Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > Bolsa de mobilidade para a França CAPES-BRAFITEC 2023
Início do conteúdo da página

Bolsa de mobilidade para a França CAPES-BRAFITEC 2023

Status do edital: Encerrado
imagem sem descrição.

A Assessoria de Relações Internacionais abre as inscrições para estudantes interessados em participarem de uma missão de estudo na França a partir de Setembro de 2023. O projeto submetido pela UFABC e aprovado pela Capes chama-se CONAMAT: Cooperação Franco-Brasileira para a formação técnico-científica de engenheiros na área de nanomateriais e materiais avançados, coordenado pela Profa. Dra. Mathilde Champeau (CECS).

Público-alvo:

- Estudantes regulares da graduação com conhecimento e interesse em graduarem-se em Engenharia de Materiais que possuam ao menos 40% e no máximo 80% de progressão no curso que possui matrícula ou CPk da Engenharia de Materiais entre 40% e 80%. Também devem possuir proficiência em francês nível B1 comprovado por certificado internacional, nota global no ENEM (versão a partir de 2016) acima de 600 pontos e não ter sido contemplado anteriormente por bolsa pública similar.

Duração e destino da mobilidade

A missão de estudo deverá ser de 4 a 12 meses, podendo ser estendida por mais 12 meses caso o estudante desejar obter o dupo diploma de graduação. Os estudantes selecionados receberão bolsa CAPES para participação no programa. Abaixo está a lista de Universidades para as quais o(a) candidato(a) poderá se inscrever neste edital:

• École Nationale Supérieure de Chimie de Mulhouse, especialidade chimie verte et durable ou matériaux et polymères (ENSCMu) – coordenação
• École Nationale Supérieure d’Ingénieurs de Caen, especialidade matériaux-chimie (ENSICAEN);
• École Nationale Supérieure des Mines d’Albi-Carmaux (IMT Mines d’Albi);
• Polytech Paris – Université Pierre et Marie Curie (Polytech Sorbonne);
• École Nacionale Supérieure des Ingénieurs em Arts Chimiques et Technologiques (ENSIACET /INP Toulouse) – nível mínimo B2 de proficiência necessário

Edital e Resultados

14/04/2023 - Resultado final da seleção na UFABC

11/04/2023 

De acordo com item 4.1 do edital 2/2023 ARI_DMA, foram verificados nesta etapa os critérios estipulados no edital a partir dos documentos submetidos no formulário eletrônico pelos candidatos.

Está convocado(a) para a Entrevista com a Comissão Local o(a) seguinte candidato(a):

RA 1201921241

Data da entrevista: 13/04/2023

Horário: 14h30

Local: Campus Santo André, Bloco A, R-702-1

Não foi selecionado(a) para a Entrevista com a Comissão Local o(a) seguinte candidato(a):

RA 11202232184

Itens não atendidos do edital:

3.7.c. Apresentar coeficiente de progressão do curso no qual está matriculado entre 0,4 e 0,8.

3.8.III. Histórico Escolar da Graduação na UFABC, emitido eletronicamente exclusivamente pela PROGRAD – Central de Estudantes (não serão aceitos relatório de notas emitido pelo próprio estudante no SIGAA ou Fichas Individuais).

Composição da Comissão Local de Seleção

Mathilde Julienne Gisele Champeau Ferreira - Coordenadora do Projeto

Renata Ayres Rocha - Representante da Engenharia de Materiais

Ana Caroline Muta - Representante da Assessoria de Relações Internacionais

 

22/03/2023 - Acesse aqui a publicação do calendário retificado

03/02/2023 - Acesse aqui o edital completo para realizar a sua inscrição.

 

Cronograma

Inscrições de candidatos pelo formulário eletrônico

03/02 até às 9h do dia 10 de abril de 2023

Sessão informativa aberta sobre o edital e universidades

13/02, segunda-feira, das 17h30 às 19h, remotamente em https://conferenciaweb.rnp.br/events/brafitec-2023-sessao-aberta-sobre-o-edital-e-universidades-de-destino

Convocação para a entrevista com a Comissão Local

19 de abril de 2023     11 de abril de 2023

Entrevistas com a Comissão Local

24 a 26 de abril de 2023     12 e 13 de abril de 2023

Publicação do resultado parcial da seleção por Comissão Local

28 de abril de 2023     14 de abril de 2023

Prazo final para a entrega dos certificados de proficiência

02 de maio de 2023     27 de abril de 2023

Publicação do resultado final na página da ARI

05 de maio de 2023     28 de abril de 2023

Perguntas frequentes

1 - Estou com dificuldades de inserir documentos no formulário de inscrição do Lime Survey, como posso enviá-los?

É recomendado o preenchimento do formulário utilizando o navegador Mozilla Firefox para evitar problemas no carregamento de documentos. Caso o problema persista, tente limpar os cookies do navegador e então acessar o formulário novamente. Também verifique se o arquivo está em formato .pdf de até 10MB e que todas as páginas do documento estão em um único arquivo.

2 - Existe algum modelo para o currículo ou carta de motivação que deverão ser enviados durante a inscrição?

Não. O currículo deve descrever sua formação (graduação, cursos técnicos, cursos extracurriculares, entre outros), experiência profissional relevante, entre outras habilidades. Já a carta de motivação deve descrever sua intenção pessoal, profissional e acadêmica em participar da missão, se pretende inscrever-se para o duplo diploma possível, e outras informações que acreditar serem relevantes para este processo seletivo. Lembrando que a carta de motivação e currículo também serão enviados para a instituição de destino, caso seja selecionado(a) no processo seletivo interno.

3 - É necessário imprimir a carta de motivação e demais documentos para preenche-los, assina-los e então escaneá-los para enviar a inscrição, ou existe a possibilidade de adicionar alguma assinatura digital?

A carta e demais documentos pode ser tanto feitos/preenchidos a mão, desde que todas as informações estejam legíveis, quanto escritos/preenchidos digitalmente (preferível). A assinatura também pode ser no formato digital, podendo inclusive ser incluída a partir de uma imagem, se o candidato preferir não imprimir o documento (sugestão: o Foxit Reader é gratuito e permite o preenchimento e assinatura de documentos).

4 - Possuo outro certificado de proficiência em língua francesa que não está descrito no Edital. Posso utilizá-lo para me inscrever?

Infelizmente, a CAPES possui uma lista de certificados aceitos para a implementação de bolsas e apenas os certificados descritos no edital serão aceitos nesta seleção.

5 - E como eu aproveito o que cursarei nesta mobilidade em meu histórico da UFABC?

A equivalência de disciplinas pode acontecer de 2 maneiras:

a) Quando a disciplina que você optou fazer existe (mesmo que com outro nome ou conteúdo ligeiramente diferente) no catálogo de disciplinas da UFABC.

Neste caso, ao preencher o seu plano de estudos, você deverá indicar para o Agente de Internacionalização do seu curso qual é esta disciplina e, comprovar por meio de documentação que a carga horária e conteúdo da disciplina do exterior é, pelo menos, 75% compatível com a disciplina da UFABC. A análise desta equivalência ficará a cargo deste agente de internacionalização. É importante ressaltar que, ainda que a disciplina tenha 75% de similaridade, ainda assim ela pode não ser deferida como equivalente. Isto porque a ideia é que, mesmo com disparidades o estudante tenha sedi capaz de absorver aquilo que seria ensinado na UFABC. Muitas vezes, justamente o conteúdo que falta na disciplina cursada no exterior é um dos mais importantes da disciplina na UFABC. Neste caso, você pode solicitar-la conforme descrito no item abaixo.

b) Quando a disciplina que você optou fazer não existe na UFABC

Como na UFABC existe a carga de créditos livres obrigatórios que os alunos e alunas devem cursar para completar seus cursos, você poderá enviar uma solicitação de aproveitamento da disciplina como créditos livres da UFABC. Neste caso, o agente de internacionalização avaliará se a disciplina tem aderência ao projeto pedagógico do seu curso, em outras palavras, se a disciplina que cursou te ajudou a te aproximar do objetivo da sua formação, ou se, aqui na UFABC, essa disciplina estaria mais próxima de uma atividade não curricular para ser aproveitada, por exemplo, como horas de atividades complementares.

Registrado em: Editais
Fim do conteúdo da página