Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > ELAP 2023/2024 - Chamada para estudantes de graduação e pós-graduação - UQTR
Início do conteúdo da página

ELAP 2023/2024 - Chamada para estudantes de graduação e pós-graduação - UQTR

Status do edital: Encerrado

A Assessoria de Relações Internacionais informa que está aberta a chamada simplificada para a indicação de 02 estudantes da graduação e 01 da pós-graduação interessados em concorrer ao Emerging Leaders in the Americas Program 2023-2024. Os estudantes aptos a participar poderão concorrer à bolsa vinculados à Université du Quebec à Trois-Rivières, conveniada à UFABC.

O programa ELAP 2023-2024, promovido pelo governo canadense, oferece bolsas de estudo com o objetivo de apoiar o capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que visa fortalecer os vínculos entre as instituições de ensino superior no Canadá e na América Latina e o Caribe.

Os estudantes interessados deverão optar por cursar disciplinas na língua francesa ou por realizar apenas pesquisa, que exige a proficiência em inglês ou francês, além de um professor disposto a supervisioná-los.

 

Público-alvo: estudantes de graduação e pos-graduação

Requisitos:

Graduação: CR acima de 2,800; CP do BI acima de 0,3 e abaixo de 0,9 ou CP do pós-BI acima de 0,45 e abaixo de 0,9; ter cursado no mínimo 3 quadrimestres completos; Certificado nível mínimo B2 (inglês ou francês para pesquisa, francês para estudos).

Pós-graduação: Não possuir reprovações; Possuir, no máximo, um conceito C; Ter cursado, no mínimo, 1 quadrimestre completo na UFABC no momento da inscrição e 3 quadrimestres completos na UFABC no momento da viagem; A data de defesa de tese/dissertação deve ser posterior ao retorno do programa; Certificado nível mínimo B2 (inglês ou francês para pesquisa, francês para estudos).

Documentos necessários: Histórico escolar; certificado de proficiência B2; Carta de recomendação de um professor da UFABC em inglês ou francês; Curriculum vitae em francês com foto profissional; Carta de motivação em francês (estudos) ou Carta de motivação em inglês ou francês (pesquisa); Formulário BIR-10 preenchido de acordo com as instruções no site da UQTR (estudos); Carta de convite do supervisor canadense (pesquisa).

 

Documentos desse Edital

 

Cronograma

Inscrições  Até dia 14/02/2023, às 23h59
Divulgação dos Resultados Até às 18h do dia 16/02/2023
Nomeação dos candidatos selecionados para a UQTR 17/02/2023
Upload dos documentos de inscrição por parte dos selecionados na plataforma MoveOn

Até 15/03/2023

Notificação aos selecionados para as bolsas pelo governo canadense Final de maio de 2023
Chegada em Canadá e início da estância na UQTR Agosto 2023 ou janeiro 2024

 

 

Perguntas frequentes:

1 - Qual o CP e CR que eu devo utilizar na inscrição?

Não será contabilizado - para o cálculo dos coeficientes em processos seletivos - o período do 1º quadrimestre de 2020 ao 2º quadrimestre de 2021. Dessa forma, serão considerados os coeficientes que estão definidos da seguinte forma na ficha do aluno para efeitos de classificação: 

Coeficientes.png

No entanto, é requisito de elegibilidade do programa ELAP que os alunos possuam notas superiores a 7/10, equivalente ao CR 2,8/4,0, para participação. Desta forma, deve-se considerar os coeficientes integrais para ser elegível para a participação no programa.

2 - Meu CP será superior a 0,900, mesmo assim poderei participar do Edital?

Caso o CP do curso específico ultrapasse o limite estabelecido no Edital, o candidato não estará elegível para realizar a mobilidade acadêmica.

No entanto, o candidato poderá concorrer por outros cursos, caso possua a intenção de cursa-lo, ou possua matrícula/reserva de vaga.

3 - Há oportunidade para cursar disciplinas em inglês neste edital?

Infelizmente, a oportunidade para cursar disciplinhas é apenas em francês, sendo exigida a comprovação de nível B2 de acordo com o CEFR.

4 - Como eu sei em qual o idioma posso fazer estágio em pesquisa supervisionado?

Após prospectar um supervisor de estágio, de acordo com a sua área de interesse de pesquisa, você deve entrar em contato com esta pessoa, se apresentar, informar que gostaria de trabalhar no grupo de pesquisa e questionar qual o idioma será necessário para se comunicar no laboratório.

5 - E como eu aproveito o que cursarei nesta mobilidade em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

Quanto ao estágio em pesquisa, ele pode ser aproveitado como horas de atividades complementares ou, a depender das regras do seu curso, como estágio obrigatório. Para saber mais sobre aproveitamento de estágio obrigatório, entre em contato com o Centro do seu curso.

6 - É necessário imprimir a carta de apresentação e motivação em inglês assina-la e então escanea-la para enviar, ou existe a possibilidade de adicionar alguma assinatura digital?

A carta pode ser tanto feita a mão, desde que todas as informações estejam legíveis, quanto escrita digitalmente. A assinatura também pode ser no formato digital, podendo inclusive ser incluída a partir de uma imagem, se o candidato preferir não imprimir o documento (sugestão: o Foxit Reader é gratuito e permite a assinatura de documentos).

7 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

 
 

 
 
Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página