Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Inscrições abertas para o Edital Geral de mobilidade acadêmica 2022-2023
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o Edital Geral de mobilidade acadêmica 2022-2023

Status do edital: Em andamento

A Assessoria de Relações Internacionais convida os(as) estudantes de graduação a participarem do Edital de seleção e recomendação de estudantes de graduação para programas de mobilidade estudantil internacional nas Instituições de Ensino Superior parceiras da UFABC. O edital visa selecionar estudantes para realizar mobilidade nos 1º e 2º semestres de 2023. 

Público-Alvo: 

1. estudantes de graduação da UFABC regularmente matriculados(as), que apresentam cumulativamente, os seguintes critérios:

a) CR (Coeficiente de Rendimento) maior ou igual a 2,700;

b) Mínimo de 40 créditos em disciplinas aprovadas, sendo ao menos 28 créditos de disciplinas obrigatórias do Curso de Ingresso Interdisciplinar;

c) CPk (Coeficiente de Progressão em Curso Específico) abaixo de 0,900 no momento da viagem;

d) Comprovar nível de conhecimento e proficiência da língua estrangeira equivalente ou superior ao mínimo requerido pela IES parceira e/ou definido no Edital.

2. No caso dos estudantes regularmente matriculados, interessados para se candidatar às vagas que são oferecidas pelo Programa ESCALA da AUGM, conforme Anexo I desse edital, deverão apresentar, cumulativamente, os seguintes critérios:

a) CR (Coeficiente de Rendimento) maior ou igual a 2,700;

b) Possuir CP maior que 0,400, no momento da inscrição, no curso em que tem matrícula ou reserva de vaga;

c) CPk abaixo de 0,900 no momento da viagem;

d) Ter até 30 anos de idade no momento da viagem;

 

Publicações deste edital:

08/09/2022 (14h00) - Resultado final retificado

08/09/2022 (14h00) - Anexo do resultado final retificado

06/09/2022 (20h50) - Resultado final

06/09/2022 (20h50) - Anexo do resultado final

ACESSE AQUI A LISTA DOS INSCRITOS PARA O TESTE DE NIVELAMENTO E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESA

ACESSE AQUI A LISTA (LISTA CORRIGIDA) DA PREVISÃO DE NOTAS DE CORTE CONSIDERANDO AS INSCRIÇÕES RECEBIDAS ATÉ 26/08 ÀS 10H30

Clique aqui e confira o edital completo, bem como o link para realizar a sua inscrição.

Anexo I retificado em 15/08/2022: Relação de Universidades parceiras e vagas disponíveis

 

Cronograma:

Período de inscrição para realizar o teste de nivelamento oferecido pela ARI aos candidatos que não tenham comprovante de proficiência em língua inglesa. Até 21/08/2022
Leitura pública do Edital e plantão de dúvidas Dia 16/08/2022 das 10h00 as 12h00 / Dia 18/08/2022 das 15h00 as 17h00
Período de Inscrição para o edital de mobilidade De 10/08/2022 até 31/08/2022
Publicação do Resultado Final Até 09/09/2022
Nomeação dos candidatos Conforme calendário da Universidade de destino

LEITURAS PÚBLICAS DO EDITAL

Se você tem dúvidas ou gostaria de saber mais sobre este edital, participe de uma das duas sessões públicas de leitura do edital, seguidas por uma sessão de perguntas e respostas enviadas por meio do formulário abaixo. Daremos prioridade para as questões enviadas com antecedência e, caso tenhamos tempo no dia da sessão, abriremos para novas perguntas. As sessões ficarão gravadas e serão publicadas nesta página.

Faça aqui a sua pergunta sobre o edital: https://forms.gle/r85rVu5cZwzG67hCA

1ª Sessão de Leitura do Edital

Data: 16/08/2022

Horário: 10h às 12h

Formato: online

Local: https://conferenciaweb.rnp.br/events/leitura-publica-do-edital-de-mobilidade-internacional-2022

Caso ainda não tenha cadastro na plataforma, primeiramente é necessário acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/

Visando ao bom andamento da reunião, solicitamos:
• que entrem com nome completo (nome e sobrenome) a fim de que possam ser identificados na sessão;
• que todos os microfones e câmeras permaneçam desativados e apenas sejam acionados no momento em que for chamado(a).

2ª Sessão de Leitura do Edital

Data: 18/08/2022

Horário: 15h às 17h

Formato: presencial

Local: Campus Santo André, Bloco A, Auditório A-101-0

Durante a 2ª Sessão de Leitura, o Professor Diego M. Martín, que está realizando mobilidade docente na UFABC, realizará uma apresentação sobre a Universidade Nacional do Rosário, na qual é professor do Curso de Relações Internacionais. Participe!

PERGUNTAS FREQUENTES:

a) RELACIONADAS AOS COEFICIENTES:

1. Qual o CP e CR que eu devo utilizar na inscrição?

Não será contabilizado - para o cálculo dos coeficientes em processos seletivos - o período do 1º quadrimestre de 2020 ao 2º quadrimestre de 2021. Dessa forma, serão considerados os coeficientes que estão definidos da seguinte forma na ficha do aluno: 

explicacao dos requisitos edital 2022

No caso dos estudantes que irão se candidatar para as vagas da AUGM, o aluno deve analisar se está apto ou não verificando os mesmos coeficientes da ficha do aluno discriminados na figura acima, mas obedecendo às faixas numéricas e exigências específicas do item 3.1.4.

2. Em que momento eu preciso comprovar os créditos obrigatórios e os coeficientes exigidos no edital?

Os 40 créditos obrigatórios e os coeficientes deverão ser comprovados no momento da inscrição. Dessa forma, não serão contabilizadas as disciplinas cursadas no 2º quadrimestre de 2022.

3. Tenho 90% do BCT realizado, mas pretendo fazer um pós BI. Para eu participar, preciso ter reserva de vaga no pós BI, ou poderei participar sem a reserva de vaga?

É possível participar sem ter a reserva de vaga no curso pós-BI. É por esse motivo que no formulário de inscrição o candidato deve indicar até 3 cursos pós BI que tem intenção de cursar.

b) RELACIONADAS À PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA

 1. O que precisa conter no meu certificado de proficiência obtido em escolas de cursos de idiomas?

Além de estar explicitamente descrito o nível, de acordo com o CEFR, o certificado deve ser emitido em papel timbrado pela empresa e/ou com logotipo. Além disso, é importante constar o nome da escola, endereço, assinatura fisíca ou digital do(s) responsável(eis) ou CNPJ da empresa, para que a escola consiga ser identificada. Caso o certificado não identifique a escola que o está emitindo, você deve solicitar uma declaração complementar à escola onde realizou o curso que poderá ser enviada junto com o certificado no momento da inscrição para que essa identificação possa ser feita. Esta declaração complementar deverá atender os critérios faltantes do seu certificado para que possamos verificar todos os itens necessários para a comprovação da sua proficiência.

2. Quando preciso enviar o certificado de proficiência? É possível enviá-lo mais próximo da viagem?

Não. O certificado de proficiência deverá ser apresentado no momento da inscrição, cujo prazo é até 31/08/2022.

3. O teste de inglês de nivelamento da UFABC é suficiente para todas as universidades? Tem alguma vantagem ter outro teste como o TOEFL?

Para as universidades parceiras que estão no Edital de mobilidade de 2022-2023, os testes de nivelamento da ARI são suficientes para comprovar a proficiência em língua inglesa.

4. Quando irei receber as informações / link de acesso para a prova de nivelamento oferecido pela ARI?

As informações e o link será enviado ao e-mail informado no momento da inscrição um dia antes da prova. O resultado será enviado por e-mail entre 1 e 2 dias após a realização do teste.

5. Em relação às universidades que possuem dois idiomas de instrução, por exemplo, inglês e alemão, ambos os idiomas devem ter a proficiência comprovada ou apenas um dos dois?

No caso das universidades que possuem dois idiomas de instrução, é possível escolher no momento da inscrição os dois idiomas ou apenas um idioma para comprovar a proficiência. Nesse último caso, serão realizadas disciplinas apenas no idioma escolhido.

6. Há inscrições para o teste de nivelamento em espanhol disponibilizado pelo ARI?

Não. O teste de proficiência que será oferecido pela ARI é somente na língua inglesa.

7. E se após a nomeação eu precisar enviar o teste de proficiência direto à Universidade estrangeira, e ele estiver vencido?

Nessa caso, a ARI emitirá  uma declaração atestando a proficiência do estudante.

8. Há algum lugar no site da ARI onde posso conferir se consto no banco de dados de inglês e qual o nível?

Para consultar se você está no Banco de dados, contate a Divisão de Idiomas da UFABC, que está no NETEL - Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas: https://netel.ufabc.edu.br/idiomas/nivelamento.

c) RELACIONADAS ÀS UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS PARTICIPANTES

1. É possível saber mais detalhes sobre as áreas de ensino disponíveis em cada instituição além do que foi informado no anexo?

Sim. No próprio anexo I, ao clicar no nome da Universidade estrangeira, você será redirecionado para a página da Instituição, onde poderá conhecer melhor sobre os cursos, projeto pedagógico e demais detalhes.

2. Tenho algum custo para participar da mobilidade nas universidades estrangeiras?

Sim, os acordos de cooperação acadêmica, em sua maioria, preveem a isenção das taxas acadêmicas, ou seja, o aluno não precisa pagar mensalidade para estudar no exterior. Porém, deverá arcar com custos do transporte, hospedagem, alimentação, e demais gastos relacionados à viagem.

3. Como funcionam as bolsas de estudos?

As bolsas do Programa ESCALA AUGM que estão listadas no Anexo I do Edital de mobilidade 2022-2023 serão pagas aos alunos selecionados e nomeados à Universidade estrangeira.
No caso das bolsas das Universidades Shibaura e Offenburg, os alunos nomeados participarão de um processo seletivo direto com a Universidade estrangeira, podendo ou não ser selecionados para receber a bolsa de estudos.

4. No site do Shibaura Institure of Technology consta uma taxa de aplicação/registro de 30,000 yen mesmo para universidades parceiras. A UFABC cobre essa taxa?

Não. Essa taxa é aplicada mesmo às universidades parceiras da Shibaura, e deverá ser custeada pelo estudante.

5A universidade da Holanda não oferece cursos de tecnologia? Relacionados à Engenharia de Informação e Ciência da Computação?

Não. As áreas de estudo contempladas no acordo de cooperação entre a UFABC e a Universidade estrangeira são as descritas no Anexo I.

d) RELACIONADAS À INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

1. Não estou conseguindo fazer o upload da minha ficha individual, sendo que o arquivo tem 350 kB, e agora?

Por favor, tente preencher o formulário e anexar o comprovante utilizando o navegador Mozilla Firefox.

2) Na hora da inscrição, quais são as universidades que oferecem maiores chances para pessoas com RA menor do que 3?

Infelizmente, essa é uma informação que não pode ser estimada. No entanto, em regra, as universidades que oferecem disciplinas em espanhol, italiano, francês e alemão costumam ter uma concorrência menor que as universidades que oferecem disciplinas em inglês e/ou estão localizadas na Europa.

3) Um F no boletim prejudica muito a aprovação no processo?

Não necessariamente. O que importa são os itens estabelecidos como critério de classificação no edital: a) Não ter participado anteriormente de programa de mobilidade acadêmica;
b) Não ser estudante desistente de programas de mobilidade acadêmica;
c) Ordem de preferência da IES de destino indicada;
d) Opção de semestre de estudo na IES de destino;
e) Maior Coeficiente de Rendimento;
f) Maior Coeficiente de Aproveitamento;
g) Maior CP/CPk;
h) Menor quantidade de reprovações.

e) DÚVIDAS EM GERAL

1. Na universidade estrangeira, poderei escolher as disciplinas que irei cursar, assim como na UFABC, ou seria alocado em uma turma fixa com disciplinas fixas da grade?

Em regra, é possível escolher as disciplinas. Mas a universidade estrangeira poderá estabelecer algumas restrições, como uma oferta específica de disciplinas para estudantes estrangeiros, ou mesmo uma oferta de disciplinas volátil, assim como ocorre na UFABC. É possível também encontrar mais informações no site da própria universidade estrangeira.

3. O que caracteriza um estudante desistente de mobilidade acadêmica?

O estudante desistente de mobilidade acadêmica é aquele que foi selecionado no processo seletivo, nomeado pela UFABC à universidade estrangeira, mas desistiu de participar fora do tempo limite previsto no edital em que participou. A simples participação ou classificação em edital de mobilidade não caracteriza ser estudante desistente.

4. Estou fazendo IC, posso continuar ou preciso cancelar para me inscrever.

Sim, pode continuar. Os estudantes de IC podem participar normalmente do edital, no entanto, deverão estar atentos às regras estabelecidas pelo próprio programa de IC, verificando com a PROPES e o professor orientador se haverá conflito de datas e/ou impacto no desenvolvimento das atividades ocorridos pela realização da mobilidade acadêmica.

5. É possível fazer a mobilidade acadêmica com passaporte europeu, caso cidadão europeu? Ou é preciso o passaporte brasileiro?

Sim, é possível fazer a mobilidade com o passaporte europeu. O que importa é você entrar legalmente no país.

6. E se a volta da mobilidade for no meio de um quadrimestre, temos que fazer matricula online durante a mobilidade ou perdemos 2 quads?

O estudante deverá pedir afastamento por mobilidade acadêmica para o(s) quadrimestre(s) que contemplar(em) o período de estudos no exterior. Caso o retorno ao Brasil ocorra no meio de um quadrimestre, tal período permanecerá no status de "mobilidade acadêmica" e o estudante deverá realizar disciplinas na UFABC somente no quadrimestre seguinte.

 

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página