Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Chamada para o Curso Online de Espanhol (nível iniciante) oferecido pela Universidad Nacional del Sur (Argentina)

Status do edital: Em andamento

A Universidade Federal do ABC, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, informa que está aberta a Chamada Simplificada para indicação de estudantes de graduação para participação no Curso Online de Espanhol (nível iniciante), oferecido pela Universidad Nacional del Sur (UNS - Argentina), entre março e junho de 2024.

Documentos do Processo Seletivo

Chamada simplificada - Curso "Español para extranjeros", nível iniciante em modalidade ON LINE, oferecido pela UNS.

Link para o formulário de inscrição - Leia atentamente a chamada simplificada antes do preenchimento.

Resultados - lista de candidatos selecionados

Requisitos:

- Ser estudante de graduação da UFABC, regularmente matriculado(a);

- Possuir pelo menos 28 créditos em disciplinas obrigatórias aprovadas;

- Apresentar CR (Coeficiente de Rendimento) maior ou igual a 2,700, sem arredondamentos;

- Não possuir conhecimentos em língua espanhola.

Vagas disponíveis:

- A ARI selecionará 5 (cinco) estudantes para participar do referido curso de espanhol;

- O número de vagas disponíveis é limitado, cabendo à UNS a seleção dos(as) candidatos(as) indicados(as) pela ARI da UFABC.

Documentos necessários:

- Preenchimento do formulário de inscrição, conforme link disponível na chamada.

Obs (1): Neste formulário, deverão ser anexados:

• Histórico da graduação completo e atualizado do curso em que está regularmente matriculado(a), emitido pela Central de Atendimento ao Estudante da Prograd;
  • Declaração de vínculo emitido pelo(a) estudante através do SIGAA, no portal do discente.

Obs (2): A presente chamada visa selecionar 5 candidatos(as) aptos(as) e lhes fornecer a carta de nomeação, para que possam, posteriormente, preencher o formulário de inscrição diretamente com a UNS, bem como fornecer os documentos solicitados pela instituição. No formulário de inscrição da UNS serão solicitados:

• Cópia do passaporte ou documento de identificação com foto;
  • Curriculum Vitae;
  • Carta de nomeação (fornecida pela ARI aos/às candidatos/as selecionados/as).

Cronograma:

Período de Inscrição

21/02/2024 a 29/02/2024

Divulgação da lista de estudantes classificados(as)

05/03/2024

Nomeação dos(as) estudantes selecionados(as) e aprovados(as)

06/03/2024

Período de inscrições na UNS (via formulário eletrônico)

Até 10/03/2024 (às 10h00, horário de Brasília)

PERGUNTAS FREQUENTES

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso enviá-los?

2 - Já possuo algum conhecimento em língua espanhola. Posso me inscrever?

O curso é de nível iniciante, portanto ele é voltado a pessoas que não tenham conhecimento na língua. É preferível que você não se inscreva, deixando a vaga livre para alguém que realmente não saiba espanhol.

3 - Para efeitos de seleção nesta chamada, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Sim.

4 - Como eu aproveito este curso de idioma em meu histórico da UFABC?

Você pode utilizar esse curso como créditos livres. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se ele tem aderência ao projeto pedagógico do seu programa ou se está mais próximo de uma atividade não curricular, sendo aproveitado, por exemplo, como horas de atividades complementares.

5 - Caso eu participe deste curso virtual, eu perderia a minha prioridade em processos de mobilidade futuros?

Não. O curso de espanhol virtual não prevê afastamento da UFABC, podendo ser realizado juntamente com as disciplinas da UFABC (desde que não haja conflitos de horário). Como não há a necessidade de afastamento, deslocamento ou viagem, os(as) alunos(as) selecionados(as) nesta chamada poderão participar de editais futuros de mobilidade regular sem prejuízo na prioridade dos critérios de classificação.

6 - Eu precisarei de visto para a minha viagem caso participe deste programa?

Esta chamada não prevê viagem ou deslocamento, por ter suas atividades realizadas de forma completamente remota (curso virtual).

7 - Eu posso participar do curso de espanhol virtual, mesmo já estando matriculado(a) em disciplinas na UFABC?

Sim. O curso de espanhol virtual não prevê afastamento da UFABC, podendo ser realizado juntamente com as disciplinas da UFABC (desde que não haja conflitos de horário). As aulas de espanhol da Universidad Nacional del Sur ocorrerão às segundas e quartas-feiras, das 14h00 às 16h00 (fuso horário da Argentina).

8 - No formulário da UNS, o que devo preencher no campo "E-mail de la persona que avala la postulación"?