da progressão e conclusão do curso. A descrição da disciplina da UNR cursada será inserida no histórico escolar do estudante, após a apresentação da aprovação na disciplina.

5 - Se eu participar de um programa que oferece cursos online em uma universidade parceira, eu terei menor prioridade nas seleções para a mobilidade presencial?

Não. Os programas de mobilidade virtual e/ou que oferecem cursos de maneira totalmente online não possuem a necessidade de deslocamento físico do aluno para a região da universidade parceira, e portanto não há a necessidade de realizar o afastamento por mobilidade. Desta forma, por não haver uma imersão completa do aluno no programa de mobilidade, este não será considerado como um aluno que já realizou uma mobilidade acadêmica anteriormente para fins de seleção dos editais da ARI. A menor prioridade que é prevista nas seleções é para que mais alunos tenham a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional, o que não é exatamente o caso das mobilidades virtuais, e por isso os que nunca realizaram a mobilidade presencial poderiam ser selecionados pela ordem de classificação.

6 - Por ser um curso online, eu posso continuar cursando as disciplinas da UFABC no mesmo período?

Sim, como não há a necessidade de deslocamento físico do aluno para a região da universidade parceira, e nem a necessidade de realizar o afastamento por mobilidade, o aluno pode continuar cursando as disciplinas da UFABC normalmente. Os alunos apenas devem se atentar aos horários das atividades, ao fuso-horário, se as aulas serão síncronas ou não e se não haverá nenhum conflito entre os horários das aulas da UFABC e da universidade parceira. No entanto, os candidatos selecionados poderão cursar até 4 (quatro) disciplinas da UFABC no quadrimestre 2021.3 para poderem ser indicados para a vaga da UNR (os candidatos selecionados que estejam inscritos em mais de 4 disciplinas no quadrimestre 2021.3 deverão cancelar as que ultrapassarem esse número para poderem cursar a da UNR).

 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página