Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Mobilidade internacional para Offenburg University of Applied Sciences, Alemanha, e indicação para bolsa Baden-Württemberg
Início do conteúdo da página

Mobilidade internacional para Offenburg University of Applied Sciences, Alemanha, e indicação para bolsa Baden-Württemberg

A Universidade Federal do ABC abre inscrição para a seleção de 2 estudantes de graduação de excelência acadêmica a serem nomeados para participação de mobilidade acadêmica por um semestre em cooperação com a Offenburg University of Applied Sciences, Alemanha, bem como a serem indicados para concorrerem à bolsa da Fundação Baden-Württemberg. O período de estudos será de Março a Julho de 2022.

A cidade de Offenburg (população: aproximadamente 60.000) está localizada no sudoeste da Alemanha, no Estado Federal de Baden-Württemberg, no sopé da Floresta Negra, sendo que a capital europeia Estrasburgo (França) fica a oeste (distância de 20 km) e a Suíça ao sul (120 km). 

A Offenburg University of Applied Sciences possui aproximadamente 4.400 alunos, entre eles cerca de 570 alunos internacionais, nos departamentos de Mechanical & Process Engineering, Electrical Engineering, Medical Engineering and Computer Science, Media & Information, Business & Industrial Engineering.

A bolsa de estudos Baden-Württemberg foi criada para possibilitar o intercâmbio de 1200 alunos alemães e internacionais de excelência acadêmica por ano, divididas igualitariamente entre universidades do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, e suas universidades parceiras do mundo.

 

Público-alvo:

- Estudante regularmente matriculado no BI (BC&T ou BC&H) e/ou nos cursos Pós-BI;

- CR maior ou igual a 2,700, sem arredondamentos;

- Mínimo de 60 créditos em disciplinas aprovadas, sendo ao menos 28 créditos de disciplinas obrigatórias;

- CP/CPk do curso pós-BI abaixo de 0,900 no momento da viagem;

- Possuir certificado de nível mínimo B1 de proficiência na língua inglesa e/ou na língua alemã.

 

Documentos necessários:

- Histórico escolar completo e atualizado emitido pela Central de Atendimento ao Estudante do curso em que está regularmente matriculado;

- Atestado de matrícula atualizado para o quadrimestre vigente;

- Comprovante de proficiência em língua estrangeira (inglês e/ou alemão);

- Application Form devidamente preenchido;

- Carta de motivação em inglês ou alemão para participar do programa de mobilidade acadêmica na Offenburg University of Applied Sciences e receber a bolsa de estudos da Fundação Baden-Württemberg, de no máximo 2 (duas) páginas, devidamente datada e assinada;

- Carta de recomendação em inglês ou alemão emitida por um professor da UFABC, em página timbrada e devidamente datada e assinada;

- CV atualizado com foto;

- Plano de estudos devidamente preenchido com as disciplinas de interesse da Offenburg University of Applied Sciences e assinado somente pelo candidato. O plano de estudos deve possuir entre 15 e 30 ECTS.

 

Acesse o Edital e o leia por completo antes de realizar a inscrição e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

Edital para mobilidade acadêmica na Offenburg University of Applied Sciences e indicação à bolsa da Fundação Baden-Württemberg.

Anexo I - Application form

Anexo II - Plano de estudos

Resultado parcial - publicado em 25/10/2021 às 22h02

Resultado Final - publicado em 27/10/2021 às 21h22

 

Cronograma:

Inscrições

Até às 09h do dia 25/10/2021

Divulgação da lista de candidatos selecionados a serem nomeados pela UFABC - publicado em 25/10/2021 às 22h02

Até dia 26/10/2021

Prazo para recursos

Até 24 horas após a divulgação da lista de candidatos selecionados

Divulgação da lista final de candidatos selecionados e nomeação pela UFABC - publicado em 27/10/2021 às 21h22

27/10/2021

Divulgação da lista de candidatos selecionados para receberem a bolsa da Fundação Baden-Württemberg

A ser informado pela Offenburg University of Applied Sciences

Início das atividades

Março - Conforme calendário acadêmico da Offenburg University of Applied Sciences

Perguntas frequentes: 

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

2 - Para efeitos de seleção neste edital, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Conforme a resolução do ConsEPE nº 240, os índices obtidos durante o QS não serão considerados para fins de classificação e seleção. 

No entanto, para a participação no edital, os alunos que atenderem aos critérios de elegibilidade, considerando os coeficientes atualizados (ou seja, considerando o QS), estarão aptos para se inscreverem. 

3 - Se forem consideradas as disciplinas que eu cursei no QS, eu atinjo o mínimo de créditos para participar deste edital. Ainda assim não poderei ser selecionado(a)?

Para a participação no edital, os alunos que atenderem aos critérios de elegibilidade (incluindo a quantidade mínima de créditos aprovados), considerando os coeficientes e dados atualizados (ou seja, considerando o QS), estarão aptos para se inscreverem.

No entanto, conforme a resolução do ConsEPE nº 240, em processos seletivos da graduação o QS deve ser desconsiderado. Por este motivo, para a classificação e seleção, serão ultilizados os coeficientes obtidos até o final do ECE para todos os candidatos inscritos e elegíveis.

4 - Como devo saber os meus coeficientes anteriores às disciplinas realizadas no período do QS?

Para preencher o formulário de inscrição, os candidatos devem usar como base os valores atualizados que constam no Portal do Aluno para comprovação de elegibilidade. A Assessoria de Relações Internacionais fará a conferência dos coeficientes desconsiderando o QS, através do sistema, no momento da classificação dos candidatos.

Para os candidatos que tiverem interesse, o cálculo dos coeficientes é estabelecido de acordo com a Resolução ConsEPE nº 147.

O cálculo do CR é: CR=[∑i(Ni x Ci)]/[∑i(Ci)], em que Ci coresponde ao número de créditos aprovados e Ni o valor do conceito obtido em cada disciplina (A=4; B=3; C=2; D=1; F ou O=0).

O cálculo do CP é:resolucao-147_formula-3 

resolucao-147_formulas

5 - Meu CP será superior a 0,900 após o QS, mesmo assim poderei participar do Edital?

As disciplinas cursadas durante o QS, apesar de não serem consideradas para fins de classificação em processos seletivos, ainda comporão o histórico escolar para fins de integralização do curso. Desta forma, caso o CP do curso específico ultrapasse o limite estabelecido no item 3.1.3.c. do Edital, o candidato não estará elegível para realizar a mobilidade acadêmica.

No entanto, o candidato poderá concorrer por outros cursos, caso possua a intenção de cursa-lo, ou possua matrícula/reserva de vaga.

6 - E como eu aproveito o que cursarei nesta mobilidade em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

7 - É necessário imprimir a carta de motivação e demais documentos para preenche-los, assina-los e então escanea-los para enviar a inscrição, ou existe a possibilidade de adicionar alguma assinatura digital?

A carta e demais documentos pode ser tanto feitos/preenchidos a mão, desde que todas as informações estejam legíveis, quanto escritos/preenchidos digitalmente (preferível). A assinatura também pode ser no formato digital, podendo inclusive ser incluída a partir de uma imagem, se o candidato preferir não imprimir o documento (sugestão: o Foxit Reader é gratuito e permite o preenchimento e assinatura de documentos).

8 - Possuo outro certificado de proficiência em língua inglesa que não está descrito no Edital. Posso utiliza-lo para me inscrever?

Encaminhe o certificado que possui, somente caso este for diferente dos descritos no edital, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que possa ser analisado, com antecedência antes do prazo final de inscrição do edital. Certificados que estão descritos no edital e/ou com pontuação mínima diferente do estabelecido não serão analisados.

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página