Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Chamada para o Intercâmbio Virtual da Universidade Nacional de Cuyo 2024-1
Início do conteúdo da página

Chamada para o Intercâmbio Virtual da Universidade Nacional de Cuyo 2024-1

Status do edital: Em andamento

A Universidade Federal do ABC, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, informa que está aberta a Chamada simplificada para indicação de estudantes de graduação para participação no Intercâmbio Virtual da Universidade Nacional de Cuyo (UNCUYO), no 1º semestre de 2024, com período de estudos entre março e julho de 2024.

Documentos do Processo Seletivo

Chamada simplificada - Intercâmbio Virtual da UNCUYO

Lista de disciplinas ofertadas (Anexo I)

Resultado - homologação das inscrições

Público-alvo:

- Ser estudante de graduação da UFABC regularmente matriculado(a);

- Possuir pelo menos 28 créditos em disciplinas obrigatórias aprovadas;

- Possuir nível de conhecimento e proficiência da língua espanhola (ou inglesa, quando aplicável) necessário para desenvolvimento das atividades. Recomendado: Nível B2.

Vagas disponíveis:

- Chamada aberta para todos os estudantes que cumprirem os requisitos necessários.

Documentos necessários:

- Preenchimento do formulário de inscrição, conforme link disponível no Edital.

Observação: A presente chamada visa fornecer apenas a carta de nomeação para os candidatos aptos, que deverão posteriormente preencher a inscrição diretamente com a UNCUYO, bem como fornecer os documentos solicitados por ela - conforme descrição da segunda etapa de inscrição da presente chamada.

Benefícios:

- Possibilidade de cursar até 2 (duas) disciplinas da UNCUYO de forma virtual. Os conteúdos serão todos ministrados em espanhol - há apenas uma exceção em que a disciplina será ministrada em inglês (consulte Anexo I).

Cronograma:

Inscrições - 1ª etapa

Até às 18h do dia 23/01/2024

Envio das Cartas de Nomeação pela ARI para os(as) candidatos(as) inscritos(as)

Entre os dias 24/01/2024 e 26/01/2024

Inscrições - 2ª Etapa (na plataforma online da UNCUYO)

Até dia 02/02/2024

Início das atividades

Março de 2024, conforme calendário acadêmico da UNCUYO

 

Perguntas frequentes:

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

2 - Não possuo certificado de proficiência em língua inglesa ou espanhola. Posso me inscrever mesmo assim?

Sim. Não será obrigatória a apresentação de certificado de proficiência, apenas a declaração do candidato de que possui domínio sólido da língua espanhola/inglesa e condições necessárias para desenvolver as atividades do programa nestes idiomas será o suficiente. É importante que o candidato faça tal declaração de forma verdadeira, uma vez que todos os conteúdos do programa serão ministrados nestes idiomas. O nível recomendado é o B2 ou superior. Caso, posteriormente, a UNCUYO solicite algum certificado, será de responsabilidade do candidato fornecê-lo.

3 - Para efeitos de seleção nesta chamada, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Sim.

4 - Como eu aproveito os créditos obtidos neste programa em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

5 - Caso eu participe desta mobilidade virtual, eu perderia a minha prioridade em processos de mobilidade futuros?

Não. A mobilidade virtual não prevê afastamento da UFABC, podendo ser realizada juntamente com as disciplinas da UFABC (desde que não haja conflitos de horário). Como não há a necessidade de afastamento, deslocamento ou viagem, os alunos selecionados nesta chamada poderão participar de editais futuros de mobilidade regular sem prejuízo na prioridade dos critérios de classificação.

6 - Eu precisarei de visto para a minha viagem caso participe deste programa?

Esta chamada não prevê viagem ou deslocamento, por ter suas atividades realizadas de forma completamente remota (intercâmbio virtual).

7 - Eu posso participar da mobilidade virtual, mesmo já estando matriculado em disciplinas na UFABC?

Sim. A mobilidade virtual não prevê afastamento da UFABC, podendo ser realizada juntamente com as disciplinas da UFABC (desde que não haja conflitos de horário). Os horários em que as disciplinas virtuais ocorrerão serão divulgados posteriormente pela UNCUYO aos alunos que forem selecionados. Note também que o período de aulas das disciplinas virtuais da UNCUYO não são nos mesmos meses que o quadrimestre regular da UFABC.

 

 

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página