Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Mobilidade Virtual AUGM 2021.1
Início do conteúdo da página

Mobilidade Virtual AUGM 2021.1

Status do edital: Encerrado

Modificado em 21/01/2021, às 13:20

A Assessoria de Relações Internacionais convida os(as) estudantes de graduação a participarem da seleção para cursar até 2 disciplinas em mobilidade virtual em uma das universidades membro da Associação de Universidades Grupo Montevideu (AUGM) no primeiro semestre de 2021.

 

Público-alvo:

- ser estudante de graduação da UFABC regularmente matriculado(a)

- possuir ao menos 40% de conclusão do curso no qual está matriculado(a)

- possuir proficiência mínima B1 em espanhol para acompanhar as disciplinas (somente algumas universidades exigirão certificados, a ARI aceitará inscrições apenas com a autodeclaração da proficiência)

- possuir os requisitos mínimos indicados pelas universidades para cada disciplina

 

Como posso participar?

 

1º Passo:

Verifique se você tem :

i) interesse em cursar alguma disciplina oferecida na lista abaixo;

ii) disponibilidade de horário para acompanhá-la; e

iii) os requisitos necessários para cursá-la, clicando sobre o nome da disciplina

Anexo I: Lista com vagas

 

2º Passo:

Leia o edital por completo e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Assessoria de Relações Internacionais

Edital retificado - Mobilidade Virtual AUGM 2021.1 - alteração em 21/01/2021

Edital Mobilidade Virtual AUGM 2021.1

 

3º Passo:

Preencha e assine o Formulário de Postulación, conforme modelo disponibilizado abaixo, e salvá-lo como PDF

Anexo II: Formulario de Postulación para preenchimento

Modelo preenchido

 

4º Passo:

Preencha o formulário eletrônico de inscrição e submeta nele o formulário assinado por você

Formulário eletrônico de inscrição

 

Após estes passos, ocorrerá a seleção na UFABC, de acordo com o cronograma estabelecido abaixo:

 

Cronograma

Inscrições – 1ª etapa

Até às 09h do dia 03/02/2021

Divulgação da lista de alunos(as) pré-selecionados(as) após análise de recursos

 

Divulgação da lista de alunos Pré-Selecionados

Até às 17h do dia 03/02/2021

2ª Etapa - Prazo para envio dos documentos necessários informados pela universidade de destino para a vaga que foi pré-selecionado(a)

Até às 12h do dia 11/02/2021

Nomeação dos(as) alunos(as) pré-selecionados(as) que enviaram todos os documentos necessários

Até às 17h do dia 12/02/2021

Publicação no site da ARI da lista final de selecionados(as) final de selecionados(as)

11/03/2021

Envio para a ARI dos planos de estudos

16/04/2021

Início das atividades

Conforme calendário acadêmico da universidade de destino

 

5º Passo

Se você for selecionado neste edital, deverá enviar a documentação restante que é solicitada ao clicar sobre o nome da disciplina, disponível no Anexo I.

As pessoas selecionadas na UFABC passarão então pela seleção da Unviersidade de destino, caso esta receba mais inscrições das universidades que a quantidade de vagas disponíveis. O regulamento geral do programa pode ser encontrado neste link.

 

Aproveitamos para informar que, como esta mobilidade não envolve o afastamento de fato da UFABC, os participantes não serão considerados como já tendo participado de mobilidade em editais futuros.

 

6º Passo

Se você for selecionado também pela universidade de destino, deverá preencher o seu Contrato de Estudios, onde estarão indicadas as equivalências das disciplinas na UFABC pelos Agentes de Internacionalização. As regras e informações sobre como preencher o Contrato de Estudios podem ser encontradas no edital e também em nossa página neste link.

Anexo III: Contrato de Estudios

Perguntas frequentes:

1 - As regras de limitação de créditos em disciplinas do QS se aplicam a este edital?

Não, você poderá realizar por este edital até duas disciplinas extras, além das que você se matriculou no Quadrimestre Suplementar.

2 - Como verifico quais são os documentos exigidos por cada universidade de destino para cursar a disciplina?

Na planilha com a Lista de Vagas, clique sobre o nome da disciplina que você tem interesse em cursar na coluna "Disciplinas ofertadas". Você será redirecionado para a página do Grupo Montevideo. Lá, entre outras informações, você verá o campo "Documentación que se le solicita al estudiante extranjero". Estes serão os documentos que terá que enviar à ARI descrito no Passo 5.

3 - Poderei cursar disciplinas na UFABC concomitante às dessa mobilidade?

Sim, este edital de mobilidade virtual não impede a sua realização de disciplinas na UFABC. Apenas atente-se à sua disponibilidade para cursar as disciplinas, considerando que elas podem possuir encontros síncronos e que, assim como as disciplinas da UFABC, exigirão sua dedicação em questão de horas semanais. Lembrando que você deve levar em consideração que as universidades parceiras podem estipular que todos os encontros semanais sejam síncronos, portanto não deve sobrepor atividades da UFABC com as deste edital.

4 - Onde encontro os horários das disciplinas?

Na planilha com a Lista de Vagas, clique sobre o nome da disciplina que você tem interesse em cursar na coluna "Disciplinas ofertadas". Você será redirecionado para a página do Grupo Montevideo. Lá, entre outras informações, você verá o campo "Horário da disciplina". Infelizmente, não são todas as universidades que disponibilizaram esta informação. Caso ela não esteja disponível e ela seja concomitante com alguma disciplina que você esteja cursando na UFABC e não seja possível acompanhá-la, você poderá desistir da vaga. Veja mais sobre isso no item 4.1.5. do Edital.

5 - Eu posso me inscrever para mais que 2 disciplinas?

Infelizmente o limite é de 2 disciplinas por estudante para indicarmos às universidades parceiras. Este é um projeto piloto, então pode ser que em outros editais isso seja modificado, mas neste momento você pode realizar apenas 2.

6 - Para efeitos de seleção neste edital, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Conforme a retificação do edital feita em 21/01/2021, os índices obtidos durante o QS não serão considerados. Isto porque adequamos o edital para que ele fique em consonância com a Resolução do ConsEPE que regulamenta as regras do QS. Então, as notas e progressão que consideraremos para este edital serão aquelas obtidas ao final do ECE.

7 - Se forem consideradas as disciplinas que eu cursei no QS, eu atinjo o CP mínimo de 40% para participar deste edital. Ainda assim não poderei ser selecionado(a)?

Conforme a resolução do ConsEPE, em processos seletivos da graduação o QS deve ser desconsiderado. Por este motivo, poderão participar deste edital as pessoas que já possuiam 40% do curso completo ao final do ECE.

8 - Eu posso participar deste edital e continuar processos de monitoria/IC, entre outros na UFABC?

Sim. Este edital não envolve o afastamento por mobilidade, que significaria uma suspensão nas atividades da UFABC para a realização de atividades em outra instituição. No caso deste edital, você poderá continuar normalmente suas atividades na UFABC e realizar até 2 disciplinas a mais nas universidades parceiras.

9 - E como eu aproveito o que cursei nesta mobilidade em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos descrito no passo 6, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC, conforme o passo 6. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

10 - É necessário imprimir o formulario de postulación para preenche-lo, assina-lo e então escanea-lo para enviar, ou existe a possibilidade de adicionar alguma assinatura digital?

O formulário pode ser tanto preenchido a mão, desde que todas as informações estejam legíveis, quanto preenchido digitalmente, caso o candidato possua algum programa que permita inserir as informações desta forma (sugestão: o Foxit Reader é gratuito e permite o preenchimento e assinatura de formulários). A assinatura também pode ser no formato digital, podendo inclusive ser incluída a partir de uma imagem, se o candidato preferir não imprimir o documento.

11 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

 

 

 

 
 

 

 
 

 

 

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página