Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Fundação Carolina/Andifes - Bolsa para estágio pós-doutoral de curta duração na Espanha
Início do conteúdo da página

Fundação Carolina/Andifes - Bolsa para estágio pós-doutoral de curta duração na Espanha

Status do edital: Em andamento

fundacaocarolina imgbar2024

 

A Assessoria de Relações Internacionais torna pública a chamada simplificada para pré-seleção e recomendação de 1(um/uma) candidato(a) às bolsas para Estágio Pós-Doutoral de Curta Duração – Estancias Cortas Postdoctorales –, destinado à docentes ou técnicos-administrativos, resultante do convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, para o período acadêmico 2024/2025.

A Fundação Carolina foi criada no ano 2000 como uma instituição para a promoção de relações culturais e cooperação educacional e científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-americana de Nações. Em 20 anos de história, construiu uma sólida trajetória em mobilidade acadêmica. Nesse período, já concedeu mais de 18 mil bolsas e ajudas de pesquisa, índice que coloca a Fundação Carolina como referência entre órgãos de cooperação atuantes no âmbito ibero-americano.

Em outubro de 2022, a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Fundação Carolina celebraram Convênio Específico de Cooperação Educativa para a concessão de bolsas “conjuntas” em programas de doutorado e estágios de curta duração de pesquisa para docentes doutores.

Para o período acadêmico 2024/2025, o convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, prevê a concessão de um total de 5 (cinco) bolsas de Estágio Pós-Doutoral de Curta Duração, para formação de docentes e técnicos-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior associadas à ANDIFES, ministradas em universidades espanholas. A UFABC irá apresentar 1 (uma) candidatura, conforme os critérios estabelecidos pelo presente Edital.

Caso o(a) candidato(a) seja selecionado pela Fundação Carolina nesta modalidade de bolsa, será contemplado com os seguintes benefícios:

  • Passagem de ida e volta em classe turística, saindo de Brasília (DF) para a cidade espanhola dos estudos;
  • Seguro médico não farmacêutico durante o período de estadia na Espanha;
  • Ajuda de custo no valor total de € 1.200,00 (hum mil e duzentos) euros mensais, para alojamento e manutenção durante o período de duração da bolsa.

Os candidatos e candidatas deste Edital deverão se informar sobre os requisitos e condições para concessão das bolsas na página da convocatória (https://gestion.fundacioncarolina.es/programas/6110).

 

QUEM PODE PARTICIPAR? 

Para participação, o(a) candidato(a) deve ser docente ou técnico-administrativo em exercício na UFABC com título de Doutor(a).

Os(as) candidatos(as) podem ser de qualquer área do conhecimento, desde que atendam aos critérios estabelecidos:

I. Ter cidadania de um dos países latino-americanos membros da Comunidade Ibero-Americana de Nações;
II. Possuir título de Doutor(a);
III. Ser docente permanente ou servidor do quadro técnico-administrativo da UFABC;
IV. Cumprir com os requisitos de excelência curricular e de experiência profissional exigidos pela FUNDAÇÃO CAROLINA, em sua convocatória geral anual;
V. Cumprir com as exigências legais ou contratuais estabelecidas pela UFABC e pela FUNDAÇÃO CAROLINA;
VI. Ter uma carta de aceite (ou, na sua falta, de pré-admissão) da universidade espanhola onde se pretenda realizar o Estágio Pós-Doutoral de Curta Duração;
VII. Observar a lista de universidades espanholas aptas para a presente chamada;
VIII. Comprometer-se a um regime de dedicação exclusiva, incompatível com qualquer outro tipo de bolsa ou remuneração financeira sem o conhecimento e autorização expressa da Fundação Carolina;
X. Não ser residente na Espanha.

Em nenhuma hipótese, a UFABC, a ANDIFES ou a Fundação Carolina tramita ou participa do procedimento de convite por parte dos Centros Receptores, sendo de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) realizar o contato e providenciar a carta convite para pleitear a participação no programa.

A listagem de Centros Receptores (Universidade, Instituto ou Centro de Investigação espanhol, onde poderá ser realizado o estágio de pesquisa) pode ser consultado na aba “Centros Receptores” em https://gestion.fundacioncarolina.es/programas/6110.

 

QUANTIDADE DE VAGAS

A UFABC irá apresentar 1 (uma) candidatura à ANDIFES, para avaliação por parte da Comissão CGRIFES de seleção das candidaturas do Programa de Bolsas ANDIFES-Fundação Carolina e da Fundação Carolina, na modalidade de Estagio Pós-Doutoral de Curta Duração – Estancias Cortas Postdoctorale, com duração da estadia mínima de 1 (um) mês e máxima de 3 (três) meses (90 dias), no período compreendido entre 1º de setembro de 2024 e 31 de julho de 2025.

A UFABC atua, neste processo, como mera intermediaria, cabendo à ANDIFES e à FUNDAÇÃO CAROLINA estabelecer seus próprios critérios para posterior seleção dos contemplados às 5 (cinco) bolsas da modalidade de Estagio Pós-Doutoral de Curta Duração – Estancias Cortas Postdoctorales – resultante do convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, para o período acadêmico 2024/2025.

 

DURAÇÃO

A duração da estadia será de no mínimo 1 (um) mês e no máximo de 3 (três) meses (90 dias), no período compreendido entre 1º de setembro de 2024 e 31 de julho de 2025.

 

DOCUMENTOS DESSE EDITAL

 

CRONOGRAMA

Responsável

Etapa

Prazo

Candidato(a)

Inscrição

Até as 17h00 do dia 22/03/2024

ARI

Análise das informações e documentos dos participantes inscritos(as) e divulgação das candidaturas pré-selecionadas no site da ARI

Até 22/03/2024

Candidato(a)

Interposição de recursos

Até as 10h00 do dia 25/03/2024

ARI

Publicação do resultado final no site da ARI e indicação da candidatura à ANDIFES

25/03/2024

ANDIFES

Apresentação das candidaturas pré-selecionadas por parte da ANDIFES à Fundação Carolina

Até 04/04/2024

Fundação Carolina

Comunicação das candidaturas selecionadas para o Programa

Até 31/07/2024

Candidato(a) selecionado(a) pela Fundação Carolina

Período da mobilidade (em caso de aprovação)

De 1 (um) a 3 (três) meses no período compreendido entre 1º de setembro de 2024 e 31 de julho de 2025.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página vemos, à esquerda, à bandeira da Espanha, nas cores vermelho, amarelo e vermelho, respectivamente. À direita, vemos a logomarca da Fundação Carolina, em destaque, e se lê: "Chamada simplificada para candidatura à Bolsa de Estágio Pós-Doutoral de Curta Duração – Estancias Cortas Postdoctorales –, destinada à docentes e técnicos-administrativos, resultante do convênio entre ANDIFES e Fundação Carolina, para o período acadêmico 2024/2025". Logo abaixo, vemos as logomarcas da Andifes, da Assessoria de Relações Internacionais e da Universidade Federal do ABC.

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página