Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Mobilidade para a França CAPES-BRAFITEC 2022

Mobilidade para a França CAPES-BRAFITEC 2022

Status do edital: Encerrado

A Assessoria de Relações Internacionais abre as inscrições para os candidatos interessados em participarem de uma missão de estudo na França a partir de Setembro de 2022. O projeto submetido pela UFABC e aprovado pela Capes chama-se BRAFIMAT: Rede Brasil França para a internacionalização da formação de Engenheiros de Materiais.

Público-alvo:

- Estudantes regulares da graduação com conhecimento e interesse em Engenharia de Materiais que possuam ao menos 40% e no máximo 80% de progressão no curso em que está matrículado ou CPk da Engenharia de Materiais entre 40% e 80%. Também devem possuir proficiência em francês nível B1 comprovado por certificado internacional, nota global no ENEM acima de 600 pontos e não ter sido agraciado anteriormente por bolsa pública similar.

A missão de estudo deverá ser de 4 a 12 meses, podendo ser extendida por mais 12 meses caso o estudante desejar obter o dupo diploma de graduação. Os estudantes selecionados receberão bolsa CAPES para participação no programa. Abaixo está a lista de Universidades para as quais o(a) candidato(a) poderá se inscrever neste edital:

- ENSIACET (INP Toulouse);
- École Nationale Supérieure de Chimie de Mulhouse (Université Haute-Alsace);
- Polytech Sorbonne;
- École Nationale Supérieure d’Ingénieurs de Caen;
- École Nationale Supérieure des Mines d’Albi-Carmaux

Acesse aqui o edital refiticado completo para realizar a sua inscrição. (retificação em 09/03/2022)

Edital original sem a retificação.

Resultado: Não houve inscrições completas para este edital.

Inscrições de candidatos pelo formulário eletrônico

Até às 9h do dia 28 de março de 2022

Convocação para a entrevista com a Comissão Local

29 de março de 2022

Entrevistas com a Comissão Local

30 de março a 01 de abril de 2022

Publicação do resultado parcial da seleção por Comissão Local

04 de abril de 2022

Prazo final para a entrega dos certificados de proficiência

15 de maio de 2022

Publicação do resultado final na página da ARI

16 de maio de 2022

Perguntas frequentes

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso enviá-los?

2 - É necessário imprimir a carta de motivação e demais documentos para preenche-los, assina-los e então escaneá-los para enviar a inscrição, ou existe a possibilidade de adicionar alguma assinatura digital?

A carta e demais documentos pode ser tanto feitos/preenchidos a mão, desde que todas as informações estejam legíveis, quanto escritos/preenchidos digitalmente (preferível). A assinatura também pode ser no formato digital, podendo inclusive ser incluída a partir de uma imagem, se o candidato preferir não imprimir o documento (sugestão: o Foxit Reader é gratuito e permite o preenchimento e assinatura de documentos).

3 - Possuo outro certificado de proficiência em língua francesa que não está descrito no Edital. Posso utilizá-lo para me inscrever?

Infelizmente, a CAPES possui uma lista de certificados aceitos para a implementação de bolsas e apenas os certificados descritos no edital serão aceitos nesta seleção.

4 - E como eu aproveito o que cursarei nesta mobilidade em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

5 - Com a retificação do edital em 09 de março de 2022, o que muda?

Agora, para realizar a inscrição, o estudante obrigatoriamente deve incluir em sua inscrição, ao menos, o comprovante de inscrição para a prova de proficiência em francês. Também foi alterada de 5 de abril para 15 de maio a data final para enviar o certificado de proficiência em francês. Isto proporcionará tempo hábil para que pessoas que não tenham o certificado de proficiência possam obtê-lo durante este edital. Por fim, a data final para a publicação com o resultado dos candidatos e das candidatas selecionadas será agora em 16 de abril de 2022.