Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Chamada - Fundação Botín 2021
Início do conteúdo da página

Chamada - Fundação Botín 2021

Status do edital: Inscrição Aberta

A Fundación Botín, de origem espanhola, foi criada em 1964 e tem como missão contribuir para o desenvolvimento global da sociedade, de modo a identificar e apostar em seu talento criativo, explorando novas formas de geração de riqueza cultural, social e econômica.

A XI Edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina é um programa no qual a Fundação Botín oferece a estudantes universitários de toda América Latina a oportunidade de participar de um programa intensivo de formação para desenvolver a vocação à função e ao serviço público através da formação em conhecimentos, aptidões e competências necessárias ao bom exercício da função pública. Os participantes desenvolverão sua liderança pessoal como um agente transformador de mudança no fortalecimento institucional de seu país. Também aprimorarão seu desenvolvimento empresarial e sua vocação para o serviço público, assim como adquirão conhecimento e aumentarão suas habilidades pessoais e administrativas. A Universidade será representada, através de seus alunos, em um programa internacional. A Universidade, por meio de seus alunos, participará ativamente da construção, desenvolvimento e crescimento da Rede de Servidores Públicos da Fundação Botín na América Latina.

O Programa começará de forma presencial no dia 24 de outubro de 2021 na Universidad de los Andes (Bogotá, Colombia), período após o qual tem início a etapa formativa na Espanha (Madri, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca), e posteriormente a última fase na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil), onde está previsto o encerramento do Programa no dia 2 de dezembro de 2021. De igual maneira, os selecionados participarão de um módulo de formação à distancia prévio ao início do Programa.

Para que os interessados possam se candidatar para o processo seletivo da Fundação Botín, será necessário que se inscrevam na chamada interna para que a UFABC emita 2 documentos orbigatórios para a candidatura, a saber: uma carta do Reitor endossando a candidatura e um compromisso da Universidade de supervisionar a realização das práticas na UFABC após o término do programa.

Veja mais informações sobre o programa no site da Fundação Botín.

Visando tomar conhecimento dos estudantes interessados a se candidatarem e que poderão ser recomendados ao programa, a Assessoria de Relações Internacionais abre a chamada que pode ser conferida abaixo:

Clique aqui para ler a chamada e acessar o formulário de inscrição.

 

Cronograma  

Atividade Prevista

Período

Inscrições online para esta chamada

10 de Março até às 09h do dia 26 de Abril de 2021

Divulgação dos candidatos aptos

28 de Abril de 2021

Entrega da carta de recomendação do Reitor e declaração

Até 12 de Maio de 2021

Prazo final para submissão da candidatura no site da Fundación Botín

14 de Maio de 2021

 

Perguntas frequentes:

 

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso envia-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

2 - Não possuo certificado de proficiência em língua inglesa ou espanhola. Posso me inscrever mesmo assim?

Sim. De acordo com a lista de documentos necessários para a candidatura no Programa, o certificado de proficiência não é obrigatório. No entanto, é altamente recomendado que os estudantes brasileiros submetam este documento junto com a candidatura.

3 - Para efeitos de seleção nesta chamada, as minhas notas (CR, CA) e progressão (CP) obtidos durante o QS serão contabilizados?

Sim. Por se tratar de uma chamada, não haverá nenhuma classificação e seleção entre vagas disponíveis, sendo que todos os alunos que cumprirem os critérios de elegibilidade receberão os documentos necessários a serem emitidos pela UFABC e estarão aptos a se inscreverem para o Programa. Além disso, para cumprir os requisitos do programa, os índices considerados devem ser os atualizados.

resolução do ConsEPE nº 240 é aplicada somente em casos de seleção para processos seletivos internos, em que deve ser feita a classificação dos candidatos para seleciona-los dentre um número de vagas determinado.

4 - Meu CP será superior a 0,900 após o QS/ até o momento da viagem, mesmo assim poderei participar da chamada?

Não. De acordo com os requisitos para a participação no programa, os candidatos devem manter o seu vínculo como estudate até a data de participação, não tendo completado a carga letiva correpondente do curso ao qual está vínculado. Para os estudantes que já possuem CP igual ou superior a 0,900 no BI de ingresso, estes devem apresentar matrícula ou reserva de vaga em um curso pós-BI para que possa comprovar o vínculo.

Além disso, somente poderão participar do programa os candidatos que completaram mais de 50% de seus estudos universitários de graduação, que corresponde ao CP mínimo de 0,500 do curso regularmente matriculado.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página