Página inicial > Mobilidade Acadêmica > Editais > AUGM - ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação - 2024

AUGM - ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação - 2024

Status do edital: Em andamento

augm escala posgrado 2024 1

A Assessoria de Relações Internacionais torna público o edital simplificado do processo seletivo para participação em mobilidade presencial no ano acadêmico de 2024 por meio do programa de mobilidade ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação, promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

O Programa ESCALA para Estudantes de Pós-Graduação da AUGM (ESCALA Posgrado) promove a cooperação e integração das Universidades membro, bem como a internacionalização do ensino superior na região, através da promoção da mobilidade de estudantes regularmente matriculados em programas de mestrado e doutorado, para cursarem um período acadêmico em outra universidade membro da Associação, de um país diferente do seu, com o pleno reconhecimento da atividade acadêmica desenvolvida.

O programa visa, portanto, contribuir para o desenvolvimento de uma experiência internacional para discentes de pós-graduação e para o fortalecimento institucional. Além disso, contribui para o enriquecimento da formação dos(as) estudantes por meio do estabelecimento de alianças estratégicas e do desenvolvimento de atividades de mobilidade entre as universidades participantes.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Para participação e nomeação, o(a) candidato(a) deve ser estudante regularmente matriculado em Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu da UFABC, no momento da candidatura e da realização da mobilidade, vinculado à curso de mestrado ou doutorado e, ainda:

• ter realizado pelo menos 30% (trinta por cento) das obrigações acadêmicas ou créditos necessários para integralização do curso, no momento da candidatura;
  • não ter defendido a dissertação ou tese antes ou durante o período da mobilidade;
  • estar autorizado pelo PPG ao qual está vinculado e pelo(a) orientador(a) a participar da mobilidade, caso seja selecionado(a).

QUANTIDADE DE VAGAS

A UFABC irá ofertar 6 (seis) vagas para a realização desta ação de mobilidade durante o ano acadêmico de 2024, sendo 3 (três) vagas para o primeiro semestre e 3 (três) vagas para o segundo semestre.

A listagem de Universidades de Destino e condições ofertadas por cada uma delas, como as áreas de interesse e demais informações sobre bolsas/auxílios para hospedagem e alimentação durante o período de mobilidade no destino, estão disponíveis em: http://grupomontevideo.org/escalaposgrado/index.php/plazas/.

Caso as informações sobre as condições oferecidas pelas Universidades de Destino para a realização da mobilidade não estejam disponíveis ou atualizadas no link acima, os(as) candidados(as) podem entrar em contato diretamente com as instituições para solicitar informações sobre as coberturas para hospedagem e alimentação. Os contatos dos responsáveis administrativos pelo Programa nas instituições de destino encontram-se disponíveis na página da AUGM: http://grupomontevideo.org/escalaposgrado/index.php/193-2/.

DURAÇÃO

A duração da mobilidade será de no mínimo 15 (quinze) dias e no máximo de 6 (seis) meses, no ano acadêmico de 2024, de acordo com calendário estabelecido pela Universidade de Destino, incluindo os deslocamentos entre os países. Excepcionalmente, e com o acordo das Universidades envolvidas, a mobilidade poderá ocorrer por períodos mais longos do que os estabelecidos

FINANCIAMENTO DO PROGRAMA

A UFABC ofertará auxílio financeiro no valor de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), na forma de subsídio financeiro em parcela única, destinado ao pagamento de despesas relacionadas à documentação e ingresso no país de destino e visto, considerando, quando necessário, os custos com deslocamento e seguro saúde.

A Universidade de Destino será responsável por financiar, durante o período da mobilidade, a hospedagem e manutenção do(a) candidato(a) selecionado(a), conforme as condições previstas por cada instituição e divulgadas em http://grupomontevideo.org/escalaposgrado/index.php/plazas/.

Recomenda-se que o(a) candidato(a) se informe previamente a respeito das condições e requisitos estabelecidos por cada Universidade de Destino para as vagas ofertadas.

Eventuais despesas com emissão de passaporte, exames médicos, gastos de caráter pessoal, dentre outras não descritas no presente Edital, ou não contempladas nas condições de alojamento e manutenção estabelecidas pela Universidade de Destino, serão de responsabilidade do(a) participante.

DOCUMENTOS DESSE EDITAL

Responsável

Etapa

Prazo

Até as 15h do dia 11/10/2023

Comissão avaliadora designada pela ProPG

Análise dos documentos dos participantes inscritos(as) e divulgação das candidaturas pré-selecionadas no site da ARI

Até 18/10/2023 Até 26/10/2023

Interposição de recursos

Até as 16h do dia 20/10/2023 28/10/2023

ARI

Indicação dos(as) candidatos(as) para as universidades de destino

27 a 30/10/2023

Universidades de destino

Seleção de estudantes

30/10 a 20/11/2023

Universidades de destino

Envio das cartas de aceitação

21 a 30/11/2023

ARI

Publicação do resultado final no site da ARI

Até 06/12/2023 18/12/2023

Início das mobilidades

A partir de março/2024, conforme datas e períodos acordados com cada universidade de destino.

#DescriçãoImagemAcessível: Na imagem do topo da página, vemos sob um fundo verde escuro, elementos e figuras estilizadas nas cores amarelo e branco nos cantos da imagem. No canto inferior esquerdo, vemos a logomarga da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Ao centro, e em destaque, vemos as logomarcas da UFABC e da Assessoria de Relações Internacionais, e abaixo o título "Escala para Estudantes de Pós-Graduação" e "Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional". Ao lado se vê a figura em contornos de um globo terrestre com uma lupa sobre ele, na cor amarela.

Registrado em: Editais