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Mobilidade estudantil internacional - Soka University of America (SUA), Estados Unidos

Status do edital: Encerrado

A Assessoria de Relações Internacionais convida os(as) estudantes de graduação a participarem da seleção e recomendação de 5 estudantes para programa de mobilidade estudantil internacional na Instituição de Ensino Superior parceira da UFABC, Soka University of America (SUA), Estados Unidos, entre Setembro e Dezembro de 2021 ou entre Fevereiro e Maio de 2022.

 

Leia o edital por completo e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

Edital para Mobilidade Estudantil Internacional - Soka University of America - retificado em 08/02/2021 as 19:43.

Edital para Mobilidade estudantil internacional - Soka University of America

 

Público-alvo:

- ser estudante de graduação da UFABC regularmente matriculado(a);

- possuir CR maior ou igual a 2,700, sem arredondamentos;

- possuir CP mínimo no Bacharelado Interdisciplinar (BI) de 0,333;

- possuir nível de conhecimento e proficiência da língua inglesa equivalente ou superior ao mínimo requerido pela Soka University of America.

 

Vagas disponíveis:

- 2 vagas para estudantes regularmente matriculados ou que possuam reserva de vaga no Bacharelado em Relações Internacionais;

- 2  vagas para estudantes regularmente matriculados que recebam qualquer tipo de bolsa ou auxílio financeiro pela UFABC;

- 1 vaga para estudantes em geral regularmente matriculados.

 

Documentos necessários:

- Histórico escolar;

- Comprovante de proficiência em língua estrangeira, caso o possua no momento da inscrição;

- Carta de apresentação e motivação em inglês para participar do programa de mobilidade acadêmica na SUA;

- Comprovante de recebimento de bolsa ou auxílio financeiro pela UFABC, quando aplicável.

 

Benefícios:

- Isenção das taxas acadêmicas semestrais;

- Passagem de ida e volta para o Brasil e seguro;

- Acomodação e alimentação nas dependências do Campus da Soka University of America.

 

Cronograma:

Inscrições

Até às 09h do dia 18/02/2021

Divulgação da lista de candidatos selecionados a serem recomendados pela UFABC

Até às 12h do dia 19/02/2021

Entrevista dos candidatos selecionados com os representantes da SUA

De 19/02/2021 até dia 28/02/2021

Entrega dos documentos e preenchimento da lista de verificação para a SUA

Até dia 02/03/2021

Apresentação de teste de proficiência que comprove a proficiência B2 em inglês

Até dia 09/03/2021

Nomeação dos finalistas pela SUA e publicação do resultado final pela ARI

Até dia 16/03/2021

Entrega do número do passaporte e declaração financeira dos finalistas para a SUA

Até dia 09/04/2021

Início das atividades

Conforme calendário acadêmico da universidade de destino

 

 

Perguntas frequentes:

1 - Para efeitos de seleção neste edital, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Conforme a resolução do ConsEPE nº 240, os índices obtidos durante o QS não serão considerados para fins de classificação e seleção. 

No entanto, para a participação no edital, os alunos que atenderem aos critérios de elegibilidade, considerando os coeficientes atualizados (ou seja, considerando o QS), estarão aptos para se inscreverem. 

2 - Se forem consideradas as disciplinas que eu cursei no QS, eu atinjo o CP mínimo de 33,3% para participar deste edital. Ainda assim não poderei ser selecionado(a)?

Para a participação no edital, os alunos que atenderem aos critérios de elegibilidade (incluindo o CP mínimo de 0,333), considerando os coeficientes atualizados (ou seja, considerando o QS), estarão aptos para se inscreverem.

No entanto, conforme a resolução do ConsEPE nº 240, em processos seletivos da graduação o QS deve ser desconsiderado. Por este motivo, para a classificação e seleção, serão ultilizados os coeficientes obtidos até o final do ECE para todos os candidatos inscritos e elegíveis.

3 - Como devo saber os meus coeficientes anteriores às disciplinas realizadas no período do QS?

Para preencher o formulário de inscrição, os candidatos devem usar como base os valores atualizados que constam no Portal do Aluno para comprovação de elegibilidade. A Assessoria de Relações Internacionais fará a conferência dos coeficientes desconsiderando o QS, através do sistema, no momento da classificação dos candidatos.

Para os candidatos que tiverem interesse, o cálculo dos coeficientes é estabelecido de acordo com a Resolução ConsEPE nº 147.

O cálculo do CR é: CR=[∑i(Ni x Ci)]/[∑i(Ci)], em que Ci coresponde ao número de créditos aprovados e Ni o valor do conceito obtido em cada disciplina (A=4; B=3; C=2; D=1; F ou O=0).

O cálculo do CP é:resolucao-147_formula-3 

resolucao-147_formulas

4 - Meu CP será superior a 0,900 após o QS, mesmo assim poderei participar do Edital?

As disciplinas cursadas durante o QS, apesar de não serem consideradas para fins de classificação em processos seletivos, ainda comporão o histórico escolar para fins de integralização do curso. Desta forma, caso o CP do curso específico ultrapasse o limite estabelecido no item 3.1.3.d. do Edital, o candidato não estará elegível para realizar a mobilidade acadêmica.

No entanto, o candidato poderá concorrer por outros cursos, caso possua a intenção de cursa-lo, ou possua matrícula/reserva de vaga. Neste caso, candidatos do BRI que possuam CP acima de 0,900 poderão concorrer no Edital por outros cursos, desde que não seja para as vagas específicas do BRI (pois já estarão inelegíveis).

5 - Bolsistas de monitoria/IC podem concorrer às vagas para estudantes que recebam bolsa ou auxílio financeiro pela UFABC?

Sim. Conforme descrito no Edital, as vagas são destinadas para estudantes regularmente matriculados que recebam qualquer tipo de bolsa ou auxílio financeiro pela UFABC. No entanto, conforme os critérios de classificação descritos no item 6.3., estudantes de graduação atendidos pelos programas de auxílios socioeconômicos da UFABC possuem prioridade na classificação.

6 - E como eu aproveito o que cursarei nesta mobilidade em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

7 - É necessário imprimir a carta de apresentação e motivação em inglês assina-la e então escanea-la para enviar, ou existe a possibilidade de adicionar alguma assinatura digital?

A carta pode ser tanto feita a mão, desde que todas as informações estejam legíveis, quanto escrita digitalmente. A assinatura também pode ser no formato digital, podendo inclusive ser incluída a partir de uma imagem, se o candidato preferir não imprimir o documento (sugestão: o Foxit Reader é gratuito e permite a assinatura de documentos).

8 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

9 - Possuo outro certificado de proficiência em língua inglesa que não está descrito no Edital. Posso utiliza-lo para me inscrever?

Não. Infelizmente, somente serão aceitos os certificados descritos e que tenham pontuação igual ou superior ao delimitado pelo Edital.

No entanto, o prazo para submissão do comprovante de proficiência é até 09/03/2021, data posterior à divulgação dos 5 selecionados que realizarão as entrevistas com a Comissão da SUA. Como as provas de proficiência descritas no edital oferecem seus resultados de 2 a 9 dias úteis após a realização, recomendamos que os candidatos que não possuam um dos certificados de proficiência descritos no edital aguardem o resultado preliminar para que possam realizar a prova de proficiência (e também o seu pagamento) somente caso sejam selecionados. 

 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
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